Para facilitar a sua vida, durante a utilização deste sistema, só surgirão na tela ações que você poderá realizar em cada estado. Por isso observa-se uma mudança de botões.
Perguntas comuns:
Para maiores esclarecimentos, leia o restante desta documentação.
Quando um atendimento é criado, ele começa no estado “espera”, o que significa que ele está na fila para que seja escalonado para atendimento em um das mesas. O escalonamento acontece de acordo com o tempo em espera, priorizado proporcionalmente de acordo com as categorias.
No momento em que chega a vez de um atendimento, o estado do atendimento passa para “chamando”, a senha é exibida no painel, já vinculado a uma mesa específica. Ao mesmo tempo, também aparece na tela do gerente e do atendente a informação de qual senha está sendo chamada.
Neste momento existem quatro possibilidades:
Sendo iniciado o atendimento, o atendente pode:
Para isso, basta clicar no botão “Ir Para” e escolher o serviço associado. Será possível então registrar informações adicionais sobre o serviço em execução, como o número do protocolo.
Ao concluir o serviço, basta clicar no botão “Concluir Serviço” e o sistema retornará ao estado de atendimento, onde pode ser iniciado outro serviço ou o atendimento pode ser concluído.
Para concluir o atendimento, basta clicar no botão “Concluir atendimento”. O opiniômetro irá ser inciado, e logo que o cidadão registrar as respostas, a mesa entrará no estado “concluído”.
Ao realizar serviços, podem ser registradas informações adicionais, mas em um determinado momento o atendente deverá concluir o atendimento. Quando o atendimento for concluído, o opiniômetro será acionado para que o cidadão registre a avaliação. Caso o cidadão se recuse a registrar a avaliação, o atendente solicita ao gerente para encerrar o atendimento mesmo assim.
No momento em que o atendimento é encerrado, a mesa coloca-se em estado “concluído”, que permite que o atendente então escolha se vai:
Para iniciar uma pausa, basta clicar no botão “Iniciar Pausa”. A mesa será já colocada em estado de pausa, e então será possível registrar o motivo da pausa. Para retornar da pausa, basta clicar no botão “Terminar Pausa”.
Assim como o “Ir Para” no atendimento, é possível clicar no “Iniciar Serviço”, que irá listar uma lista de serviços possíveis. Pode-se então selecionar o serviço e registrar informações adicionais. Quando estiver concluído, basta clicar no botão “Concluir Serviço”.
Fechar a mesa é o jeito correto de encerrar um dia de trabalho. Ao fazer isso a mesa estará então disponível para outro atendente assumir. O usuário será automaticamente deslogado do sistema.
Será apresentada uma lista das senhas “ausentes” ainda válidas para iniciar atendimento. Clicando na senha será iniciado o atendimento normalmente.
Ao clicar em “disponível” o sistema irá atribuir uma nova senha a essa mesa, se houverem senhas em espera, ou irá fazê-lo logo que uma senha seja emitida.
O processo de escalonamento só irá enviar senhas para as mesas disponíveis, e vai fazer isso sempre no momento em que o atendente ficar “disponível”. É importante perceber que o estado das mesas estará sempre visível na tela do gerente, exibindo a hora em que o atendente passou para aquele estado, permitindo ao gerente ter um controle sobre a eficiência do atendimento.
Sempre que uma mesa estiver no estado “concluído”, o atendente também pode atender um “ausente”, desde que a senha ainda esteja dentro do limite de tolerância determinado. É importante sempre conferir que o número do atendimento confere com o número da senha no sistema.
Para facilitar o uso do sistema, a interface do sistema é desenhada de uma maneira consistente e que é mantida durante todo o uso. A interface é dividida em 3 áreas, que permitem uma fácil navegação.
As áreas são:
Você pode ver qual é o seu estado atual na parte de “Informações”, no lado direito da tela.
Vai depender do seu estado atual.
Se você estiver em “Avaliação”, deve esperar o fim da avaliação do cidadão. Caso o cidadão não tiver feito a avaliação ou o opiniômetro estiver com defeito, você deve pedir para o gerente encerrar seu atendimento.
Se você estiver “Concluído”, basta pressionar o botão “Disponível”.
Se você estiver em “Pausa”, clique em “Retornar da Pausa” e, em seguida, “Disponível”.
Se você estiver “Interno”, clique em “Encerrar serviço interno” e em seguida “Disponível”.
Se estiver “Disponível” ou “Concluído”, basta clicar no botão “Iniciar Pausa”.
Se estiver “Chamando”, clique em “Devolver Senha” e em seguida em “Iniciar Pausa”.
Aparecerá um campo onde se pode escrever o motivo da pausa. Este motivo ficará armazenado nas estatísticas. Escreva o motivo e em seguida clique em “Registrar”. Pode-se mudar o motivo da pausa. Para tanto, basta clicar em “Redefinir” e digitar o motivo novamente.
Para retornar da pausa basta clicar o botão “Retornar da Pausa”.
Para iniciar serviços, como SPU ou SCUMA, clique em “Iniciar Serviço”. Aparecerá na tela uma lista, então clique no link correspondente ao serviço desejado. Aparecerá um campo onde poderá ser feito um detalhamento do serviço, por exemplo: qual o protocolo do serviço, o que está sendo feito, etc. Após concluir o serviço, clique em “Encerrar”. É possível abrir mais de um serviço durante o mesmo atendimento. No entanto, não se pode “Concluir Atendimento” sem antes concluir os serviços abertos.
Durante o atendimento se o cidadão solicitar um serviço que você não souber efetuar ou que não seja sua especialidade, basta clicar em encaminhar. Deve-se escolher a mesa para a qual se deseja encaminhar e em seguida registrar um motivo para o encaminhamento.
Através do Chat. Digite a mensagem e em seguida clique em “Enviar” ou pressione ENTER.
Quanto tempo o gerente achar conveniente. Dentro do sistema há uma alternativa para que não se perca tempo esperando por uma senha que é “Registrar Ausente”. O atendente pode efetuar o registro sem a permissão do gerente.
Sim, desde que esteja dentro sempre do limite de tolerância determinado. Ao terminar o atendimento atual, pressione “Listar Ausente”. Se a senha ainda estiver listada, clique em “Atender” e inicie o atendimento normalmente.
É necessário estar “Concluído” ou “Disponível”. Em seguida clique em “Fechar Mesa”. Caso esteja acontecendo algum problema, solicite ao gerente o fechamento de sua mesa.
Sim, no canto superior direito da tela, existe um link “Mudar Senha”. Ao clicar nele, será aberto uma janela onde deverá ser preenchido a “Senha Atual”, ou seja, a senha que está sendo usada até aquele momento, a “Nova Senha”, que é a senha que a partir de então será usada, e “Confirmar Senha”, onde deve ser digitada a nova senha novemente. Lembrando que, se você atualizar a tela após mudar a senha, será mostrada uma mensagem de erro, mas não se desespere: basta “logar” novamente, já utilizando a nova senha.