Para mais informações sobre a administração do i3geo, veja a documentação no Portal do Software Público Brasileiro (PSPB). Você precisará se inscrever no Portal e ingressar na comunidade i3geo. Na página da comunidade, existem vários documentos que explicam como instalar e configurar o i3geo.
De forma geral, você deverá seguir as seguintes etapas na configuração:
1 - instalação e configuração
2 - criação dos mapfiles no editor de mapfiles
3 - Edição dos temas, vinculando um tema a um detereminado mapfile
4 - organização das camadas em grupos e sub-grupos
5 - configuração de mapas e atlas
6 - edição do cadastro de web services e sistemas especiais
7 - customização das ferramentas e interface
Antes da versão 4.0 o i3geo utilizava arquivos armazenados em disco (arquivos XML) para organizar as camadas e outras listagens. Com a nova estrutura de administração, esses arquivos podem ser substituídos por registros em bancos de dados. Se você opotar por usar um banco de dados, os arquivos antigos poderão ser importados para o banco (veja as opções de importação abaixo).
Para possibilitar a distribuição do i3geo de forma independente de banco de dados, optou-se pelo uso do gerenciador SQLITE, cujo arquivo com os dados fica armazenado em i3geo/menutemas/admin.db. Os programas em PHP que gerenciam esse banco utilizam o pacote PDO, possibilitando que seja utilizado outro gerenciador, como o POSTGRESQL, entre outros.
Para modificar a configuração do PDO, e utilizar outro gerenciador, deve-se editar o arquivo i3geo/admin/conexao.php ou então alterar a variável de configuração, definida no ms_configura.php, chamada $conexaoadmin. Essa variável indica o nome de um programa em PHP que será incluído nos programas que fazem acesso ao banco de dados de administração. Um exemplo de conexão em PHP pode ser visto em i3geo/admin/conexaomma.php.
Para usar um gerenciador diferente do SQLITE é necessário criar as tabelas no novo banco de dados. Os sqls para essa criação podem ser obtidos no item "Outras opções".
Apesar do uso de um banco de dados, o acesso aos registros pelo i3geo continua sendo feito por meio de arquivos XML. O controle sobre a fonte desses XMLs é feito por meio da definição de variáveis armazenadas no arquivo i3geo/ms_configura.php. Quando se utiliza a estrutura padrão das tabelas, como pode ser visto no banco SQLITE, o i3geo fornece programas PHP que geram os arquivos XML em sua formatação correta (veja os arquivos XML existentes no diretório i3geo/menutemas). Caso você queira utilizar uma estrutura de banco de dados diferente, será necessário criar os programas em PHP para a geração dos arquivos XML.
Após instalar o i3geo, tente abrí-lo no navegador e faça o teste de instalação para ver se está tudo funcionando bem.
Caso seja identificado algum problema, experimente alterar as variáveis de configuração e os parâmetros dos arquivos mapfiles utilizados na inicialização do i3geo.
Problemas no funcionamento do i3geo geralmente está associado a problemas no ambiente web. Verifique na documentação do i3geo os itens referentes à instalação e o fórum.
As camadas disponíveis no i3geo são mantidas em arquivos na estrutura mapfile armazenados no diretório i3geo/temas
Esses arquivos são utilizados na formação da árvore de adição de temas e em vários aplicativos do i3geo.
São nesses arquivos que são definidas as características de cada camada, como acesso aos dados, legenda, etc.
Para editar o menu de temas é necessário primeiro ter a lista de grupos, sub-grupos e temas. Essas listas são utilizadas para compor a árvore hierárquica de temas, onde grupos contém sub-grupos que por sua vez contém temas.
Com base nas listas, é feita a montagem da hierarquia da árvore de menus.
O menu de temas é utilizado na guia "adiciona" do i3geo e nas aplicações de download de dados, gerador de kml e gerador de webservices ogc.
Por padrão, o i3geo utiliza arquivos xml armazenados em disco para compor o menu. Se você quiser continuar utilizando esses arquivos, não será possível utilizar esse administrador, uma vez que este utiliza um banco de dados para guardar os parâmetros necessários à montagem da árvore.
Os menus que serão utilizados no i3geo são especificados no arquivo i3geo/ms_configura.php, na variável $menutemas. Por padrão, essa variável é definida como vazia, forçando a busca pelos menus no banco de dados de administração.
Mapas são links especiais que abrem o i3geo com parâmetros específicos, como a extensão geográfica, temas ligados e temas desligados.
A lista de mapas é utilizada na guia "mapas" do i3geo e também na versão mobile.
A interface Atlas é uma forma especial de apresentar as camadas organizadas no i3geo. Um atlas é composto de pranchas que por sua vez contém camadas pré-definidas. Cada Atlas e cada prancha pode ter um texto explicativo, mostrado ao usuário em uma janela interna do i3geo.
Para criar um Atlas basta definir quais pranchas e temas farão parte do mesmo. Essa definição é feita no arquivo xml i3geo/menutemas/atlas.xml, ou no banco de dados administrativo.
Para ver a lista de Atlas, utilize i3geo/atlas
O i3geo possibilita o acesso a dados por meio da tecnologia de web services.
Dessa forma, é possível incluir camadas no mapa que estão em servidores de dados remotos.
Para poder acessar um web service o i3geo precisa apenas saber o endereço na internet. O cadastro de web sercices é utilizado para a geração de listas de endereços para que o usuário possa escolher.
Os web services nos padrões OGC, suportados pelo Mapserver, podem ser configurados como temas e incluídos no mapa por meio da guia de adição de temas, ou seja, utiliza-se um mapfile normal para fazer o acesso. Já os web services cadastrados são utilizados em ferramentas específicas do i3geo, que permitem o uso de serviços WMS e GeoRSS.
O aplicativo i3geo/datadownload.htm possibilita que o usuário realize o download de dados, conforme definido na montagem da árvore de temas.
Além desses dados, é possível incluir no datadownload links especiais para determinados endereços onde podem ser obtidos outros dados.
A lista de links é definida no arquivo menutemas/linksdownload.xml ou no banco de dados de administração.
A ferramenta de identificação do i3geo, que mostra informações de acordo com um ponto clicado pelo usuário no mapa, permite a inclusão de sistemas de busca especiais.
Essas funções de busca são programas independentes, em PHP por exemplo, executados via URL e com parâmetros que identificam o x e y clicado no mapa.
A adição de camadas no mapa mostrado no i3geo normalmente é feita por meio da escolha das camadas disponíveis na guia de adição de temas.
Para permitir a integração do i3geo com outros sistemas, pode-se selecionar programas especiais que permitem a interação com o usuário e a montagem de camadas baseadas em sistemas diversos.
A lista de sistemas e funções é definida por padrão no arquivo xml i3geo/menutemas/sistemas.xml ou no banco de dados de administração.
A operação desses sistemas depende das características de cada um, o i3geo apenas abre o programa indicado em uma janela interna do mapa.