Carga de dados

Para espacializar um conjunto de dados estatísticos é necessário que estejam armazenados no banco e que a delimitação das regiões ou posição das localidades também estejam nesse banco.

Os dados estatísticos são tabelas normais que contém linhas e colunas, mas que devem seguir alguns padrões:

Os dados geográficos também são tabelas convencionais mas que possuem uma coluna do tipo "geometry" que irá armazenar as coordenadas correspondentes à região ou localidade. Essas tabelas devem seguir os seguintes padrões:

Em qualquer um dos casos, os seguintes padrões devem ser seguidos:

Existem softwares que podem ser utilizados para a carga dos dados no banco. No i3GeoSaúde existem algumas ferramentas para isso que aceitam arquivos nos formatos CSV e shapefile.

Criação de uma tabela com dados geográficos a partir de um shapefile

Para ter acesso ao gerenciador de tabelas do i3GeoSaúde, acesse o menu de administração e selecione a opção "Gerenciador de tabelas de dados estatísticos (upload de SHP e CSV)" na linha "Enviar arquivo para o servidor".

Acessando o gerenciador de tabelas.

Em seguida, escolha o banco "i3geosaude" e o esquema "i3geo_metaestat".

Definindo o banco de dados e o esquema a ser criada a tabela.

É possível criar uma tabela fazendo o upload de um arquivo Shapefile (extensões obrigatórias: ".shp"; ".shx" e; ".dbf"), um arquivo CSV ou ainda criando uma tabela nova manualmente.

Para criar uma tabela por meio de um arquivo shapefile escolha a opção "Upload Shapefile". Selecione a localização dos arquivos ".shp", ".shx" e ".dbf". Depois, insira o nome da tabela a ser criada ou escolha na lista uma tabela já existente. Caso a tabela já exista, informe em seguida se você quer adicionar os dados do shapefile à tabela já existente ou apagar os dados existentes e incluir o SHP. Se for uma tabela nova, escolha a opção "Criar a tabela nova e incluir registros do SHP". Em seguida, informe o código SRID da projeção geográfica do arquivo que você está inserindo e marque a opção se quiser criar uma coluna "gid" para ser utilizado como código único do registro. Por fim, clique em enviar.

Upload de arquivo shapefile

Caso apareça uma mensagem parecida com a abaixo, o upload foi realizado com sucesso:

Preparando inclusão de dados
Incluindo dados
Registros existentes no SHP: 406
Registros na tabela final: 406
Diferenças podem ocorrer em função de caracteres acentuados não suportados pelo banco de dados
Feito!!!
Faça o reload da página

Criação de uma tabela a partir de um CSV

Para criar uma tabela por meio de um arquivo CSV escolha a opção "Upload CSV". Selecione a localização do arquivo ".csv". Depois, insira o nome da tabela a ser criada ou escolha na lista uma tabela já existente. Caso a tabela já exista, informe em seguida se você quer adicionar os dados do CSV à tabela já existente ou apagar os dados existentes e incluir o CSV. Se for uma tabela nova, escolha a opção "Criar a tabela nova e incluir registros do CSV". Em seguida, marque a opção se quiser criar uma coluna "gid" para ser utilizado como código único do registro. Caso o arquivo CSV contenham colunas com coordenadas geográficas em graus decimais e você queira utilizá-las, informe o nome das colunas com as latitudes (Y) e longitudes (X). Por fim, clique em enviar.

Upload de arquivo CSV

Caso apareça uma mensagem parecida com a abaixo, o upload foi realizado com sucesso:

Incluindo dados
Registros existentes no CSV: 29
Registros na tabela final: 29
Feito!!!
Faça o reload da página

Edição manual de tabelas

Para criar uma nova tabela manualmente, escolha a opção "Criar uma nova tabela" e informe o nome da nova tabela.

Se quiser editar manualmente uma tabela, escolha a tabela criada na lista.

Lista de tabelas existentes

Para criar uma nova coluna, escolha a opção "Adicionar uma nova coluna". Escolha o nome da nova coluna e o tipo de registro (integer, numeric, text, geometry).