"Live USB" é um pendrive USB contendo um sistema operacional a partir do qual se pode "iniciar" um computador. Um Live USB pode ser usado para recuperação de dados, para testar sistemas sem ter que instalá-lo no disco rígido ou para distribuir softwares que dependem de um ambiente específico de funcionamento.
No caso do i3GeoSaúde, a criação de um "live USB" facilita a distribuição do software e a sua instalação. Isso ocorre porque o sistema precisa de vários outros softwares para funcionar adequadamente, tais como Apache, PHP, Postgis, etc. Com o "live USB" preparado, a única coisa que o usuário precisa é conectar o pendrive e ligar o computador, ou mesmo executar o software sem sair do sistema operacional em uso, utilizando para isso uma máquina virtual.
O arquivo i3geosaude.iso é uma imagem do sistema operacional Xubuntu com o i3GeoSaúde já instalado.
O arquivo i3geosaude.iso pode ser baixado em um dos seguintes endereços:
Existem várias formas de se “queimar” uma iso em um drive USB. A que iremos adotar é uma das mais amigáveis e será feita no Windows.
Faça o download do LILI em http://www.linuxliveusb.com/pt/download e instale-o.
Abra o LILI.
Escolha o arquivo .iso, no nosso caso i3geosaude.iso
Escolha o tamanho da persistência. Caso seja utilizado em uma máquina virtual é necessário ter um arquivo de persistência para que as alterações feitas durante a execução dos programas sejam gravadas.
Marque todas as opções. A última opção instalará dentro do pendrive uma máquina virtual que possibilitará testar o i3GeoSaúde de dentro do Windows.
Caso você queira utilizar o pendrive para ligar o computador inicializando o Xubuntu diretamente, fora da máquina virtual, deixe a terceira opção desmarcada.
Clique no raio para começar o processo de criação do pendrive inicializável. Este processo levará alguns minutos.
Após a finalização o seu pendrive estará pronto para ser usado. Utilizando o i3GeoSáude Live USB
Podemos utilizar o nosso pendrive de duas maneiras: Com a máquina virtual de dentro do Windows ou dando boot pelo pendrive.
Máquina virtual no WINDOWS
Por default a máquina virtual instalada dentro do i3GeoSáude Live USB vem configurada para utilizar 384 MB, o que deixa nossa aplicação muito lenta. Iremos alterar isso.
Pelo Windows Explorer, acesse o pendrive, entre na pasta VirtualBox e execute o arquivo VirtualBox.exe. Clique na opção Settings.
Na janela que irá abrir, clique na opção System e altere o tamanho da opção Base Memory, mova o cursor até o final da linha verde.
Feito isso, clique em ok e feche o VirtualBox
Agora execute o arquivo Virtualize_This_Key.exe
Selecione a opção live - boot the Live System, espere a inicialização.
A senha para o usuário i3geosaude é i3geosaude. Digite a senha e clique em iniciar sessão.
Clique no icone i3GeoSaúde que se encontra na área de trabalho. E comece a trabalhar!