Formulários customizados para Pre-atendimento ou Peticionamento
-
Valessio Soares de Brito29 de Janeiro de 2016 às 04:45Prezados,
O SEI possui um excelente webservice para prover integração com sistemas
externos, inclusive, já existem mais de uma opção de sistemas para
peticionamentos e ou sistemas com formulários específicos que fazem
integração para gerar processos e enviar documentos.
Enfim, com esse diagnóstico, gostaria de saber quais críticas ou
problemas poderia enfrentar no caso de adotar uma solução livre como
"LimeSurvey" para crianção de Formulários personalizados para
atendimentos digitais e ou um pré-Peticionamento;
Essa possibilidade seria possível, criando um plugin para que como
administrador, crie formulários customizados com LimeSurvey, indicando
que ao cidadão que responder esse formulário deve gerar um processo com
documento (respostas em anexo) em tal Caixa (já
pré-indicada/estabelecida durante a criação do form no LimeSurvey), o
cidadão ao final do preenchimento do formulário/atendimento ou serviço
digital, recebe o NUP do processo gerado para consulta andamento e ou,
depois que o processo gerado é passado por uma revisão/leitura da área
responsável, o usuário passa a ativar seu "cadastro externo" para demais
e futuras tratativas (assinatura digital, anexar novos documentos, etc).
Enfim,
Acredito que trata-se de uma revolução na integração do SEI, uma vez
que, descomplicamos a capacidade de gerar diferentes tipos de
formulários customizados, seja para atendimento de tipo Ouvidoria ou um
pre-atendimento de serviço digital. Processes estes, que atualmente
são por formulários impressos ou versões para preenchimento qual não tem
integração com SEI (google forms por exemplo).
Também acredito que toda essa implementação, sendo do lado do LimeSurvey
(plugin de integração com webservice do SEI), garante estabilidade em
ambos sistemas, uma vez que o os formulários preenchidos ficam
armazenado em cópia na base de dados do LimeSurvey, podendo até ter um
cron agendado para somente ao final do dia/expediente ser gerado de fato
o documento .PDF (a partir das respostas) e anexa-los/salvar uma cópia
no SEI.
O que vocês acham?
Alguém conhece alguma implementação similar ou teria interesse em
continuar as discussões estudos para avaliar outras soluções livres que
geram formulários de forma simplificada e poderia ser integrado com o
SEI.
Att,
Valessio Brito -
29 de Janeiro de 2016 às 12:24Valessio,
Acho está sugestão excelente. Não vejo objeção nenhuma na implementação dessa funcionalidade via módulo no SEI.
Nunca precisei utilizar o LimeSurvey para criação de formulários, por isso, não saberia te dizer se é possível fazer alguma tipo de implementação por trás dos formulários para chamar os webservices do SEI. Isso você deve conhecer melhor do que eu.
Em relação ao SEI, ele possui serviços para a criação de processos e documentos, sendo que um dos serviços permite informar diretamente o conteudo HTML para ser adicionado no corpo do documento. O retorno desses métodos também retornam o link para acesso direto aos documentos. Funções importantes para implementar essa funcionalidade.
Agora vejo que teremos que evoluir o catálogo de serviços do sistema para gerenciar o cadastro de usuários externos. Me parece que não existe serviço para isso. Tanto para realizar o cadastramento como para aprovar a autorização do cadastro.
O cadastro de usuário externo é feito pelo usuário diretamente no formulário de cadastro externo e, posteriormente, o usuário é desbloqueado no sistema, normalmente, após a apresentação da documentação comprobatória (Identidade, CPF, Endereço, etc).
Precisamos evoluir a discussão sobre o usuário externo para automatizar seu cadastro e seu acesso direto ao processo.
Atenciosamente,
--
Guilherme Andrade Del Cantoni
Analista de Tecnologia em Informação
CGPRO/DELOG/SLTI/MP
Tel: (61) 2020-1166
________________________________________
De: sei-tecnicoem nome de Valessio Soares de Brito
Enviado: sexta-feira, 29 de janeiro de 2016 02:42
Para: sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
Cc: _vitorreismjgovbr; Marco Antonio Konopacki
Assunto: [sei-tecnico] Formulários customizados para Pre-atendimento ou PeticionamentoPrezados,
O SEI possui um excelente webservice para prover integração com sistemas
externos, inclusive, já existem mais de uma opção de sistemas para
peticionamentos e ou sistemas com formulários específicos que fazem
integração para gerar processos e enviar documentos.
