As principais atribuições do administrador neste sistema são:
O campo “Menu” é sempre exibido do lado esquerdo da tela. Através dele, pode-se visualizar os seguintes itens:
Detalharemos a seguir cada item:
Este item exibe uma tabela com as categorias existentes no sistema e torna possível a criação de novas categorias através do botão “Adicionar”.
Ao se clicar o botão Adicionar, surgirá no lado direito da tela o campo “Dados da Categoria”. Para criar uma nova categoria, basta preenchê-lo corretamente e clicar no botão “Salvar”, o sistema atribui automaticamente um ID à nova categoria.
Na figura inicial é mostrada uma tabela de categorias onde são exibidas as principais características de cada uma, como: ID, Nome e Código.
Ao se clicar no ID da categoria correspondente, é possível visualizá-lo e modificá-lo. Caso algma modificação seja realizada, é preciso pressionar o botão “Salvar” para se registrar as mudanças. Somente o campo ID não é passível de modificação.
Ao clicar neste item, o administrador poderá visualizar na tela todos os dados dos atendentes dentro de uma tabela. São exibidos o ID (número único de identificação dentro do banco de dados do sistema), o Nome ( nome do atendente), o Nome de Usuário (identificação do atendente no momento do login), Atendente no Local(mostra se o funcionário é atendente no momento) e Gerente do Local (mostra se o funcionário é o gerente do local).
Na tela inicial, acima da tabela, é possível visualizar o botão “Adicionar”. Este botão permite ao administrador criar, incluir novos atendentes.
Ao clicar esse botão, surge na tela o campo “Criar Funcionário”. Esta ação é muito fácil de ser executada, bastando para isso, preencher os campos com as informações Nome, nome do funcionário, Nome de Ususário que é o nome utilizado para o login no sistema e clicar no botão Salvar. Exemplo, adicionar o atendente João da Silva:
Nome: João da Silva
Nome de usuário: joao
obs.: Nesse momento o funcionário ainda não é Atendente do local!
Na tabela mostrada na tela inicial, o ID do funcionário é um link para exibir suas características atuais. Ao clicar, surge o campo Dados do Funcionário onde são mostrados seus dados: ID, Nome, Nome de
Usuário, Nova Senha, Confirmar. Somente o ID não pode ser modificado.
Como tornar o Funcionário um Atendente ou Gerente do local?
Para que o funcionário passe a ser atendente, é preciso escolher o local em que ele será atendente e depois clicar no botão associar. O mesmo deve ser feito caso o administrador queira tornar o atendente Gerente do Local.
Para que as possíveis modificações sejam registradas, é preciso clicar no botão Salvar.
Este item mostra um botão Adicionar e logo abaixo, uma tabela que exibe as principais características dos Locais existentes no sistema, como: ID; Data de Abertura; Data Encerramento (onde se pode encerrar o local no sistema através do clique na palavra “Encerrar”); Nome; JID Emissor (o endereço do emissor no sistema que torna possível a troca de informações); JID Painel(endereço no sistema para onde serão enviadas as informações que serão exibidas no painel do local) e JID Opiniometro (endereço no sistema para onde são enviadas as informações ao opiniometro da praça).
Com um clique no ID do local, pode-se visualizar o campo Dados do Local, com as configurações do local (ID, Data Abertura - constantes; Data Encerramento, pode encerrar o local clicando em Encerrar; Nome; JID Emissor; JID Painel). Não é recomendável, apesar de ser possível, modificar os dados dos endereços dos JID's. Para salvar alguma alteração que tenha sido realizada, deve-se clicar no botão Salvar. Logo abaixo, são exibidas cinco tabelas: Guichês, Categorias, Limites, Ordem das perguntas do opiniometro e Ordem das perguntas do opiniometro (praça).
As funções de cada tabela, serão explicadas individualmente.
Nessa tabela são exibidas as características de cada mesa associada ao local, como: ID (identificação da mesa no sistema e link para edição dos “Dados da Mesa”); Identificador (o “nome” da mesa que aparece nas telas do gerente e do atendente); Abertura (data de atribuição da mesa ao local); Encerramento (onde se pode tornar a mesa indisponível no local clicando na palavra “Encerrar”) e JID Opiniômetro (endereço usado para a comunicação do opiniômetro ligado à mesa com o sistema).
