diff --git a/cbsoft2017/content/07-process.tex b/cbsoft2017/content/07-process.tex index 25534b3..d262e23 100644 --- a/cbsoft2017/content/07-process.tex +++ b/cbsoft2017/content/07-process.tex @@ -51,41 +51,37 @@ organização do projeto: \item Deve haver uma manhã ou uma tarde por semana quando \emph{todos} deverem estar juntos fisicamente no laboratório (exceto, é claro, os membros da equipe remota, mas que estarão on-line). -\item A cada 2 ou 3 meses, os desenvolvedores sêniors (residentes no Brasil) - voaria e trabalharia ao lado dos alunos por uma semana. +\item A cada 2 ou 3 meses, os desenvolvedores sêniores (residentes no Brasil) trabalharia presencialmente ao lado dos alunos por uma semana. \end{enumerate} Com as regras acima, dividimos todo o projeto em quatro equipes diferentes: Colab, Noosfero, Design e DevOps. Cada equipe tinha um líder (\textit{coach}) responsável por reduzir o problema de comunicação com as outras equipes e -ajudar os membros a se organizar da melhor maneira para todos (sempre +ajudar os membros a se organizarem da melhor maneira para todos (sempre respeitando seu tempo de trabalho). O \textit{coach} sempre foi um dos alunos que trabalhava como desenvolvedor na equipe com o dever extra de registar as tarefas atuais desenvolvidas na iteração (\textit{sprint}) e com a -responsabilidade de conversar com outras equipes. Uma coisa importante a -observar é a mutabilidade da equipe e do \textit{coach}, pois durante o projeto -muitos alunos mudaram de equipes para tentar ter diferentes experiências em -diversas áreas. +responsabilidade de conversar com outras equipes. É importante salientar sobre a alta rotatividade da equipe e do \textit{coach}, pois durante o projeto +muitos alunos mudaram de equipe para tentar ter diferentes experiências em +diversas áreas/tecnologias, além daqueles alunos que naturalmente foram se formando. Uma característica das equipes foi a presença de (pelo menos) um sênior por equipe. Isso era essencial, porque as decisões difíceis e os problemas complexos, geralmente, foram resolvidos ao consultá-los. Essa dinâmica -incentivamos aos demais alunos a terem o mesmo compartamento do \textit{coach} -mesmo sem serem. Por fim, os desenvolvedores sêniors trabalharam diretamente +incentivou os demais alunos a terem o mesmo compartamento do \textit{coach} +mesmo sem serem. Por fim, os desenvolvedores sêniores trabalharam diretamente com os alunos, e isso foi importante para dar ao graduando a oportunidade de -interagir com profissionais experientes em sua área e manter o conhecimento -fluindo no projeto. +interagir com profissionais experientes em sua área, além de manter o conhecimento no projeto compartilhado entre as equipes. Por fim, tivemos ainda dois últimos elementos da organização da equipe que -foram essenciais para a harmonia do projeto: o \textit{meta-coach} e -professores. O primeiro era um engenheiro de software recentemente graduado -(nossos ex-alunos) e que queria continuar trabalhando no projeto; estes últimos +foram essenciais para a harmonia do projeto: o \textit{meta-coach} e os +professores. O primeiro era um engenheiro de software recentemente graduado, egresso, e que queria continuar trabalhando no projeto; esses últimos eram professores que orquestraram todas as interações entre todos os membros do -projeto, inclusive do governo federal. O \textit{meta-coach} normalmente +projeto, inclusive do MP. O \textit{meta-coach} normalmente trabalhava em uma equipe específica e tinha a tarefa extra de conhecer o estado atual de todas as equipes. Os professores e \textit{meta-coach} trabalharam juntos para reduzir o problema de comunicação entre todas as equipes (o que -tornava-se mais complexo conforme a evolução do volume de trabalho). Por +tornou-se mais complexo conforme a evolução do volume de trabalho). Por último, todas as tarefas burocráticas, como a elaboração de relatórios sobre o progresso do projeto para o Ministério, foi tratada pelos professores, mas com o envolvimento de toda a equipe. -- libgit2 0.21.2