Formulários de RH
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Anônimo7 de Dezembro de 2015 às 17:04Prezados,
Boa tarde!
Gostaria de iniciar uma discussão do interesse de todos que está relacionada aos formulários de RH.
Estamos concluindo a parametrização dos documentos da ANTAQ no SEI e surgiu uma dúvida relacionada ao cadastro de formulários de Recursos Humanos.
Como a modelagem dos formulários atuais foram realizadas na "lógica do papel" encontramos a seguinte dificuldade:
· Conciliar assinatura de diversos setores no mesmo documento. Como os formulários estavam em papel havia campos e assinaturas de diversos setores. Com a lógica da assinatura e da versão final do documento, não será mais possível criar um documento único que permeie todo o processo. Sei que uma solução é inverter a cadeia de assinatura, mas isso é um pouco sensível quando se trata de assinatura de setores com hierarquia e níveis diferentes. Nesse sentido gostaria de saber qual a solução que os demais órgão tiveram em relação a esses formulários?
· A solução que estamos desenvolvendo aqui é segmentar esses formulários em mais de um documento, decompondo-o em blocos com informações e texto de despacho. Embora estejamos tratando dessa forma, termos a expectativa de encontrar alguma solução mais adequada para não gerar um bloqueio do tipo, "antes era uma folhinha e agora temos que fazer várias etapas no sistema, complicou demais!". Assim qualquer sugestão/solução é bem vinda.
Atenciosamente,
[logo antaq]
GUILHERME SILVA MILAGRES
Coordenadoria de Gestão de Documentos
Analista Administrativo
SEPN - Quadra 514 - Conjunto "E" - Edifício ANTAQ - CEP-70760-545 - Brasília/DF
* (61) 2029-6600
* (61) 2029-6592
[e-mail] guilherme.milagres@antaq.gov.br
"Esta mensagem pode conter informação confidencial e/ou privilegiada, e seu sigilo é protegido por lei. O conteúdo é informativo e não constitui obrigação ou responsabilidade da ANTAQ. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não está autorizado a usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas, ou ainda tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente a ANTAQ, respondendo o e-mail e em seguida apague-o. Agradecemos sua colaboração".
[http://www.antaq.gov.br/Portal/imagens/ma.png]Antes de imprimir esse e-mail, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Verifique se o equipamento possui recursos como impressão frente e verso, modo econômico, entre outros. -
8 de Dezembro de 2015 às 10:54Caro Guilherme,
Aqui na Anatel fizemos exatamente o que você indicou, a segmentação do que era documento único com múltiplas assinaturas quando, na verdade, eram atos administrativos distintos com "despachos" próprios (frase perto da assinatura) e envolvendo áreas de hierarquias distintas. Esta prática do papel que somente fazia sentido nesse mundo é contrário ao processo eletrônico, pois a assinatura eletrônica é do documento como um todo e não de um "pedaço" do documento eletrônico. Ainda, isso funcionava de forma mais confortável até então porque a última coisa que se fazia era formalizar, depois de todos os rabiscos necessários e voltar para ajustes até que todos estivessem satisfeitos (qualquer assinatura até então não tinha valor nenhum); já com o processo eletrônico isso é invertido, pois não tem a assinatura eletrônica mais e menos "forte" e com a primeira é o suficiente para estar formalizado o ato.
Quando é na mesma hierarquia e para uma posição única e consolidada, por exemplo, "Nota Técnica", o documento é um só. Aqui na Anatel basicamente temos apenas um documento nesta situação, que é o "Informe" (faz o mesmo do que muitos utilizam Nota Técnica, que aqui não tem).
