Recriando uma distribuição ISO

Após a instalaçao do i3GeoSaúde é possível recriar um arquivo ISO que poderá ser armazenado em um dispositivo USB para redistribuição. O novo "pendrive" conterá todas as modificações feitas no sistema e poderá ser utilizado diretamente ou reinstalado em outro computador.

Veja mais detalhes no link http://en.wikipedia.org/wiki/ISO_image

Roteiro

Um arquivo ISO é limitado a um máximo de 4Gb. Esse limite é facilmente extrapolado no processo descrito aqui pois todo o sistema operacional e arquivos são incluídos no resultado final, por isso é muito importante reduzir ao máximo o sistema de arquivos removendo softwares pouco usados e arquivos temporários.

Como o i3Geo gera arquivos temporários na pasta /tmp/ms_tmp, antes de criar o arquivo ISO reinicie o computador e siga o roteiro sem abrir o mapa do i3Geo (ao reiniciar os arquivos temporários são removidos).

Execute também operações de limpeza no Firefox, excluindo os arquivos temporários e cookies. Feito isso, rode o programa BleachBit que é inicializado a partir do menu de aplicativos e opção "Sistema". Se mesmo com essa limpeza o arquivo ISO ficar com mais de 4 Gb experimente remover os arquivos de backup existentes na pasta HOME e na pasta /var/www. A pasta escondida /var/www/.svn pode ser removida mas isso implica na perda da conexão entre o código do i3GeoSaúde e o repositório SVN impedindo sua atualização. Como existem muitos vídeos na pasta /var/www/docs, removê-los poderá diminuir o volume e após a instalação do i3GeoSaúde o processo de "update" irá recuperá-los.

Após a limpeza deve ser feita a geração do arquivo ISO. Acesse o gerenciador de Configurações e abra o programa Remastersys.

Complete a limpeza de arquivos acionando a opção "Clear working folder". Em seguida altere algumas das configurações acionando o botão "Customize".

Copie agora os dados de usuário acionando a opção "User settings" e na janela seguinte, escolha "i3geosaude".

Voltando a tela de customizações, acione a opção "Configure" e na tela seguinte escolha um novo nome para a imagem ISO.

Após concluir, acione "Quit" para voltar à tela de inicialização.

De volta à tela principal do Remastersys, acione a opção "Backup" para dar início ao processo de geração da imagem ISO.

No final, a pasta "remastersys" terá sido criada na raiz do sistema de arquivos. Dentro dessa pasta estará o arquivo *.iso para ser gravado em um USB.

Agora já é possível gravar a imagem ISO em um pendrive. Insira o dispositivo em uma saída USB e ative o gravador, localizado no menu de aplicativos em "Sistemas"->"Criador de discos de inicialização".

Na lista de dispositivos, escolha o pendrive desejado e acione "Apagar disco". Escolha também o arquivo iso que foi criado e clique em "Criar disco de inicialização"

Concluído o processo, teste a geração do pendrive religando o computador mas mantendo o dispositivo conectado na porta USB.