Problema com cadastro de usuário
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14 de Setembro de 2015 às 15:32Pessoal,
Preciso de um help. Um usuário entrou em contato comingo informando que não consegue logar no portal. Verifiquei no colab e ele está lá, verifiquei no noosfero e ele não está lá. Eu imaginei de ele não ter ativado a conta então pedi que ele verificasse o e-mail e ele informou que não recebeu e-mail. Pedi pra ele olhar no spam e nada. Ele disse que tentou alterar a senha e informa que mandou e-mail pra ele e o e-mail não chega. Ele tenta entrar no portal e informa que a conta está inativa. Não sei mais como ajudar. Teria algo que podemos fazer pra ativar a conta dele no caso dele não ter recebido o e-mail? Qual seria outra possível solução?
O e-mail dele é: plinio.teixeira@conab.com.br
No aguardo. Obrigada.
Atenciosamente,
Marisa Souza
Analista em Tecnologia da Informação
Coordenação-Geral de Sistemas de Informação
(61)2020-1930 -
14 de Setembro de 2015 às 16:19Olá Marisa,
A única forma de ativar a conta é clicando no link enviado por e-mail e
isso tem um motivo. Precisamos saber se a pessoa realmente é proprietária
da conta de e-mail.
Vamos supor que tivéssemos um botão mágico "Validar e-mail" que fizesse o
trabalho de validar e uma pessoa mal intencionada entrasse em contato
dizendo que precisa validar o e-mail dela mas não consegue. Vamos supor
ainda que esta pessoa esteja se passando por ser um membro de algum órgão
do governo. Uma vez que você valide o e-mail dessa pessoa ela passa a ter o
poder de se inscrever em listas e enviar mensagens em nome da outra pessoa.
Em outras palavras, ao clicar no botão "Validar e-mail" nós teríamos
legitimado que o e-mail pertence a uma determinada pessoa sem termos feito
as devidas validações.
Esse é um tipo de "ataque" ou "invasão" que utiliza engenharia social.
Além disso se existir um problema de envio de e-mails a validação manual
não resolveria o problema e acabaria mascarando.
O ideal nesse caso é monitorar os serviços de e-mail no momento que a
pessoa tenta resetar a senha, assim é possível saber se o e-mail está
saindo dos nossos servidores corretamente e dizer se o problema é do nosso
lado ou do lado do provedor de e-mail dele.Atenciosamente,Sergio Oliveira
On Mon, Sep 14, 2015 at 12:32 PM Marisa Souza dos Santos <
marisa.santos@planejamento.gov.br> wrote:> *Pessoal,*
>
>
> Preciso de um help. Um usuário entrou em contato comingo informando que
> não consegue logar no portal. Verifiquei no colab e ele está lá, verifiquei
> no noosfero e ele não está lá. Eu imaginei de ele não ter ativado a conta
> então pedi que ele verificasse o e-mail e ele informou que não recebeu
> e-mail. Pedi pra ele olhar no spam e nada. Ele disse que tentou alterar a
> senha e informa que mandou e-mail pra ele e o e-mail não chega. Ele
> tenta entrar no portal e informa que a conta está inativa. Não sei mais
> como ajudar. Teria algo que podemos fazer pra ativar a conta dele no caso
> dele não ter recebido o e-mail? Qual seria outra possível solução?
>
>
> O e-mail dele é: plinio.teixeira@conab.com.br
>
>
> No aguardo. Obrigada.
>
>
> Atenciosamente,
>
> Marisa Souza
> Analista em Tecnologia da Informação
> Coordenação-Geral de Sistemas de Informação
> (61)2020-1930
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
> -
14 de Setembro de 2015 às 16:53Oi Sérgio,
Obrigada pela resposta.
Deixa vê se entendi... Então o problema é realmente este, ele não ativou a
conta por isso ainda não o criou no
noosfero?
Nesse caso a orientação deve ser pedir a ele para alterar a senha?
Se ele continuar sem receber o e-mail qual o caminho em relação a este
monitoramento, teríamos que ver aqui, internamente, com a DTI?Marisa Souza
Analista em Tecnologia da InformaçãoCoordenação Geral de Sistemas de Informação - DGSI/MPOG
Em 14 de setembro de 2015 13:19, Sergio Oliveira
escreveu:> Olá Marisa,
>
> A única forma de ativar a conta é clicando no link enviado por e-mail e
> isso tem um motivo. Precisamos saber se a pessoa realmente é proprietária
> da conta de e-mail.
>
> Vamos supor que tivéssemos um botão mágico "Validar e-mail" que fizesse o
> trabalho de validar e uma pessoa mal intencionada entrasse em contato
> dizendo que precisa validar o e-mail dela mas não consegue. Vamos supor
> ainda que esta pessoa esteja se passando por ser um membro de algum órgão
> do governo. Uma vez que você valide o e-mail dessa pessoa ela passa a ter o
> poder de se inscrever em listas e enviar mensagens em nome da outra pessoa.
> Em outras palavras, ao clicar no botão "Validar e-mail" nós teríamos
> legitimado que o e-mail pertence a uma determinada pessoa sem termos feito
> as devidas validações.
>
> Esse é um tipo de "ataque" ou "invasão" que utiliza engenharia social.
>
> Além disso se existir um problema de envio de e-mails a validação manual
> não resolveria o problema e acabaria mascarando.
>
> O ideal nesse caso é monitorar os serviços de e-mail no momento que a
> pessoa tenta resetar a senha, assim é possível saber se o e-mail está
> saindo dos nossos servidores corretamente e dizer se o problema é do nosso
> lado ou do lado do provedor de e-mail dele.
>
> Atenciosamente,
>
> Sergio Oliveira
>
>
> On Mon, Sep 14, 2015 at 12:32 PM Marisa Souza dos Santos <
> marisa.santos@planejamento.gov.br> wrote:
>
>> *Pessoal,*
>>
>>
>> Preciso de um help. Um usuário entrou em contato comingo informando que
>> não consegue logar no portal. Verifiquei no colab e ele está lá, verifiquei
>> no noosfero e ele não está lá. Eu imaginei de ele não ter ativado a conta
>> então pedi que ele verificasse o e-mail e ele informou que não recebeu
>> e-mail. Pedi pra ele olhar no spam e nada. Ele disse que tentou alterar a
>> senha e informa que mandou e-mail pra ele e o e-mail não chega. Ele
>> tenta entrar no portal e informa que a conta está inativa. Não sei mais
>> como ajudar. Teria algo que podemos fazer pra ativar a conta dele no caso
>> dele não ter recebido o e-mail? Qual seria outra possível solução?
>>
>>
>> O e-mail dele é: plinio.teixeira@conab.com.br
>>
>>
>> No aguardo. Obrigada.
>>
>>
>> Atenciosamente,
>>
>> Marisa Souza
>> Analista em Tecnologia da Informação
>> Coordenação-Geral de Sistemas de Informação
>> (61)2020-1930
>> _______________________________________________
>> spb-dev mailing list
>> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
>>
>
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
>
> -
14 de Setembro de 2015 às 16:55Em 14 de setembro de 2015 13:53, Marisa Souzaescreveu:
> Oi Sérgio,
>
> Obrigada pela resposta.
>
> Deixa vê se entendi... Então o problema é realmente este, ele não ativou a
> conta por isso ainda não o criou no
> noosfero?
>
> Nesse caso a orientação deve ser pedir a ele para alterar a senha?
>
> Se ele continuar sem receber o e-mail qual o caminho em relação a este
> monitoramento, teríamos que ver aqui, internamente, com a DTI?
>Vou falar contigo em privado, Marisa.
att,
--
Paulo Meirelles
FGA-UnB (http://fga.unb.br)
CCSL-IME/USP (http://ccsl.ime.usp.br) -
14 de Setembro de 2015 às 17:11Percebi que existiam 4 e-mails da caixa do admin sobre este usuário. 4
e-mails que voltaram na tentativa de redefinição de senha. Mandei um e-mail
pra ele de minha conta e também voltou. A aprentemente o problema é lá.
Obrigada pessoal. Vou entrar em contato com ele.Marisa Souza
Analista em Tecnologia da Informação
Coordenação Geral de Sistemas de Informação - DGSI/MPOGEm 14 de setembro de 2015 13:55, Paulo Meirellesescreveu:
> Em 14 de setembro de 2015 13:53, Marisa Souza
> escreveu:
>
>> Oi Sérgio,
>>
>> Obrigada pela resposta.
>>
>> Deixa vê se entendi... Então o problema é realmente este, ele não ativou
>> a conta por isso ainda não o criou no
>> noosfero?
>>
>> Nesse caso a orientação deve ser pedir a ele para alterar a senha?
>>
>> Se ele continuar sem receber o e-mail qual o caminho em relação a este
>> monitoramento, teríamos que ver aqui, internamente, com a DTI?
>>
>
> Vou falar contigo em privado, Marisa.
>
> att,
> --
> Paulo Meirelles
> FGA-UnB (http://fga.unb.br)
> CCSL-IME/USP (http://ccsl.ime.usp.br)
>
> _______________________________________________
> spb-dev mailing list
> spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br
>https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev
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