Enfim, com esse diagnóstico, gostaria de saber quais críticas ou
problemas poderia enfrentar no caso de adotar uma solução livre como
"LimeSurvey" para crianção de Formulários personalizados para
atendimentos digitais e ou um pré-Peticionamento;
Essa possibilidade seria possível, criando um plugin para que como
administrador, crie formulários customizados com LimeSurvey, indicando
que ao cidadão que responder esse formulário deve gerar um processo com
documento (respostas em anexo) em tal Caixa (já
pré-indicada/estabelecida durante a criação do form no LimeSurvey), o
cidadão ao final do preenchimento do formulário/atendimento ou serviço
digital, recebe o NUP do processo gerado para consulta andamento e ou,
depois que o processo gerado é passado por uma revisão/leitura da área
responsável, o usuário passa a ativar seu "cadastro externo" para demais
e futuras tratativas (assinatura digital, anexar novos documentos, etc).
Enfim,
Acredito que trata-se de uma revolução na integração do SEI, uma vez
que, descomplicamos a capacidade de gerar diferentes tipos de
formulários customizados, seja para atendimento de tipo Ouvidoria ou um
pre-atendimento de serviço digital. Processes estes, que atualmente
são por formulários impressos ou versões para preenchimento qual não tem
integração com SEI (google forms por exemplo).
Também acredito que toda essa implementação, sendo do lado do LimeSurvey
(plugin de integração com webservice do SEI), garante estabilidade em
ambos sistemas, uma vez que o os formulários preenchidos ficam
armazenado em cópia na base de dados do LimeSurvey, podendo até ter um
cron agendado para somente ao final do dia/expediente ser gerado de fato
o documento .PDF (a partir das respostas) e anexa-los/salvar uma cópia
no SEI.
O que vocês acham?
Alguém conhece alguma implementação similar ou teria interesse em
continuar as discussões estudos para avaliar outras soluções livres que
geram formulários de forma simplificada e poderia ser integrado com o
SEI.
Att,
Valessio Brito
_______________________________________________sei-tecnico mailing list
sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico -
29 de Janeiro de 2016 às 13:04Caros Valessio e Guilherme,
Também enxergamos um enorme potencial nesse tipo de integração. Temos interesse em contribuir para essa discussão e para o desenvolvimento de soluções para o peticionamento eletrônico pelo cidadão.Atenciosamente,Samuel Ralize de Godoy | Coordenador Geral
samuelralize@prefeitura.sp.gov.br
Coordenação de Governança e Políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação
Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação - CGTIC
Secretaria Municipal de Gestão
Prefeitura de São Paulo
Rua Líbero Badaró, 425, 1º andar - São Paulo, SP
CEP 01009-000 | +55 11 3396-7323
-----Mensagem original-----
De: sei-tecnico [mailto:sei-tecnico-bounces@listas.softwarepublico.gov.br] Em nome de Guilherme Andrade Del Cantoni
Enviada em: sexta-feira, 29 de janeiro de 2016 10:24
Para: Valessio Soares de Brito; sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.brCc: _vitorreismjgovbr; Marco Antonio KonopackiAssunto: Re: [sei-tecnico] Formulários customizados para Pre-atendimento ou PeticionamentoValessio,
Acho está sugestão excelente. Não vejo objeção nenhuma na implementação dessa funcionalidade via módulo no SEI.
Nunca precisei utilizar o LimeSurvey para criação de formulários, por isso, não saberia te dizer se é possível fazer alguma tipo de implementação por trás dos formulários para chamar os webservices do SEI. Isso você deve conhecer melhor do que eu.
Em relação ao SEI, ele possui serviços para a criação de processos e documentos, sendo que um dos serviços permite informar diretamente o conteudo HTML para ser adicionado no corpo do documento. O retorno desses métodos também retornam o link para acesso direto aos documentos. Funções importantes para implementar essa funcionalidade.
Agora vejo que teremos que evoluir o catálogo de serviços do sistema para gerenciar o cadastro de usuários externos. Me parece que não existe serviço para isso. Tanto para realizar o cadastramento como para aprovar a autorização do cadastro.
O cadastro de usuário externo é feito pelo usuário diretamente no formulário de cadastro externo e, posteriormente, o usuário é desbloqueado no sistema, normalmente, após a apresentação da documentação comprobatória (Identidade, CPF, Endereço, etc).
Precisamos evoluir a discussão sobre o usuário externo para automatizar seu cadastro e seu acesso direto ao processo.
Atenciosamente,
--
Guilherme Andrade Del Cantoni
Analista de Tecnologia em Informação
CGPRO/DELOG/SLTI/MP
Tel: (61) 2020-1166
________________________________________
De: sei-tecnicoem nome de Valessio Soares de Brito
Enviado: sexta-feira, 29 de janeiro de 2016 02:42
Para: sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
Cc: _vitorreismjgovbr; Marco Antonio Konopacki
Assunto: [sei-tecnico] Formulários customizados para Pre-atendimento ou Peticionamento
Prezados,O SEI possui um excelente webservice para prover integração com sistemas externos, inclusive, já existem mais de uma opção de sistemas para peticionamentos e ou sistemas com formulários específicos que fazem integração para gerar processos e enviar documentos.
Enfim, com esse diagnóstico, gostaria de saber quais críticas ou problemas poderia enfrentar no caso de adotar uma solução livre como "LimeSurvey" para crianção de Formulários personalizados para atendimentos digitais e ou um pré-Peticionamento;
Essa possibilidade seria possível, criando um plugin para que como administrador, crie formulários customizados com LimeSurvey, indicando que ao cidadão que responder esse formulário deve gerar um processo com documento (respostas em anexo) em tal Caixa (já pré-indicada/estabelecida durante a criação do form no LimeSurvey), o cidadão ao final do preenchimento do formulário/atendimento ou serviço digital, recebe o NUP do processo gerado para consulta andamento e ou, depois que o processo gerado é passado por uma revisão/leitura da área responsável, o usuário passa a ativar seu "cadastro externo" para demais e futuras tratativas (assinatura digital, anexar novos documentos, etc).Enfim,Acredito que trata-se de uma revolução na integração do SEI, uma vez que, descomplicamos a capacidade de gerar diferentes tipos de formulários customizados, seja para atendimento de tipo Ouvidoria ou umpre-atendimento de serviço digital. Processes estes, que atualmentesão por formulários impressos ou versões para preenchimento qual não tem integração com SEI (google forms por exemplo).
Também acredito que toda essa implementação, sendo do lado do LimeSurvey (plugin de integração com webservice do SEI), garante estabilidade em ambos sistemas, uma vez que o os formulários preenchidos ficam armazenado em cópia na base de dados do LimeSurvey, podendo até ter um cron agendado para somente ao final do dia/expediente ser gerado de fato o documento .PDF (a partir das respostas) e anexa-los/salvar uma cópia no SEI.O que vocês acham?Alguém conhece alguma implementação similar ou teria interesse em continuar as discussões estudos para avaliar outras soluções livres que geram formulários de forma simplificada e poderia ser integrado com o SEI.Att,
Valessio Brito
_______________________________________________
sei-tecnico mailing list
sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico
_______________________________________________
sei-tecnico mailing list
sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br
https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico“Esta mensagem, incluindo seus anexos, é confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você a tenha recebido por engano, queira, por favor, retorná-la ao destinatário e apagá-la de seus arquivos. É expressamente proibido o uso não autorizado, replicação ou disseminação da mesma. As opiniões contidas nesta mensagem e seus anexos não necessariamente refletem a opinião do órgão emissor”.
Ordenar por:
Estatísticas:
-
iniciada em
8 anos, 10 meses atrás
-
vizualizada
2118 vezes
-
respondida
3 vezes
-
votada
1 vezes