Em função da quantidade de informações a serem atualizadas, a tela foi dividida em quatro abas:
Preenchimento dos campos
A aba "Pessoa" tem uma caracterísca diferente das demais abas. Ela terá uma formatação diferente, dependendo do tipo do cliente.
Em função do tipo do cliente informado na aba anterior (Nome e Tipo), é que o sistema irá formatar a aba "Pessoa", entre as opções: Pessoa Jurídica ou Pessoa Física.
Se for um cliente do tipo Pessoa Jurídica a tela será formatada com os campos relacionados abaixo.
CNPJ: Informe o número do CNPJ do cliente. O sistema irá verificar se o número é valido.
Ramo de Atividade: Selecione, na lista apresentada, o ramo da atividade do cliente que você está inserindo.
Cliente
Responsável Superior: Informe o
código de um cliente do tipo pessoa jurídica,
existente na base de dados, e tecle "Enter", ou
clique no botão
"Pesquisar"
, que fica ao lado do
campo. Neste caso
será apresentada uma tela de "popup",
onde será possível efetuar a pesquisa dos
clientes responsáveis. Após a
informação do código de um cliente
existente, ou da seleção de um cliente na
tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente
no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade
"Pesquisar Responsável", clique aqui.
CPF: Informe o número do CPF do cliente. O sistema irá verificar se o número é valido.
RG: Este campo é composto pelos campos relacionados abaixo. Ao informar um dos campos que compõem o RG, os demais, obrigatoriamente, deverão ser informados.
, para selecionar a
data a partir do calendário.
,
para selecionar a data a partir do calendário.
Funcionalidade dos botões:
As telas do tipo aba
apresentam dois tipos de
botões, que estão separados por uma linha
horizontal no final das telas.
Os botões que
estão acima da linha horizontal,
estão relacionados com a navegação
entre as abas, e, os botões que estão
abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.
|
Botão |
Descrição |
|---|---|
| Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do cliente que esta sendo atualizado. Basta posicionar o "mouse" sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo. | |
![]() |
Estando
com a aba
formatada para Pessoa Jurídica, este botão
será
apresentado para acionar a funcionalidade "Pesquisar
Responsável" |
![]() |
Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente. |
![]() |
Estando na aba formatada para Pessoa Física, ao acionar este botão, o sistema íra abrir uma tela para que você selecione a data a partir do calendário. Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário. |
![]() |
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior. |
![]() |
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba. |
| Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. | |
| Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará na aba "Nome e Tipo". | |
| Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal. | |
| Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela "Manter Cliente" ou a tela "Filtrar Cliente". |
Tela de Sucesso:
A tela de sucesso
será apresentada
após clicar no botão
"Concluir", e não houver nenhuma
inconsistência no conteúdo dos campos de todas as
abas do processo "Manter Cliente".
O sistema apresentará a mensagem abaixo,
quando a atualização do cliente tiver sido realizada com
sucesso.
"Cliente de código <<código do cliente>> atualizado com sucesso."
O sistema apresentará duas opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso: