FAQ - Frequent Asked Questions

1 - O que é o CACIC?
Trata-se de um sistema de monitoração de recursos de hardware e software, configuração remota e inventário, desenvolvido a partir de 2000, pela equipe técnica da URES.

2 - Como funciona?
Um conjunto de módulos agentes (cliente) são instalados em cada estação de trabalho da rede. Um desses agentes, em cada estação, interage com o módulo gerente (servidor).

As informações coletadas e relatórios são disponibilizados via intranet.

3 - Quem pode ter acesso a estas informações?
No CACIC os acessos dos usuários obedecem a perfis pré-definidos, de modo a preservar informações de circulação restrita.

Para acesso aos módulos de consulta localizados no endereço www-cacic, o usuário deve ser previamente cadastrado para que seja efetuada a autenticação pelo sistema.

4 - Que tipo de benefícios poderemos ter com sua utilização?
- Diagnosticar problemas de hardware, software e rede;
- Verificar se os sistemas fundamentais estão instalados e atualizados;
- Detectar possíveis vulnerabilidades a ataques e situações de risco;
- Detectar alterações de hardware e configurar aviso por e-mail;
- Controlar a localização dos computadores;
- Detectar mudanças na localização dos micros, configurando alerta por email;
- Registro em log de alterações de hardware e configurações de rede;
- Verificar se atualizações de segurança foram aplicadas;
- Checar situação do antivírus;
- Verificar licenças de uso e atualizações;
- Checar variáveis de ambiente e configurações em uso;
- Executar automaticamente, alguns tipos de configuração de software;

5 - Quais usuários e setores na Dataprev devem utilizá-lo?
- Administradores de rede;
- Administradores de recursos técnicos;
- Gestores de patrimônio;
- Equipes de atendimento e operações das URXX´s, UAXX´s e CT´s;
- Gestores de contratos;
- Auditores.

6 - Existem no mercado sistemas com a mesmas funções do CACIC?
Sim. Existem produtos tão bons e melhores, desenvolvidos por grandes empresas e que agregam outras funções, tais como controle de produtividade, bloqueios de aplicações e URLs, controle de conteúdo de e-mail, rastreamento de dados, controle de distribuição de software, e acesso remoto.
Entretanto, tais produtos são pacotes fechados, com características extremamente invasivas e que apresentam um custo elevadíssimo de instalação, manutenção e suporte(da ordem de milhões de reais, considerando o porte da rede da Previdência)

7 - O CACIC é um SPYWARE?
Spyware é um tipo de software que, de forma dissimulada e não autorizada, monitora atividades de um sistema ou usuário e envia as informações coletadas para terceiros, configurando uma ação maliciosa e ilegal.
Por sua vez o CACIC é uma ferramenta de gestão que, embora execute coleta de informações, atua em consonância com as diretrizes, normas e procedimentos da Empresa.

8 - Outros órgãos também utilizam o CACIC?
Sim. Além da rede da Previdência, o CACIC encontra-se instalado em mais de 50 Órgãos Públicos Federais, Estaduais e Municipais, face a celebração do Termo de Cessão de Licença de Sistema realizado entre DATAPREV e a SLTI(Ministério do Planejamento), que tornou o CACIC um produto de uso público.
Este sucesso, projeta favoravelmente na mídia o nome da Dataprev, sempre citada como desenvolvedora da solução.


9 - “Ouvi dizer” que o CACIC tem bug, é ”pesado” demais...
No início foram observados alguns problemas, principalmente em micros mais lentos, superados completamente com a implementação de melhorias no agente como forma e intervalo de coletas.

10 - O CACIC foi avaliado pela DOP?
A partir de uma avaliação, realizada por equipe selecionada, foi gerada uma nota técnica(NT CACIC), com diversas recomendações sobre alteração de linguagem, SGBD, arquitetura (recomenda centralização com investimento), documentação, etc, visando a evolução do produto sob a ótica corporativa.
Foi realizado um trabalho de desenvolvimento para adaptação às recomendações e o foco principal foi a segurança, quando a aplicação foi dotada de "criptografia forte" dos dados trafegados, bem como criação de usuários distintos para acessos pelas camadas "cliente" e "servidor".

11 - O que fazer quando o anti-vírus reconhece o agente CACIC como vírus?
Caso a estação utilize o anti-vírus Avast, este pode apresentar o chamado "falso positivo", gerado por um procedimento errôneo de detecção, por se tratar de um programa que manda e envia informações do computador ele reconhece como vírus. Em outros anti-vírus não foi achada essa falha.

12 - O meu Windows XP não executa e nem atualiza o agente do CACIC. Como um usuário normal ele sempre dá erro, mas quando estou logado como Administrador do Sistema ele executa normalmente. O que posso fazer para resolver este problema?
Esse problema foi solucionado a partir de nova versão do Atualizador/Instalador dos agentes, o ChkCacic, quando teve seu código implementado de tratamento de permissões de acesso à pasta de instalação.

13 - Quais são os requisitos mínimos para instalação do agente no Windows?
Os requisitos mínimos para o Windows são: Computador Pentium 133MHz; 64MB de memória RAM; 3MB disponível em disco rígido.

14 - Meu cliente não esta conseguindo baixar todos os arquivos do agente pelo FTP. O que faço?
Esse comportamento é comum nas versões em desenvolvimento do CACIC. Para resolver essa questão, crie uma pasta "modulos" no mesmo nível do chkcacic.exe, onde deverão ser colocados todos os arquivos executáveis para uso do CACIC, pois, quando da necessidade de download de módulo, o arquivo será apenas copiado e não será necessário o FTP.

15 - Onde no gerente fica a senha de configuração do agente? Já tentei todas as senhas que coloquei no gerente e nenhuma me permite configurar o agente.
A senha é definida no gerente através da opção Administração / Configurar Agentes. Deve-se observar que a nova senha só será "conhecida" pelo agente em sua próxima execução de coletas.

16 - Como eu posso ver a comunicação entre o agente e o gerente? Eu posso ver o agente executando passo-a-passo durante a comunicação com o gerente?
A comunicação entre eles foi documentada em: http://www.cetico.org/cacic/comunicacao_agente-gerente. Essa comunicação pode ser visualizada utilizando-se um aplicativo como o Ethereal.

17 - A instalação dos agentes do CACIC requer a intervenção ativa de algum técnico?
Os agentes do CACIC podem ser instalados passando-se as informações necessárias através da linha de comando. Dessa forma, o procedimento de instalação pode ser automatizado através do uso de "login scripts".

18 - Quais são as informações usadas para identificar unicamente um computador?
A informação usada para identificar unicamente um computador é o endereço MAC da placa de rede. Sabemos que existe a possibilidade de haver computadores com placas de rede com o mesmo endereço MAC. Porém estamos assumindo que essa é uma anomalia que não será admitida pelo administrador da rede, visto que poderá causar sérios inconvenientes ao funcionamento de toda a rede.

19 - Por que algumas estações 95/98 não conseguem se comunicar com o módulo gerente WEB?
Normalmente nessas versões do sistema operacional MS-Windows esse problema é resolvido após a atualização do "Winsock2", que pode ser baixado gratuitamente do site da Microsoft.

20 - Por que o CACIC não usa SOAP?
A tecnologia SOAP, a princípio, pareceu ser a ideal para a comunicação entre os computadores gerenciados e o servidor. Porém, alguns motivos nos levaram a reconsiderar a decisão de utilizá-la no projeto. Os principais são os seguintes:

  • Necessidade de um parser XML externo (msxml.dll) que nem sempre está disponível nos computadores gerenciados, principalmente em computadores com versões do IE anteriores à versão 5.0. Isso iria contra uma de nossas principais premissas: a criação de agentes independentes de qualquer programa externo;
  • Execução lenta, principalmente durante a primeira chamada aos procedimentos disponibilizados no servidor;
  • Aumento considerável no tamanho do executável gerado (além da necessidade das dlls do parser XML, caso este não esteja disponível);
  • Mensagens XML contendo informações de cabeçalho que são desnecessárias aos nosssos propósitos, o que causaria, desnecessariamente, um tráfego adicional de dados na rede;
  • Necessidade do componente HTTPRIO, o qual não está disponível no Kylix Open Edition. Dessa forma, poderemos usar apenas os componentes de comunicação Indy, o qual está disponível gratuitamente para Delphi e Kylix.

21 - Quem seriam os técnicos a quem se deve reportar bugs, qual o esquema de suporte, qual o papel da DIAO/DEAPO neste processo, quais são os outros setores envolvidos, quem são os contatos nesses setores, tels., etc.?
No caso de manutenção ou desenvolvimento de novas rotinas deve ser acionada a DIAO, que fará uma análise junto ao URES e as demais unidades usuárias. Caso deva ser efetuada alguma mudança no sistema, será aberta uma demanda para o DERC, departamento responsável pela sustentação do
produto CACIC.

Porém, neste primeiro momento, de implantação nas unidades, estão sendo priorizadas apenas as manutenções.

Em caso de suporte técnico, entrar em contato com a URES, onde está a cultura técnica sobre a ferramenta em questão e, também, por eles serem os desenvolvedores, desde a primeira versão e também atualmente, após definição junto ao DERC.

: