Manter Tarifa de Consumo

Esta opção do sistema permite que seja efetuada a manutenção (alteração, reajuste ou exclusão) das "Tarifas de Consumo" já existentes na base de dados.

Além da alteração, reajuste e exclusão, esta opção permite, também, a emissão de um relatório com o resultado do filtro.

Inicialmente o sistema apresenta a tela "Filtrar Tarifa de Consumo" para que seja efetuado o filtro das "Tarifas de Consumo" a serem alteradas, reajustas ou excluídas. 

Após a execução do filtro, o sistema apresentá a tela "Manter Tarifa de Consumo", com a relação das "Tarifas de Consumo" pesquisadas; ou irá, direto, para a tela "Atualizar Tarifa de Consumo".

O sistema apresentará a tela "Manter Tarifa de Consumo", com a relação das "Tarifas de Consumo" pesquisadas, quando o campo "Atualizar" estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1. 

O sistema irá, direto, para a tela "Atualizar Tarifa de Consumo", quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo "Atualizar"  estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1. 

O quadro, abaixo, apresenta as diversas alternativas; e a tela que deve ser apresentada em cada uma das alternativas. 

Campo Atualizar

Qtd. Registros Selecionados

Tela Apresentada

Marcado 1 registro Atualizar Tarifa de Consumo
Marcado mais de 1 registro Manter Tarifa de Consumo
Desmarcado 1 registro Manter Tarifa de Consumo
Desmarcado mais de um registro Manter Tarifa de Consumo

Portanto, caso você deseje alterar as informações das "Tarifas de Consumo", mantenha o campo "Atualizar" marcado, pois, caso o resultado da pesquisa retorne apenas um registro, se evitará a apresentação de uma tela intermediária. 

Caso a sua opção seja pela exclusão, reajuste, ou emisão do relatório de "Tarifas de Consumo",  então o campo "Atualizar" deverá ser desmarcado para que o sistema apresente a tela "Manter Tarifa de Consumo", independentemente da quantidade de registros selecionados. 


Tela Manter Tarifa de Consumo

O sistema apresenta uma tabela com a relação das "Tarifas de Consumo" selecionadas, de acordo com os argumentos de pesquisa informados na tela Filtrar Tarifa de Consumo.

A relação das "Tarifas de Consumo" selecionadas estará classificada pela descrição da "Tarifa de Consumo", que terá um link para que você possa selecionar a "Tarifa de Consumo" que deseja alterar.
Você deverá escolher a opção de manutenção que deseja realizar:  Para alterar uma "Tarifa de Consumo", clique sobre o link existente na descrição da "Tarifa de Consumo", que o sistema irá apresentar a tela "Atualizar Tarifa de Consumo", para que você efetue a atualização dos dados da "Tarifa de Consumo" que selecionou.

Para efetuar o reajuste das  "Tarifa de Consumo", você deve efetuar os seguintes procedimentos:
  1. Selecionar as "Tarifas de Consumo" que deseja reajustar, clicando sobre o campo (ckeck-box) existente na coluna mais à esquerda da tabela.
  2. Clique no botão Reajustar Tarifa de Consumo para ativar a tela "Reajustar Tarifa de Consumo", onde você irá informar os dados e concluir o reajuste da tarifa.
Para efetuar a exclusão de "Tarifas de Consumo", você deve efetuar os seguintes procedimentos:
  1. Selecionar as "Tarifas de Consumo" que deseja excluir, clicando sobre o campo (ckeck-box) existente na coluna mais à esquerda da tabela.
  2. Clique no botão Remover para solicitar ao sistema a efetivação da remoção das "Tarifas de Consumo" selecionadas.
  3. O sistema vai apresentar uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção (OK ou Cancelar).
  4. Após a confirmação da remoção, e se não houver nenhuma inconsistência ou impedimento, o sistema apresentará a tela de sucesso da remoção.
Você pode selecionar mais de uma "Tarifa de Consumo", ou todas as "Tarifas de Consumo", clicando sobre o link "Todos", existente no cabeçalho da tabela. Se clicar mais de uma vez sobre o link, o sistema irá selecionar, e desmarcar a seleção sucessivamente.

Para solicitar a geração de um relatório com as informações das "Tarifas de Consumo" selecionadas no filtro, clique sobre o botão com a imagem de uma impressora
Relatório, que fica no canto inferior direito da tela. O sistema apresentará uma caixa de diálogo solicitando que você escolha o formato de saída do relatório. Escolha o formato e clique no botão "Gerar". Para instruções mais detalhadas de como gerar o relatório, clique aqui.

Funcionalidade dos botões

Botão

Funcionalidade

Reajustar Tarifa de Consumo Ativar a tela para que você possa informar os dados para reajustar a tarifa de consumo selecionada na tabela.
Remover Solicitar ao sistema a remoção das "Tarifas de Consumo" selecionadas para remoção na tabela.
Só serão removidas as "Tarifas de Consumo" que não tiverem vínculo com outras informações no sistema, como, por exemplo, já ter havido algum faturamento utilizando a "Tarifa de Consumo".
Voltar Filtro Retornar para a tela de filtro. O sistema irá manter a informação dos argumentos de pesquisa informados anteriormente.
Relatório Solicitar a geração de um relatório com as informações das "Tarifas de Consumo" selecionadas pelo filtro.

Tela de Sucesso da Remoção:

A tela de sucesso da remoção de "Tarifas de Consumo" será apresentada após clicar no botão Remover; após a confirmação a remoção na caixa de diálogo; e não houver nenhuma inconsistência, ou impossibilidade da remoção.
O sistema apresentará a  mensagem abaixo, quando a remoção da(s) "Tarifa(s) de Consumo" tiver(em) sido realizada(s) com sucesso. 

"<<quantidade de tarifas de consumo removidas>> Tarifa(s) de Consumo removida(s) com sucesso.".

O sistema apresentará duas opções após a remoção da(s) "Tarifa(s) de Consumo". Escolha a opção desejada clicando em algum dos "hyperlinks" existentes na tela de sucesso:



Tópicos Relacionados: