Name Last Update
.github Loading commit data...
app Loading commit data...
bootstrap Loading commit data...
config Loading commit data...
database Loading commit data...
docker Loading commit data...
ieducar Loading commit data...
public Loading commit data...
resources Loading commit data...
routes Loading commit data...
scripts Loading commit data...
src Loading commit data...
storage Loading commit data...
tests Loading commit data...
.editorconfig Loading commit data...
.env.example Loading commit data...
.gitignore Loading commit data...
.php_cs Loading commit data...
.scrutinizer.yml Loading commit data...
.travis.yml Loading commit data...
artisan Loading commit data...
code-of-conduct.md Loading commit data...
composer.json Loading commit data...
composer.lock Loading commit data...
contributing.md Loading commit data...
docker-compose.yml Loading commit data...
license Loading commit data...
package.json Loading commit data...
phpunit.dusk.xml Loading commit data...
phpunit.xml Loading commit data...
readme.md Loading commit data...
server.php Loading commit data...
webpack.mix.js Loading commit data...

readme.md

Latest Release Build Status

i-Educar

“Lançando o maior software livre educacional do Brasil!”.

Nós somos a Comunidade i-Educar e acreditamos que podemos transformar o nosso país por meio da educação. Junte-se a nós!

Conteúdo

  1. Sobre o i-Educar
  2. Comunicação
  3. Como contribuir
  4. Instalação
  5. FAQ

Sobre i-Educar

O i-Educar é um software livre de gestão escolar totalmente on-line que permite secretários escolares, professores, coordenadores e gestores da área possam utilizar uma ferramenta que produz informações e estatísticas em tempo real, com um banco de dados centralizado e de fácil acesso, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público.

Ele foi originalmente desenvolvido pela prefeitura de Itajaí - SC e disponibilizado no Portal do Software Público do Governo Federal em 2008, com o objetivo de atender às necessidades das Secretarias de Educação e Escolas Públicas de todo o Brasil.

Comunicação

Acreditamos que o sucesso do projeto depende diretamente da interação clara e objetiva entre os membros da Comunidade. Por isso, estamos definindo algumas políticas para que estas interações nos ajudem a crescer juntos! Você pode consultar algumas destas boas práticas em nosso código de conduta.

Além disso, gostamos de meios de comunicação assíncrona, onde não há necessidade de respostas em tempo real. Isso facilita a produtividade individual dos colaboradores do projeto.

Canal de comunicação Objetivos
Fórum - Tirar dúvidas - Discussões de como instalar a plataforma - Discussões de como usar funcionalidades - Suporte entre membros de comunidade - FAQ da comunidade (sobre o produto e funcionalidades)
Issues do Github - Sugestão de novas funcionalidades - Reportar bugs - Discussões técnicas
Telegram - Comunicar novidades sobre o projeto - Movimentar a comunidade - Falar tópicos que não demandem discussões profundas

Qualquer outro grupo de discussão não é reconhecido oficialmente pela comunidade i-Educar e não terá suporte da Portabilis - mantenedora do projeto.

Como contribuir

Contribuições são super bem vindas! Se você tem vontade de construir o i-Educar junto conosco, veja o nosso guia de contribuição onde explicamos detalhadamente como trabalhamos e de que formas você pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Instalação

Depêndencias

Para executar o projeto é necessário a utilização de alguns softwares para facilitar o desenvolvimento.

Docker

Servidor

As seguintes extensões do PHP são necessárias:

  • bcmath
  • ctype
  • curl
  • dom
  • fileinfo
  • gd
  • iconv
  • json
  • libxml
  • mbstring
  • openssl
  • pcre
  • PDO
  • pgsql
  • Phar
  • SimpleXML
  • tokenizer
  • xml
  • xmlreader
  • xmlwriter
  • zip
  • zlib

Instalação utilizando Docker

ATENÇÃO: Essa forma de instação tem o objetivo de facilitar demonstrações e desenvolvimento. Não é recomendado para ambientes de produção!