Ao se clicar no botão Adicionar, logo abaixo da palavra Guichês mostrada na figura acima, é mostrado o campo Dados da Mesa. Para se criar uma nova mesa, basta preencher corretamente os campos Identificador e JID Opiniômetro.
Após certificar-se que o preenchiento está correto, clique no botão Salvar.
Como foi dito anteriormente, o ID da Mesa é um link para mostrar as características da Mesa correspondente. É possível encerrar a mesa clicando na palavra Encerrar, modificar o Identificador da mesa e/ou modificar o JID Opiniometro.
No entanto, para que as modificações sejam registradas com sucesso, é preciso clicar no botão Salvar.
Nesta tabela, são exibidas as categorias de atendimento existentes no sistema bem como suas principais características, como :ID (identificação de cada categoria no sistema); Início (data que começou a fazer parte do local); Fim (onde se pode tornar a categoria indisponível no sistema, clicando em “Encerrar”); Nome; Código (letra que representa a categoria); Prioridade (número que é multiplicado pelo tempo real de espera de cada senha dessa categoria, ou seja, quanto maior esse número menos tempo a senha vai ficar na fila esperando já que para o sistema ela vai estar a mais tempo que as outras); Limite Tempo em Espera (tempo máximo de espera para senhas dessa categoria, ou seja, tempo que é estipulado como ideal para a pessoa com a senha aguarde na fila); Limite de Pessoas em Espera (número máximo de senhas esperando pelo atendimento) e Ordem (ordem, de cima para baixo, em que as categorias são mostradas no emissor).
No entanto, para que a categoria esteja disponível no local, é preciso adicioná-la através do botão Adicionar. Acompanhe os detalhes no tópico abaixo.
Após o clique no botão Adicionar, aparecerá o campo Dados da Configuração então escolha a categoria na barra de seleção, digite a prioridade, o limite de espera em segundos, o limite de pessoas em espera e a ordem em que vai estar listada no emissor (caso a categoria não seja mostrada no emissor, deve-se atribuir a ela a ordem '0'). Após certificar-se de que os dados estão corretos, clique no botão Salvar.
Obs.: Caso você configure a mesma categoria mais de uma vez, será considerada a configuraçã mais recente.
Nesta tabela, são exibidas algumas características dos limites de tempo para cada possível estado da mesa, como: ID (identificação do estado da mesa no sistema); Início (data de criação do limite no sistema); Fim (onde se pode tornar o limite indisponível para o local, clicando em “Encerrar”); Nome(estado da mesa); Limite (tempo em segundos de tolerância para a mesa ficar nesse estado).
Para atribuir um limite a um determinado estado, basta clicar no botão Adicionar. Aparecerá o campo Dados do Limite então escolha o estado na barra de seleção, digite o limite de espera em segundos e clique no botão Salvar.
Lembrando que apenas o limite configurado mais recentemente do mesmo estado será considerado.
Mostra a ordem das perguntas que serão exibidas nos opiniômetros ligados às mesas de cima para baixo, bem como a sua data de início e fim no local. Para modificar as perguntas ou a ordem delas, deve-se clicar no botão Adicionar. Acompanhe passo-a-passo no tópico abaixo.
Aparecerá o campo Dados, onde se pode selecionar a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª pergunta. Em seguida, clique em Salvar.
Importante: Cuidado para não colocar perguntas repetidas!
Mostra a ordem das perguntas que serão exibidas no opiniômetro da praça de cima para baixo, bem como a sua data de início e fim no local. Para modificar a ordem ou as perguntas, deve-se clicar no botão Adicionar. Acompanhe passo-a-passo no tópico abaixo.
Aparecerá o campo Dados, onde se pode selecionar a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª pergunta. Em seguida, clique em Salvar.
Importante: Cuidado para não colocar perguntas repetidas!
Este item exibe o botão Adicionar e uma tabela listando todos os serviços existentes durante o expediente, bem como suas principais características.
Na tabela, pode-se visualizar características do serviço, tais como: ID (que é um número de identificação do serviço no sistema e funciona como um link para a visualização e possíveis modificações do serviço); data de abertura; data encerramento (onde se pode encerrar o serviço, ou seja, torná-lo indisponível no sistema, através do clique na palavra “Encerrar”); Nome do Serviço e a Classe correspondente.
O botão Adicionar ao ser pressionado, permite a criação de um novo serviço no sistema de maneira muito simples. Basta escrever o nome do serviço no campo Nome, escolher a Classe correspondente ao serviço na barra de seleção abaixo e pressionar o botão Salvar.
