Sistema de Apoio Educacional
O Projeto SAE é originário de pesquisas envolvendo professores e estudantes de três instituições brasileiras de ensino superior (UCB, UFRGS e PUC-RS), que objetiva empregar recursos tecnológicos adequados a uma metodologia educacional coerente ao ensino-aprendizagem almejado, consistindo num projeto, naturalmente, multidisciplinar (Educação, Psicologia e Informática).
O SAE utiliza como principal recurso de suporte tecnológico um tipo de software educacional que possibilita interação adequada por meio da rede mundial de computadores (Internet), podendo ser empregado como sistema de apoio ao ensino-aprendizagem praticado a distância ou presencial, bem como na combinação destas duas formas de instrução (semipresencial).
A elaboração deste software, denominado Sistema de Apoio Educacional (SAE), é baseada nas concepções fundamentais da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), proposta por David Paul Ausubel (1968), e colaborando na extensão da arquitetura tradicional de um Sistema Tutor Inteligente (STI) para um Assistente Virtual de Ensino Inteligente (ITA - Intelligent Teaching Assistent).
Módulos do SAE
O SAE fornece um ambiente ágil de interação para os diferentes perfis de indivíduos envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (aluno, monitor, professor), além do acesso e assistência a alguns outros perfis responsáveis pela administração e gerencia deste processo educacional, assim como aos perfis de controle e operação do próprio sistema.
Este ambiente é automaticamente adaptado ao perfil de cada indivíduo que se conecta ao SAE, permitindo uma interação adequada e coerente aos objetivos diferentes destes perfis no ambiente, além do acompanhamento e apoio as necessidades do próprio assistente virtual SAE. Este apoio adequado é promovido por meio dos vários módulos que compõem o SAE, sendo os principais:
• Banco de Questões (BDQ): promove interação dirigida pelo conteúdo organizado e previsto na aprendizagem dos alunos em uma disciplina ou módulo de ensino apoiado pelo SAE. Esta interação acontece sobre questões interativas que trabalham o conhecimento informativo e formativo de cada aluno, conforme postura pedagógica do docente, ou docentes envolvidos neste conteúdo, além da assistência do SAE para ambos os perfis.
• Projeto de Monitoria Estudantil (PMon): colabora na interação direta de agentes humanos (monitores e até professores) junto aos alunos que buscam um auxílio pedagógico presencial na instituição de ensino ou mesmo na interação a distância, onde o SAE fornece um recurso de comunicação síncrono (Chat) no apoio desta interação. Seu assistente virtual (agente artificial) acompanha estas interações e subsidia todos os perfis envolvidos com dados relevantes a estes possíveis atendimentos, bem como nos horários e locais de possíveis interações presenciais com os monitores.
• Sistema Tutor Inteligente (STI): possibilita ao assistente virtual fornecer orientação pedagógica aos alunos que solicitam tal aconselhamento (mecanismo não “invasivo”), se baseando nos preceitos fundamentais da Aprendizagem Significativa e no desejo didático de seus docentes. Esta orientação é individualizada a situação cognitiva de cada aluno que utiliza o SAE e permite que este assistente se torne um agente artificial colaborativo durante o período de aprendizagem de cada estudante sobre determinado conteúdo.