Atualizar Imóvel - Aba Cliente
Esta tela faz parte do processo "Manter Imóvel", e permite que você atualize as informações do imóvel. O sistema apresenta os campos do imóvel preenchidos com as informações existentes no banco de dados.
Verifique se você selecionou o imóvel correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o imóvel errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o imóvel correto.
Se você selecionou o imóvel correto, então efetue as alterações que desejar, e clique no botão Concluir, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.

Em função da quantidade de informações a serem atualizadas, a tela foi dividida em seis abas: 

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.
Agora, nós vamos ver a ajuda para a aba "Cliente".
Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no "link" correspondente, na sessão "Tópicos Relacionados".

Preenchimento dos campos

Nesta aba você deve informar tantos clientes, quanto existirem para o imóvel. 

Inicialmente você deve informar os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, ...). Caso o cliente não esteja cadastrado, você deverá, primeiro, inserí-lo através da opção "Cadastro --> Cliente --> Inserir Cliente". 

Depois do cliente estar devidamente selecionado e configurado, você deve clicar no botão Adicionar, para inserir o cliente na tabela Cliente(s) Informado(s). 

É obrigatório que o cliente do tipo "Usuário" seja informado.

Finalmente, caso exista mais de um cliente cadastrado para o imóvel, você deverá indicar aquele cujo nome sairá impresso na conta, clicando na coluna correspondente da tabela. 

Para inserir um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão Adicionar, que o cliente será inserido na tabela. 

Para remover o cliente da tabela "Cliente(s) Informado(s)", selecione-o no "check-box" existente na coluna "Remover". Selecione tantos clientes, quantos desejar excluir, e, depois, clique no botão Remover, que o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.  Clique no botão "Cancelar" para desistir da remoção, ou no botão "OK" para confirmar a remoção do(s) cliente(s). Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de cliente sem efetuar nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de cliente efetuando a remoção do cliente na tabela. 

Observação: Os campos obrigatórios estão marcados um um asterisco vermelho (*).

Funcionalidade dos botões:

As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas.
Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.

Botão

Descrição

Hint Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do imóvel que esta sendo atualizado. Basta posicionar o "mouse" sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo. 
Pesquisar

Utilize este botão para ativar a funcionalidade "Pesquisar Cliente". Deve ser utilizado quando você não souber que é o código do cliente que deseja vincular ao imóvel. 

Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa.

Limpar campo Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente.
Calendário Clique neste botão para abrir a tela que selecionará, a partir do calendário, a data de início da relação do cliente com o imóvel. Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário.
Adicionar Utilize este botão para adicionar o cliente do imóvel na tabela "Cliente(s) Informado(s)".
Remover Utilize este botão para solicitar ao sistema a remoção do cliente da tabela "Cliente(s) Informado(s)".
VoltarVoltar Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior. 
AvançarAvançar Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.
Concluir
Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do imóvel na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. 
Desfazer Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento,  e posicionará o sistema na aba "Localidade".
Cancelar Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Voltar Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependo do caso será a tela "Manter Imóvel" ou a tela "Filtrar Imóvel".

Tela de Sucesso:

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão "Concluir", e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo "Manter Imóvel".
O sistema apresentará a  mensagem abaixo, quando a atualização do imóvel tiver sido realizada com sucesso. 

"Imóvel de matrícula <<matrícula do imóvel>> atualizado com sucesso."

O sistema apresentará duas opções após a atualização do imóvel. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso:

Tópicos Relacionados: