É importante que não apenas os software relacionados ao Portal do SPB sejam mantidos atualizados, mas também outros pacotes do sistema provenientes dos repositórios oficiais da distribuição utilizada. Tais atualizações são tratadas pelos scripts de gestão de configuração do ambiente, de modo que para que se mantenha todo o sistema atualizado, basta seguir os passos de atualização do Portal do SPB na seção de Implantação, ou seja:
$ git pull
$ rake converge SPB_ENV=prod
Como descrito na seção de Implantação, as configurações específicas de um determinado ambiente se encontram centralizadas nos arquivos presentes em config/${ambiente}/, de modo que em caso de necessidade de alterações nas configurações, deve-se recorrer a tais arquivos.
Ao se modificarem configurações do ambiente que sejam permanentes, é interessante que as mesmas sejam refletidas também nos repositórios de gestão de configuração, para tal, contate os mantenedores do portal em spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br.
Os seguintes arquivos a seguir contém logs relevantes para o Portal do SPB, de modo que é interessante monitorá-los, note que os arquivos estão organizados por máquinas.
Nas ferramentas existe um limite de tamanho para upload dos arquivos. Esta configuração é feita nos arquivos da receita de automação e pode ser alterada. Importante: essa alteração é realizada na receita de automação e pode causar efeitos colaterais durante o converge.
configurações do servidor web. A variável client_max_body_size define o limite de tamanho para uma requisição. O valor é definido com <valor>m, exemplo client_max_body_size = 20m. Coloque 0 para desabilitar a checagem. Consulte a documentação [Nginx](http://nginx.org/en/docs/http/ngx_http_core_module.html) para mais informação.
a ser alterado cookbooks/noosfero/templates/nginx.conf.erb. Outro arquivo a ser alterado cookbooks/noosfero/files/noosfero.yml a variável max_upload_size é definido em <valor>MB, exemplo max_upload_size: 500MB.
o maior limite de todas as aplicações deve ser colocado na configuração do Nginx cookbooks/reverse_proxy/templates/reverse_proxy.conf.erb na variável client_max_upload_size. O valor deve ser definido como <valor>m. Exemplo client_max_body_size = 500m sendo 500m o maior limite entre as ferramentas.
A atualização do certificado digital do Portal é feito através das receitas Chef (especificamente esta: cookbooks/reverse_proxy/recipes/default.rb), e os mesmos se tornam disponíveis na máquina reverseproxy. Entretanto deve-se estar atento para o nome dos arquivos e o formato dos mesmos.
Ao gerar o certificado digital deverão ser gerados dois arquivos: o certificado e a chave. O certificado deve estar no formato x509 e recomenda-se que a chave seja gerada usando o algoritmo de criptografia RSA. Tendo isso, o nome dos arquivos devem seguir o que é especificado na receita, que usa a variável node[‘config’][‘external_hostname’] do arquivo de configuração, sendo essa variável o domínio do ambiente (por exemplo, ‘softwarepublico.gov.br’). O nome dos arquivos devem seguir o seguinte padrão:
Com os arquivos no formato e nomenclatura corretos basta colocá-los no diretório cookbooks/reverse_proxy/files/host-reverseproxy/ e convergir o ambiente normalmente.
Atualmente o SPB está utilizando o Gitlab versão 7.6.2 mantido no repositório de pacotes RPM Softwarepublico Copr Fedora . O pacote é criado e mantido pelo SPB, ou seja, a instancia do Gitlab contém as configurações necessárias para a integração com as ferramenta e ambiente do SPB. Os pacotes de instação providos pelo próprio Gitlab não tem a garantia de funcionamento com o SPB.
Há uma atualização do pacote Gitlab v8.5.0 disponível no projeto eperimental no mesmo repositório ( Softwarepublico Copr Fedora ) . O serviço é instanciado e é possível utiliza-lo em stand alone. Entretanto não foi realizado a integração e testes do novo pacote com o ambiente e ferramentas do SPB.