Para instalar o projeto execute todos os passos abaixo, caso você deseje atualizar sua instalação do i-Educar, siga os passos do upgrade.

Clone o repositório:

git clone https://github.com/portabilis/i-educar.git && cd i-educar

Faça o build das imagens Docker utilizadas no projeto (pode levar alguns minutos) e inicie os containers da aplicação:

docker-compose up -d --build

Execute o comando para fazer uma nova instalação:

docker-compose exec php composer new-install

Primeiro acesso

Após finalizada a instalação, descubra em qual endereço o i-Educar está rodando, basta executar o comando:

docker-compose port nginx 80

Acesse o endereço que será exibido após rodar o comando acima.

O usuário padrão é: admin / A senha padrão é: 123456789

Assim que realizar seu primeiro acesso não se esqueça de alterar a senha padrão.

Personalizando a instalação

Você pode criar um arquivo docker-compose.override.yml para personalizar sua instalação do i-Educar, mudando as portas dos serviços ou o mapeamento dos volumes extras para a aplicação.

Xdebug

A ferramenta Xdebug está incluída no projeto com o intuito de facilitar o processo de debug durante o desenvolvimento. Para configurá-la, modifique os valores das variáveis XDEBUG_* no arquivo docker-compose.override.yml conforme orientações da sua IDE de desenvolvimento.

Executando testes unitários

Para rodar os testes, é necessário ter o i-Educar rodando e com uma base limpa, apenas a estrutura inicial e as migrations, crie o arquivo de configuração:

cp .env.example .env.testing

Execute o comando:

docker-compose exec php vendor/bin/phpunit

Instalação em servidor

O i-Educar possui um instalador que pode te auxiliar no processo de instalação em um servidor para produção.

Antes de tudo faça download da versão mais recente do i-Educar e extraia o conteúdo do release em uma pasta no seu servidor. O instalador está disponível desde a versão 2.1.0.

Configurando o servidor

O Nginx precisa estar devidamente configurado para rodar o i-Educar e permitir acesso ao instalador. Você encontra um exemplo de configuração aqui.

Em sistemas Ubuntu, por exemplo, você colocaria este arquivo na pasta /etc/nginx/sites-available e criaria um symlink para ele na pasta /etc/nginx/sites-enabled.

Não esqueça de adequar a configuração de acordo com a realidade do seu servidor principalmente as seguintes diretivas:

  • root
  • fastcgi_pass

Depois de tudo pronto basta reiniciar o processo do nginx para que as configurações novas entrem em vigor.

Executando o instalador

Agora que o Nginx está configurado você pode acessar o instalador em:

http://www.example.com/install.php

Substitua "www.example.com" pelo seu domínio ou endereço de IP. A partir daqui o instalador deverá te dar todas as instruções necessárias para realizar a instalação com sucesso. Todo exemplo de comando ou código que possa vir a aparecer no processo de instalação leva em consideração o seu ambiente, ou seja, fique à vontade para copiar e colar os comandos que eles deverão funcionar corretamente.

Quando tudo estiver ok você poderá definir uma senha para o usuário admin e iniciar o processo de instalação. Se tudo correr bem você poderá acessar o i-Educar normalmente.

Em caso de erros no processo de instalação verifique os logs do sistema que se encontram em storage/logs para determinar suas causas. Não hesite em entrar em contato caso enfrente dificuldades!

Instalação do pacote de relatórios

O i-Educar possui um pacote de mais de 40 relatórios.

Para instalar o pacote de relatórios visite o repositório do projeto https://github.com/portabilis/i-educar-reports-package e siga as instruções de instalação.

Upgrade

Perguntas frequentes (FAQ)

Algumas perguntas aparecem recorrentemente. Olhe primeiro por aqui: FAQ.


Powered by Portabilis Tecnologia.