O sistema atribui automaticamente um ID ao novo serviço.
Como já foi dito anteriormente, o ID do serviço é um link que ao ser clicado, abre o campo Dados do Serviço.
É possível visualizar os dados do serviço e modificar seu Nome e/ou sua Classe. No entanto, para se registrar as modificações é preciso clicar no botão Salvar.
Este item exibe o botão Adicionar e uma tabela listando todos os serviços internos existentes, bem como suas principais características.
Na tabela, pode-se visualizar características do serviço, tais como: ID (que é um número de identificação do serviço interno no sistema e funciona como um link para a visualização e possíveis modificações); data de abertura; data encerramento (onde se pode encerrar o serviço no sistema, ou seja, torná-lo indisponível no sistema, através do clique na palavra “Encerrar”); Nome do Serviço e a Classe correspondente.
O botão Adicionar ao ser pressionado, permite a criação de um novo serviço interno no sistema de maneira muito simples. Basta escrever o nome do serviço no campo Nome, escolher a Classe correspondente ao serviço na barra de seleção abaixo e pressionar o botão Salvar.
O sistema atribui um ID ao novo serviço interno automaticamente.
Como já foi dito anteriormente, o ID do serviço é um link que ao ser clicado, abre o campo Dados do Serviço.
É possível visualizar os dados do serviço interno e modificar seu Nome e/ou sua Classe. No entanto, para se registrar as modificações é preciso clicar no botão Salvar.
Ao clicar neste item, é exibido uma tabela com as classes existentes no sistema, bem como seu ID e nome.
Ao se clicar no ID correspondente de cada classe, surge o campo Dados da classe, onde os dados da classe podem ser modificados, ou simplesmente conferidos.
Caso alguma alteração seja feita, para torná-la permanente, é necessário pressionar o botão Salvar.
Para adicionar uma nova classe, basta clicar no botão Adicionar (que é exibido acima da tabela de todas as classes existentes). Surgirá o campo “Adicionar Classe”, então é só preencher corretamente os dados ID e “Nome” e, em seguida, clicar em “Salvar”.
Este item exibe um botão Adicionar e uma tabela com as configurações de cada pergunta, como: ID (identificação da pergunta no sistema que também funciona como link para edição e possíveis modificações na pergunta correspondente); Data de Abertura (data da criação da pergunta no sistema); Data de encerramento(mostra a data de encerramento ou “Encerrar”, que deve ser pressionado para tornar a pergunta indisponível no sistema) e Pergunta(exibe a pergunta propriamente dita que é exibida em cada opiniômetro).
O botão adicionar ao ser pressionado, cria um campo chamado Criar Pergunta e permite a implementação de uma nova pergunta no sistema. Para isso, basta escrever a pergunta e clicar no botão Salvar. O sistema cria um ID para a pergunta automaticamente.
Ao criar novas perguntas, tome o cuidado de não estar copiando uma pergunta que já existe ou estar fazendo a mesma pergunta com outras palavras!
Como já foi dito, o ID da pergunta serve como link para a sua visualização. Após o pressionamento é mostrado o campo Dados da Pergunta, seu ID e a pergunta, que pode ser modificada.
Para se registrar as modificações é preciso pressionar o botão Salvar.
Este item exibe um botão Adicionar e uma tabela com as configurações de cada pergunta, como: ID(identificação da pergunta da praça no sistema que também funciona como link para edição e possíveis modificações na pergunta correspondente); Data de Abertura (data da criação da pergunta da praça no sistema); Data de encerramento(mostra a data de encerramento ou “Encerrar”, que deve ser pressionado para tornar a pergunta da praça indisponível no sistema) e Pergunta (exibe a pergunta que é exibida no opiniômetro da praça).
O botão adicionar ao ser pressionado, cria um campo chamado Criar Pergunta e permite a implementação de uma nova pergunta no sistema. Para isso, basta escrever a pergunta e clicar no botão Salvar. O sistema cria um ID para a pergunta automaticamente.
Ao criar novas perguntas, tome o cuidado de não estar copiando uma pergunta que já existe ou estar fazendo a mesma pergunta com outras palavras!
Como já foi dito, o ID da pergunta serve como link para a sua visualização. Após o pressionamento é mostrado o campo Dados da Pergunta, seu ID e a pergunta, que pode ser modificada.
Para se registrar as modificações é preciso pressionar o botão Salvar.