Olá Arthur e equipe Noosfero,
Completei a minha revisão do cadastro de software. No geral está bom! Com mais alguns ajustes, a separação entre software e comunidade vai parecer menos artificial.
Aqui vão as minhas sugestões de mudança. Os números das listas correspondem à prioridade do ponto de vista de experiência do portal (mais importantes primeiro). Também tenho algumas dúvidas listadas abaixo.
Cadastro
Passo 1
Campo de endereço não parece estar funcionando, nenhum endereço aparece depois do domínio.
Colocar o campo de endereço depois do nome e identificá-lo com o rótulo “Endereço *”. Se o endereço é gerado com base no nome, fica mais claro se ele vier depois.
Tornar “Finalidade” obrigatório.
Tornar “Finalidade” um input text limitado a 100 caracteres.
Acompanhar o campo “Finalidade” de um texto descritivo para auxiliar o preenchimento. Ex.: “Use palavras claras e significativas como: gestão, armazenamento, criação ou diagnóstico. Evite: sistema, software, plataforma, comunidade, livre, aberto e outras palavras que são redundantes no contexto do portal.”
Destacar campos com erro após validação.
Aumentar o tamanho dos rótulos dos campos. “Versão da licença” e “Link da licença” estão certos. Os outros precisam ser maiores.
Combinar os campos “Versão da licença” e “Link da licença”. Mostrar o link à direita do dropdown. Atualizar o link ao mudar o valor do dropdown.
Pré-preencher o campo de repositório com um link interno.
Acrescentar o asterisco à mensagem de campos obrigatórios: “Campos em destaque (*) são obrigatórios”.
Indicar campos obrigatórios apenas com o asterisco, sem os parênteses.
Dúvida: não existe mais moderação de softwares criados por usuários não administradores?
Passo 2
Eliminar o campo “Nome”.
Seria possível passar a foto e as categorias para o passo 1?
Mudar o rótulo da foto de “Mudar foto” para “Marca do software”.
Mudar o rótulo das categorias de “Selecione as categorias do seu interesse” para “Categoria do software”.
Exibir os campos nessa ordem: Descrição, Tags, Marca, Categorias, Moderação, Privacidade, Traduções.
Destacar campos com erro após validação.
Padronizar mensagem de erro principal. No passo 1 temos “Can`t create new software: 2 errors” e aqui “Errors while saving”. O texto do passo 1 é melhor.
Exibir mensagem confirmando o sucesso da criação do software.
A lista de tags deve mostrar as tags disponíveis, seja como uma pesquisa em tempo real ou como uma tag cloud.
Acrescentar o asterisco à mensagem de campos obrigatórios: “Campos em destaque (*) são obrigatórios”.
Indicar campos obrigatórios apenas com o asterisco, sem os parênteses.
Trocar título da tela para “Configurar da comunidade”.
Eliminar o efeito roll-over dos campos “Descrição” e “Tags”.
Esconder o botão de “Apagar perfil”.
Dúvidas:
para que serve a opção “Esse perfil é um template”?
como o administrador fará para indicar o responsável pelo software/comunidade?
qual a diferença entre os botões “Cancelar” e “Voltar ao Painel de Controle”?
qual a vantagem da descrição e da tag list serem privadas?
(Obs.: Precisaremos ajustar o visual das mensagens de erro numa sprint futura)
Edição de software
Acrescentar um botão “Apagar software e comunidade”.
Mostrar “Editar do software” como título principal da página.
Aba software
Exibir os mesmos campos do cadastro, com os mesmos detalhes, o mesmo visual e as mesmas mudanças sugeridas acima.
Trocar nome da aba para “Informações principais”.
Eliminar o título “Informações do {NOME_DO_SOFTWARE}”.
Aba especificações
Exibir o checkbox “Software público” no topo do formulário.
Eliminar o rótulo “Software Público” quando a checkbox equivalente estiver marcada.
Exibir “URL de demonstração” abaixo de “Funcionalidades”.
Dobrar o comprimento do campo “URL de demonstração”.
Eliminar o título “Editar software”.
Edição de comunidade
Eliminar o campo “Nome”.
Seria possível passar a foto e as categorias para o passo 1?
Mudar o rótulo da foto de “Mudar foto” para “Marca do software”.
Mudar o rótulo das categorias de “Selecione as categorias do seu interesse” para “Categoria do software”.
Exibir os campos nessa ordem: Descrição, Tags, Marca, Categorias, Moderação, Privacidade, Traduções.
Destacar campos com erro após validação.
Padronizar mensagem de erro principal. No passo 1 temos “Can`t create new software: 2 errors” e aqui “Errors while saving”. O texto do passo 1 é melhor.
Renomear o botão de “Apagar perfil” para “Apagar software e comunidade”.
A lista de tags deve mostrar as tags disponíveis, seja como uma pesquisa em tempo real ou como uma tag cloud.
Acrescentar o asterisco à mensagem de campos obrigatórios: “Campos em destaque (*) são obrigatórios”.
Indicar campos obrigatórios apenas com o asterisco, sem os parênteses.
Trocar título da tela para “Editar comunidade”.
Eliminar o efeito roll-over dos campos “Descrição” e “Tags”.
Abraço,
Rodrigo Maia