home Page History


No Brasil, devemos desenvolver um currículo de ensino médio que possa acomodar um certo grau de diversidade, como já foi feito em muitos outros países, e não um único currículo orientado para um exame que não seja relevante para todos. 

Um núcleo comum de educação geral deve ser a base de todos os programas, seguidos por caminhos eletivos que ofereçam um conhecimento mais específico e profundo para aqueles que desejam prosseguir estudos acadêmicos ou uma carreira de ensino superior mais especializada ou uma preparação profissional ou técnica para graduados quem entrará no mercado de trabalho após a conclusão dos estudos. 

Como apontado por Schwarztman, “o ensino médio deve ser um período de treinamento e qualificação, geral e profissional, e não um longo curso preparatório para uma faculdade que poucos cursarão”. Assim, o ENEM precisaria ser modificado, concentrando-se na avaliação do nível secundário de ensino, levando em consideração a inevitável diversidade de alunos e os objetivos dos alunos no sistema. Deve ser um teste de conhecimentos gerais, com foco em comunicação e raciocínio matemático, com diferentes avaliações para os diferentes caminhos que serão seguidos por diferentes alunos, incluindo um sistema de certificação para as carreiras técnicas e profissionais.

Do ponto de vista logístico, fica claro que o antigo modelo de testes impressos aplicados em todo o país é insano, e o exame deve ser oferecido em diferentes momentos e em diferentes locais, utilizando modernas tecnologias e dispositivos de comunicação e informação, usados ​​na administração testes em outras partes do mundo.

Uma das principais justificativas do “caráter de entrada unificada” do ENEM era que tornaria o acesso ao ensino superior mais democrático, porque permitiria que estudantes de qualquer cidade se candidatassem a um lugar em qualquer universidade federal em qualquer lugar do país. No entanto, além da falta de apoio financeiro para os estudantes se mudarem para outros lugares para estudar, a aplicação de um teste maciço cria uma situação ainda mais elitista. 


Last edited by felipe ramos