Vai com tudo nestes conceitos, doutrina constantemente esta nova cultura, que é intrínseca ao novo meio. Uns podem reclamar num primeiro momento, mas todos se acostumam porque não tem todos os ônus que são próprios do papel (imprimir diversas vezes, mensageria, malote, grampos, capa, etc). Ou seja, no final o ganho é maior do que a falsa sensação de "complicação em tese", pois na prática mesmo é mais simples do que parece.Atenciosamente,[cid:image003.png@01D13196.049C1B90]
Nei Jobson da Costa Carneiro
Assessor
Superintendência de Gestão Interna da Informação (SGI)
_______________________________________________
Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel
SAUS Quadra 6, Bloco E, 3º Andar, Ala Norte
CEP: 70070-940 - Brasília/DF
Tel: (61) 2312-1751
De: sei-negocio [mailto:sei-negocio-bounces@listas.softwarepublico.gov.br] Em nome de Guilherme.Milagres@antaq.gov.br
Enviada em: segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 15:04
Para: sei-negocio@listas.softwarepublico.gov.br
Assunto: [sei-negocio] Formulários de RHPrezados,
Boa tarde!
Gostaria de iniciar uma discussão do interesse de todos que está relacionada aos formulários de RH.
Estamos concluindo a parametrização dos documentos da ANTAQ no SEI e surgiu uma dúvida relacionada ao cadastro de formulários de Recursos Humanos.
Como a modelagem dos formulários atuais foram realizadas na "lógica do papel" encontramos a seguinte dificuldade:
· Conciliar assinatura de diversos setores no mesmo documento. Como os formulários estavam em papel havia campos e assinaturas de diversos setores. Com a lógica da assinatura e da versão final do documento, não será mais possível criar um documento único que permeie todo o processo. Sei que uma solução é inverter a cadeia de assinatura, mas isso é um pouco sensível quando se trata de assinatura de setores com hierarquia e níveis diferentes. Nesse sentido gostaria de saber qual a solução que os demais órgão tiveram em relação a esses formulários?
· A solução que estamos desenvolvendo aqui é segmentar esses formulários em mais de um documento, decompondo-o em blocos com informações e texto de despacho. Embora estejamos tratando dessa forma, termos a expectativa de encontrar alguma solução mais adequada para não gerar um bloqueio do tipo, "antes era uma folhinha e agora temos que fazer várias etapas no sistema, complicou demais!". Assim qualquer sugestão/solução é bem vinda.
Atenciosamente,[cid:image004.gif@01D13196.049C1B90]GUILHERME SILVA MILAGRES
Coordenadoria de Gestão de Documentos
Analista Administrativo
SEPN - Quadra 514 - Conjunto "E" - Edifício ANTAQ - CEP-70760-545 - Brasília/DF
* (61) 2029-6600
* (61) 2029-6592[cid:image005.jpg@01D13196.049C1B90] guilherme.milagres@antaq.gov.br"Esta mensagem pode conter informação confidencial e/ou privilegiada, e seu sigilo é protegido por lei. O conteúdo é informativo e não constitui obrigação ou responsabilidade da ANTAQ. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não está autorizado a usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas, ou ainda tomar qualquer ação baseada nessas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente a ANTAQ, respondendo o e-mail e em seguida apague-o. Agradecemos sua colaboração".
[http://www.antaq.gov.br/Portal/imagens/ma.png]Antes de imprimir esse e-mail, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente. Verifique se o equipamento possui recursos como impressão frente e verso, modo econômico, entre outros. -
Anônimo8 de Dezembro de 2015 às 11:10Prezado Nei,
Ótimo ter esse seu feedback. Seu engajamento nesse projeto é admirável.
Acho que vamos nessa linha mesmo, o meu questionamento é busca de benchmarks, pois sabemos como é sensível essa questão relacionada aos RHs.
Nesse sentido, quem ainda tiver boas praticas para compartilhar fique a vontade.
Obrigado a todos pela atenção.Atenciosamente,
GuilhermeDe: Nei Jobson da Costa Carneiro [mailto:neijobson@anatel.gov.br]
Enviada em: terça-feira, 8 de dezembro de 2015 08:54
Para: Guilherme Silva Milagres; sei-negocio@listas.softwarepublico.gov.br
Assunto: RES: Formulários de RHCaro Guilherme,
Aqui na Anatel fizemos exatamente o que você indicou, a segmentação do que era documento único com múltiplas assinaturas quando, na verdade, eram atos administrativos distintos com "despachos" próprios (frase perto da assinatura) e envolvendo áreas de hierarquias distintas. Esta prática do papel que somente fazia sentido nesse mundo é contrário ao processo eletrônico, pois a assinatura eletrônica é do documento como um todo e não de um "pedaço" do documento eletrônico. Ainda, isso funcionava de forma mais confortável até então porque a última coisa que se fazia era formalizar, depois de todos os rabiscos necessários e voltar para ajustes até que todos estivessem satisfeitos (qualquer assinatura até então não tinha valor nenhum); já com o processo eletrônico isso é invertido, pois não tem a assinatura eletrônica mais e menos "forte" e com a primeira é o suficiente para estar formalizado o ato.
Quando é na mesma hierarquia e para uma posição única e consolidada, por exemplo, "Nota Técnica", o documento é um só. Aqui na Anatel basicamente temos apenas um documento nesta situação, que é o "Informe" (faz o mesmo do que muitos utilizam Nota Técnica, que aqui não tem).
Vai com tudo nestes conceitos, doutrina constantemente esta nova cultura, que é intrínseca ao novo meio. Uns podem reclamar num primeiro momento, mas todos se acostumam porque não tem todos os ônus que são próprios do papel (imprimir diversas vezes, mensageria, malote, grampos, capa, etc). Ou seja, no final o ganho é maior do que a falsa sensação de "complicação em tese", pois na prática mesmo é mais simples do que parece.
Atenciosamente,[cid:image003.png@01D02C02.98A12A00]Nei Jobson da Costa Carneiro
Assessor
Superintendência de Gestão Interna da Informação (SGI)
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Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel
SAUS Quadra 6, Bloco E, 3º Andar, Ala Norte
CEP: 70070-940 - Brasília/DF
Tel: (61) 2312-1751De: sei-negocio [mailto:sei-negocio-bounces@listas.softwarepublico.gov.br] Em nome de Guilherme.Milagres@antaq.gov.brEnviada em: segunda-feira, 7 de dezembro de 2015 15:04Para: sei-negocio@listas.softwarepublico.gov.brAssunto: [sei-negocio] Formulários de RH
Prezados,
Boa tarde!
Gostaria de iniciar uma discussão do interesse de todos que está relacionada aos formulários de RH.
Estamos concluindo a parametrização dos documentos da ANTAQ no SEI e surgiu uma dúvida relacionada ao cadastro de formulários de Recursos Humanos.
Como a modelagem dos formulários atuais foram realizadas na "lógica do papel" encontramos a seguinte dificuldade:
· Conciliar assinatura de diversos setores no mesmo documento. Como os formulários estavam em papel havia campos e assinaturas de diversos setores. Com a lógica da assinatura e da versão final do documento, não será mais possível criar um documento único que permeie todo o processo. Sei que uma solução é inverter a cadeia de assinatura, mas isso é um pouco sensível quando se trata de assinatura de setores com hierarquia e níveis diferentes. Nesse sentido gostaria de saber qual a solução que os demais órgão tiveram em relação a esses formulários?
· A solução que estamos desenvolvendo aqui é segmentar esses formulários em mais de um documento, decompondo-o em blocos com informações e texto de despacho. Embora estejamos tratando dessa forma, termos a expectativa de encontrar alguma solução mais adequada para não gerar um bloqueio do tipo, "antes era uma folhinha e agora temos que fazer várias etapas no sistema, complicou demais!". Assim qualquer sugestão/solução é bem vinda.
Atenciosamente,
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GUILHERME SILVA MILAGRES
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SEPN - Quadra 514 - Conjunto "E" - Edifício ANTAQ - CEP-70760-545 - Brasília/DF
* (61) 2029-6600
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[e-mail] guilherme.milagres@antaq.gov.br
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