Demoiselle Properties Em um projeto com o Demoiselle Framework, algumas propriedades e configurações do Framework podem ser ajustadas no arquivo demoiselle.properties. Além disso, a partir da versão 2.3.0 também é nesse arquivo que devem ser definidas as estratégias de Transação, Autorização e Autenticação. A seguir listamos as propriedades e configurações do Demoiselle Framework que o usuário pode modificar, acompanhados de alguns exemplos ilustrativos. Também mostraremos como escolher as estratégias para Transação, Autorização e Autenticação, oferecidas pelo Demoiselle.
Configurações do Core frameworkdemoiselle.pagination.page.size - Configura o número de linhas que será exibido na grade de uma página. Por padrão, esse número é 10. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.pagination.page.size = 15, ajusta em 15 a quantidade de linhas em uma grade frameworkdemoiselle.pagination.max.page.links - Configura a quantidade de links que será exibido em uma página. Por padrão, esse valor é 5. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.pagination.max.page.links = 20, configura em 20 o número de links que podem ser exibidos em uma página. frameworkdemoiselle.security.enabled - Configura a habilitação das funcionalidades do Demoiselle relacionadas a segurança (como autenticação de usuário e verificação de permissão de acesso à recursos). Por padrão, essas funcionalidades ficam habilitadas. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.security.enabled = false, desabilita as funcionalidades de segurança do Demoiselle.
Configurações da extensão JSF frameworkdemoiselle.security.login.page - Configura a página de login. Por padrão, a página configurada é “/login”. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.security.login.page = “/inicial”, configura a página “/inicial” como a página de login. frameworkdemoiselle.security.redirect.after.login - Configura a página que será acessada após o login. Por padrão, a página configurada é “/index”. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.security.redirect.after.login = "/menu", configura a página “/menu” para ser acessada no redirecionamento após o login do usuário. frameworkdemoiselle.security.redirect.after.logout - Configura a página para a qual a aplicação será direcionada após o logout do usuário. Por padrão, a página configurada é “/login”. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.security.redirect.after.logout = "/index", configura a página "/index" para ser acessada no redirecionamento após o logout do usuário. frameworkdemoiselle.security.redirect.enebled - Configura a habilitação do redirecionamento da página após login e logout. Por padrão, o valor dessa propriedade é true. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.security.redirect.enebled = false, desabilita os redirecionamentos de páginas após login e logout. frameworkdemoiselle.handle.application.exception - Define se a extensão vai capturar ou não alguma exceção lançada pela aplicação. Por padrão, essa configuração vem marcada como “true”, que diz para a extensão capturar a exceção. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.handle.application.exception = false, desabilita a captura de exceções lançadas pela aplicação. frameworkdemoiselle.handle.aplication.exception.page - Configura a página para a qual a aplicação será direcionada em caso de exceção. Por padrão, a página configurada é “/application_error”. Exemplo de configuração: framework.handle.aplication.exception.page = “/exception_x_page”, redireciona a aplicação para a página /exception_x_page caso ocorra alguma exceção.
Configurações da Extensão JPA frameworkdemoiselle.persistence.unit.name - Quando é definida mais de uma unidade de persitencia no arquivo persistence.xml, muitas vezes é conveniente escolher uma unidade padrão, ao invés de definir as unidades individualmente em cada Entity Manager. Esse parametro é utilizado para indicar qual é a unidade de persistência que deve ser utilizada quando no Entity Manager não houver essa definição. Exemplo de configuração: frameworkdemoiselle.persistence.unit.name = database1-ds, configura a unidade de persistencia database1-ds como padrão da aplicação.
Escolhendo Estratégias Para escolher as estratégias de Transação, Autorização e Autenticação devem ser configuradas as propriedades: frameworkdemoiselle.transaction.class, frameworkdemoiselle.security.authorizer.class e frameworkdemoiselle.security.authenticator.class , respectivamente. Para utilizar as estratégias fornecidas pelo próprio Framework Demoiselle, você deve configurar essas propriedades da seguinte forma: frameworkdemoiselle.transaction.class = br.gov.frameworkdemoiselle.transaction.JPATransaction, para transações JPA, e frameworkdemoiselle.transaction.class = br.gov.frameworkdemoiselle.transaction.JTATransaction, para transações JTA; frameworkdemoiselle.security.authorizer.class = br.gov.serpro.inscricao.security.Autorizador; frameworkdemoiselle.security.authenticator.class = br.gov.serpro.inscricao.security.Autenticador. As instruções para você construir e utilizar sua própria estratégia estãodescritas nos capítulos Transação e Segurança.