Inserir Cliente - Aba Telefone

Esta opção do sistema permite a inserção de um cliente na base de dados.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas: 

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão. Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.
Agora, nós vamos ver a ajuda para a aba "Telefone".
Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no "link" correspondente, na sessão "Tópicos Relacionados".

Preenchimento dos campos

Na aba "Telefone" você deve informar todos os telefones do cliente e selecionar o telefone principal.

Nesta aba você poderá adicionar novos telefones, ou remover os telefones que foram inseridos indevidamente, ou com erro.

Todos os telefones informados serão apresentados na tabela "Telefone(s) do Cliente".

Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão "Adicionar"Adicionar. Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adicionará o telefone na tabela "Telefone(s) do Cliente". Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema irá apresentar a mensagem de crítica correspondente. Veja, na lista apresenta abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone: 

Para remover um telefone da tabela "Telefone(s) do Cliente", clique no botão "Remover" Remover item da tabela, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela. Após clicar no botão, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.  Clique no botão "Cancelar" para desistir da remoção, ou no botão "OK" para confirmar a remoção do telefone. Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela. 

Na coluna  "Prinicipal", existente na tabela "Telefone(s) do Cliente", você deverá informar qual é o telefone principal do cliente.

Caso tenha efetuado o cadastrado de um telefone com erro, como não há a opção de alteração, então você deverá remover o telefone inserido com erro e efetuar a inserção de um outro telefone, com os dados corretos.
O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.

Observação: Os campos obrigatórios estão marcados um um asterisco vermelho (*)

Funcionalidade dos botões:

As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas.
Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.

Botão

Descrição

Pesquisar Utilize este botão para acionar a funcionalidade "Pesquisar Município". Esta opção só deve ser acionada, caso você desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando. Ao selecionar um município o sistema irá atualizar, automaticamente, o nome do município e o número do DDD nos campos correspondentes.
Limpar campo Clique neste botão para efetuar a limpeza dos campos de município e número do DDD.
Adicionar Utilize este botão para adicionar telefones na tabela "Telefone(s) do Cliente". Ao ser acionado, o sistema exigirá que as informações do telefone tenham sido cadastradas corretamente nos campos corrrespondentes. 
Remover item da tabela Clique neste botão efetuar a remoção de um telefone da tabela "Telefone(s) do Cliente". Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
VoltarVoltar Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior. 
Concluir
Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. 
Desfazer Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento,  e posicionará na aba "Nome e Tipo".
Cancelar Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.

Tela de Sucesso:

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão "Concluir", e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo "Inserir Cliente".
O sistema apresentará a  mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso. 

"Cliente de código <<código do cliente>> inserido com sucesso."

O sistema apresentará tres opções após a inserção da cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso:

Tópicos Relacionados: