Manter Cliente

Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração ou exclusão) de clientes já existentes na base de dados.

Além da alteração e exclusão de clientes, esta opção também permite a emissão de um relatório com o resultado do filtro informado.

Inicialmente, o sistema apresenta a tela "Filtrar Cliente" para que seja efetuado o filtro do(s) clientes(s) que se deseja efetuar a manutenção. 

Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela "Manter Cliente", com a relação dos clientes pesquisados; ou irá, direto, para a tela "Atualizar Cliente".

O sistema irá para a tela "Manter Cliente", com a relação dos clientes pesquisados, quando o campo (check-box) "Atualizar" estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1. 

O sistema irá, direto, para a tela "Atualizar Cliente", quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo "Atualizar"  estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1. 

O quadro, abaixo, apresenta as condições possíveis e a tela a ser apresentada. 

Campo Atualizar

Qtd. Registros Selecionados

Tela Apresentada

Marcado 1 registro Atualizar Cliente
Marcado mais de 1 registro Manter Cliente
Desmarcado 1 registro Manter Cliente
Desmarcado mais de um registro Manter Cliente

Portanto, caso você deseje alterar as informações de um cliente já existente na base de dados, então mantenha o campo "Atualizar" marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, se evitará a apresentação de uma tela intermediária. 

Caso a sua opção seja pela exclusão de clientes já existentes, então o campo "Atualizar" deverá ser desmarcado, pois, obrigará que o sistema apresente a tela "Manter Cliente", independentemnte da quantidade de registros selecionados. 


Tela Manter Cliente

O sistema apresenta uma tabela com a relação de clientes selecionados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela "Filtrar Cliente".
A relação dos clientes selecionados estará classificada pelo nome do cliente, que, também, tem um link para que você possa selecionar o cliente que deseja alterar.Caso, para o critério de pesquisa informado, tenham sido selecionadas mais de 10 clientes, o sistema irá montar um mecanismos de paginação no final da página.
Clicando sobre o número da página, você poderá navegar para as demais páginas.

Esta tela permite que você escolha a opção de manutenção que deseja fazer:  Para alterar um cliente, clique sobre o link existente no nome do cliente, que o sistema irá apresentar a tela para que você efetue a atualização das informações do cliente que você selecionou.

Para efetuar a exclusão de clientes da base de dados, você deve efetuar dois procedimentos:
  1. Selecionar os clientes que deseja excluir, clicando sobre o campo (ckeck-box) existente na coluna mais à esquerda da tabela; e 
  2. Clicar no botão "Remover" para solicitar ao sistema que efetue a remoção dos clientes selecionados.
Você pode selecionar mais de um cliente para exclusão, ou todos os clientes da tela, clicando sobre o link "Todos", existente no cabeçalho da tabela. Se clicar mais de uma vez sobre o link, o sistema irá selecionar, e desmarcar a seleção dos clientes sucessivamente.
Para solicitar a geração de um relatório com as informações dos clientes selecionados, clique sobre o botão com a imagem de uma impressora Relatório, que fica no canto inferior direito da tela. O sistema apresentará uma janela solicitando que você escolha o formato de saída do relatório. Escolha o formato e clique no botão "Gerar". Para instruções mais detalhadas de como gerar o relatório, clique aqui.

Funcionalidade dos botões

Botão

Funcionalidade

Remover Solicitar ao sistema a remoção dos clientes selecionados para remoção na tabela.
Só serão removidos os clientes que não tiverem vínculo com outras informações no sistema, como, por exemplo, imóveis vinculados.
Voltar Filtro Retornar para a tela de filtro. O sistema irá manter a informação dos argumentos de pesquisa informados anteriormente.
Relatório Solicitar a geração de um relatório com as informações dos clientes selecionadas.


Tópicos Relacionados: