Em função da quantidade de informações a serem atualizadas, a tela foi dividida em quatro abas:
Preenchimento dos campos
Na aba de "Endereço" você deve informar todos os endereços do cliente e selecionar o endereço, para o qual serão enviadas as correspondências. É obrigatório que seja informado, pelo menos, um endereço.
Nesta aba você poderá adicionar novos endereços, atualizar os endereços já adicionados e remover aqueles endereços que foram inseridos indevidamente.
Todos os endereços informados serão apresentados na tabela "Endereço(s) do Cliente".
Para
inserir um
endereço clique no botão "Adicionar",
que será aberta a
tela "Informar Endereço", para você
informar os dados referentes ao endereço que deseja
adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, ...). Esta tela ficará
ativa até que você efetue a
inserção de todos os endereços que
desejar. Após a inclusão dos
endereços, clique no botão "Fechar" para voltar
à aba de "Endereço". Clique aqui
para obter ajuda para a tela "Informar Endereço".
Para atualizar as informações de um endereço já inserido, clique sobre o link existente na descrição do endereço inserido, que será aberta a tela "Atualizar Endereço", para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, ...). Após a atualização do endereço, clique no botão "Atualizar" para voltar à aba de "Endereço" com as informações atualizadas. Caso deseje fechar a tela "Atualizar Endereço", sem efetuar nenhuma alteração, clique no botão "Fechar". Clique aqui para obter ajuda para a tela "Atualizar Endereço".
Para
remover um
endereço da tabela "Endereço(s)
do Cliente",
clique no botão "Remover" , que fica ao lado do
endereço, na primeira coluna da tabela. Após
clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de
diálogo, solicitando a confirmação da
remoção. Clique no botão
"Cancelar" para desistir da remoção, ou no
botão "OK" para confirmar a remoção do
endereço. Ao desistir da remoção, o
sistema fechará a caixa de diálogo e
voltará para a aba de endereço sem efetuar
nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar
a remoção, o sistema fechará
a
caixa de diálogo e voltará para a aba de
endereço efetuando a remoção do
endereço na tabela.
Observação: Os campos obrigatórios estão marcados um um asterisco vermelho (*)
Funcionalidade dos botões:
As telas do tipo aba
apresentam dois tipos de
botões, que estão separados por uma linha
horizontal no final das telas.
Os botões que
estão acima da linha horizontal,
estão relacionados com a navegação
entre as abas, e, os botões que estão
abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.
|
Botão |
Descrição |
|---|---|
| Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do cliente que esta sendo atualizado. Basta posicionar o "mouse" sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo. | |
| Utilize
este botão para adicionar endereços na tabela "Endereço(s)
do Cliente".
Ao ser acionado, será apresentada a tela "Informar
Endereço", onde você deverá informar os
dados do(s) endereço(s) do cliente. |
|
| Clique neste botão efetuar a remoção de um endereço da tabela "Endereço(s) do Cliente". Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. | |
![]() |
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior. |
![]() |
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba. |
| Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. | |
| Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará na aba "Nome e Tipo". | |
| Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal. | |
| Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela "Manter Cliente" ou a tela "Filtrar Cliente". |
Tela de Sucesso:
A tela de sucesso
será apresentada
após clicar no botão
"Concluir", e não houver nenhuma
inconsistência no conteúdo dos campos de todas as
abas do processo "Manter Cliente".
O sistema apresentará a mensagem abaixo,
quando a atualização do cliente tiver sido
realizada com
sucesso.
"Cliente de código <<código do cliente>> atualizado com sucesso."
O sistema apresentará duas opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso: