Atualizar Cliente - Aba Nome e Tipo
Esta tela faz parte do processo "Manter Cliente", e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados.Em função da quantidade de informações a serem atualizadas, a tela foi dividida em quatro abas:
Preenchimento dos campos
Nome(*): Informe o nome completo do cliente.
Nome Abreviado: Informe um nome abreviado para o cliente.
Tipo do Cliente(*): Selecione, na lista de tipos apresentada, o tipo do cliente que você está inserindo. A partir da informação existente neste campo é que o sistema irá formatar a aba de "Pessoa", se para pessoa física, ou pessoa jurídica.
e-mail: Informe um endereço de "e-mail" válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.
Funcionalidade dos botões:
As
telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que
estão separados por uma linha horizontal no final das telas.
Os botões que
estão acima da linha horizontal,
estão relacionados com a navegação
entre
as abas, e, os botões que estão abaixo
da linha
horizontal, têm efeito sobre todas as abas.
|
Botão |
Funcionalidade |
|---|---|
| Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do cliente que esta sendo atualizado. Basta posicionar o "mouse" sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo. | |
![]() |
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba. |
| Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. | |
| Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. | |
| Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal. | |
| Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela "Manter Cliente" ou a tela "Filtrar Cliente". |
Tela de Sucesso:
A tela de sucesso
será apresentada
após clicar no botão
"Concluir", e não houver nenhuma
inconsistência no conteúdo dos campos de todas as
abas do processo "Manter Cliente".
O sistema apresentará a mensagem abaixo,
quando a atualização do cliente tiver sido
realizada com
sucesso.
"Cliente de código <<código do cliente>> atualizado com sucesso."
O sistema apresentará duas opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso: