Em função da quantidade de informações a serem atualizadas, a tela foi dividida em seis abas:
Preenchimento dos campos
Nesta aba você deve informar tantos clientes, quanto existirem para o imóvel.Inicialmente você deve informar os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, ...). Caso o cliente não esteja cadastrado, você deverá, primeiro, inserí-lo através da opção "Cadastro --> Cliente --> Inserir Cliente".
Depois do cliente estar devidamente
selecionado e configurado, você deve clicar no
botão , para inserir o cliente na
tabela Cliente(s) Informado(s).
É obrigatório que o cliente do tipo "Usuário" seja informado.
Finalmente, caso exista mais de um cliente cadastrado para o imóvel, você deverá indicar aquele cujo nome sairá impresso na conta, clicando na coluna correspondente da tabela.
Para
inserir um
cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no
botão ,
que o cliente será inserido na tabela.
, que fica ao lado do
campo. Neste caso
será apresentada uma tela de "popup",
onde será possível efetuar a pesquisa de
clientes. Após a
informação do código de um cliente
existente, ou da seleção de um cliente na
tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do cliente
no campo correspondente. Para obter ajuda sobre a funcionalidade
"Pesquisar Cliente", clique aqui.
, para selecionar a
data a partir do calendário.
Para remover o cliente da tabela "Cliente(s) Informado(s)",
selecione-o no "check-box" existente na coluna "Remover". Selecione
tantos clientes, quantos desejar excluir, e, depois, clique no
botão , que o sistema irá abrir uma caixa de
diálogo, solicitando a confirmação da
remoção. Clique no botão
"Cancelar" para desistir da remoção, ou no
botão "OK" para confirmar a remoção do(s) cliente(s). Ao desistir da remoção, o
sistema fechará a caixa de diálogo e
voltará para a aba de cliente sem efetuar
nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar
a remoção, o sistema fechará
a
caixa de diálogo e voltará para a aba de cliente efetuando a remoção do cliente na tabela.
Funcionalidade dos botões:
As telas do tipo aba
apresentam dois tipos de
botões, que estão separados por uma linha
horizontal no final das telas.
Os botões que
estão acima da linha horizontal,
estão relacionados com a navegação
entre as abas, e, os botões que estão
abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.
|
Botão |
Descrição |
|---|---|
| Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do imóvel que esta sendo atualizado. Basta posicionar o "mouse" sobre o botão, que o sistema apresentará a janela com o resumo. | |
![]() |
Utilize este botão para ativar a funcionalidade "Pesquisar Cliente". Deve ser utilizado quando você não souber que é o código do cliente que deseja vincular ao imóvel. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa. |
![]() |
Clique neste botão para efetuar a limpeza do campo correspondente. |
![]() |
Clique neste botão para abrir a tela que selecionará, a partir do calendário, a data de início da relação do cliente com o imóvel. Clique aqui para obter a ajuda da tela do calendário. |
| Utilize este botão para adicionar o cliente do imóvel na tabela "Cliente(s) Informado(s)". | |
| Utilize este botão para solicitar ao sistema a remoção do cliente da tabela "Cliente(s) Informado(s)". | |
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Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior. |
![]() |
Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba. |
| Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do imóvel na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. | |
| Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará o sistema na aba "Localidade". | |
| Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. | |
| Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependo do caso será a tela "Manter Imóvel" ou a tela "Filtrar Imóvel". |
Tela de Sucesso:
A tela de sucesso
será apresentada
após clicar no botão
"Concluir", e não houver nenhuma
inconsistência no conteúdo dos campos de todas as
abas do processo "Manter Imóvel".
O sistema apresentará a mensagem abaixo,
quando a atualização do imóvel tiver sido
realizada com
sucesso.
"Imóvel de matrícula <<matrícula do imóvel>> atualizado com sucesso."
O sistema apresentará duas opções após a atualização do imóvel. Escolha a opção desejada clicando em algum dos "links" existentes na tela de sucesso: