diff --git a/capitulos/31-noosfero-usuarios.tex~ b/capitulos/31-noosfero-usuarios.tex~ deleted file mode 100644 index e69de29..0000000 --- a/capitulos/31-noosfero-usuarios.tex~ +++ /dev/null diff --git a/capitulos/32-noosfero-comunidade.tex~ b/capitulos/32-noosfero-comunidade.tex~ deleted file mode 100644 index 410fa81..0000000 --- a/capitulos/32-noosfero-comunidade.tex~ +++ /dev/null @@ -1,96 +0,0 @@ -\section{Comunidades} - -Uma comunidade no noosfero... - -\subsection{Tornando-se Membro de uma Comunidade} - -Para torna-se membro de uma comunidade, é necessário que o usuário faça o seu cadastro e acesse o Portal. Após isso o usuário deve: - -\begin{enumerate} - \item Acessar a página do software: Localizar a Página de Software - \item Clicar na opção COMUNIDADE localizada no menu lateral direito; - \item Após acessar a comunidade, basta associar-se a ela clicando no botão ENTRAR -\end{enumerate} - -Após concluídos esses passos, o usuário pode participar ativamente da comunidade, através de seus fóruns, comentários em artigos, ver os eventos relacionados a esse software, dentre outras funcionalidades. - -\subsection{Alterando e Adicionando Links e Bloco da Comunidade} - -Visualizar seção \ref{sec:block_software}. - -\subsection{Alterar Privacidade da Comunidade} - -Para alterar a privacidade da comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação: - -IMAGEM - -Observação: Privacidade de software públicos deve ser Público. - -\subsection{Alterar Informações da Comunidade} - -Para realizar a alteração das informações de comunidade é necessário Acessar o Painel de Controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE* - -A tela, conforme Figura X será mostrada: - -IMAGEM - -Nesta área você pode alterar informações relacionadas como: - -\begin{enumerate} - \item Moderar comunidade - \item Alterar privacidade da comunidade - \item Categorizar software -\end{enumerate} - - -\subsection{Moderar Comunidade} - -Para moderar a comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação: - -IMAGEM - -Observação: Os novos integrantes de comunidade de software público deve ser moderados Depois de entrar no grupo. - - -\subsection{Gerenciar membros} - -Para gerenciar os membros o coordenador que tem permissão de administrador deve Acessar o Painel de Controle e selecionar o ícone *GERENCIAR INTEGRANTES* . A tela abaixo será mostrada: - -IMAGEM - -No gerenciamento de permissões é possível realizar as seguintes ações: - -\begin{enumerate} - \item Convidar membros - \item Remover membros - \item Atribuir permissão de Administrador - \item Enviar e-mail para membros -\end{enumerate} - -\subsubsection{Convidar Membros} - -Para convidar os membros basta selecionar *CONVIDE SEUS AMIGOS PARA ENTRAR*. Na tela abaixo escolher as opções desejadas e convidar os desejados a tornarem-se membros. - -IMAGEM - -\subsubsection{Remover Membros} - -Para remover os membros é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros, escolher o usuário desejado e clicar na opção *REMOVER*. - -IMAGEM - -\subsubsection{Atribuir Permissão de Administrador} - -Para atribuir permissão de administrador a um usuário no ambiente de redes sociais é necessário que o mesmo seja um membro da comunidade, para isso seguir os passos disponíveis em Tornar-se Membro. - -Para atribuir permissões de administrador é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros, escolher o usuário desejado e clicar na opção *EDITAR*. Na tela aberta mostrada abaixo atribuir as permissões necessárias. - -IMAGEM - -\subsubsection{Enviar e-mail para membros} - -Para atribuir permissões de administrador é necessário selecionar a opção para Gerenciar membros. E na tela mostrada selecionar a opção *ENVIAR E-MAIL PARA OS MEMBROS*. Preencher as informações da tela abaixo e enviar. - -IMAGEM - - diff --git a/capitulos/32-noosfero-comunidades.tex~ b/capitulos/32-noosfero-comunidades.tex~ deleted file mode 100644 index c9bf5e9..0000000 --- a/capitulos/32-noosfero-comunidades.tex~ +++ /dev/null @@ -1,100 +0,0 @@ -\section{Comunidades} - -Uma comunidade no noosfero... - -\subsection{Tornando-se membro de uma comunidade} - -Para torna-se membro de uma comunidade, é necessário que o usuário faça o seu cadastro e acesse o Portal. Após isso o usuário deve: - -\begin{enumerate} - \item Acessar a página do software: Localizar a Página de Software - \item Clicar na opção COMUNIDADE localizada no menu lateral direito; - \item Após acessar a comunidade, basta associar-se a ela clicando no botão ENTRAR -\end{enumerate} - -Após concluídos esses passos, o usuário pode participar ativamente da comunidade, através de seus fóruns, comentários em artigos, ver os eventos relacionados a esse software, dentre outras funcionalidades. - -\subsection{Tornando-se Administrador de uma comunidade} - -Para que o coordenador possa administrar o software é necessário que ele siga os passos: - -\begin{itemize} - \item Cadastrar e Logar no Portal - \item Localizar a Página de Software - \item Tornando-se membro de uma comunidade -\end{itemize} - -Após seguir esses passos é necessário enviar um e-mail para a equipe do SPB \href{mailto:admin@softwarepublico.gov.br}{(admin@softwarepublico.gov.br)} solicitando permissões de administrador da comunidade. - -\subsection{Acessar o Painel de Controle} - -Após a equipe de administração do SPB atribuir as permissões de administrador para o usuário, basta ele acessar a página do software novamente (\url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware]}) e logo abaixo da logomarca terá um link chamado Painel de Controle, conforme imagem ilustrada pela Figura X. - -IMAGEM - -A Figura apresenta o Painel de Controle de uma comunidade. Neste painel, constam todas as opções de administração da página de software e da comunidade. - -IMAGEM - -\subsection{Alterar links da página de software e comunidade} - -É possível editar os hiperlinks e blocos existentes na página de um software. Para isso é necessário que o usuário seja administrador do software e acesse o Painel de Controle. Com o painel de controle acessado, o usuário deve acessar a opção *EDITAR BLOCOS LATERAIS*. Após isso, a Figura X representa a tela que será disponibilizada: - -IMAGEM - -Esta tela trata da disposição dos conteúdos na página de software. O esqueleto/template padrão para software no portal do SPB é formado por 3 sessões ou áreas: - -\begin{enumerate} - \item 2- Menu esquerdo - \item 1- Centro (Área Principal) - \item 3- Menu direito -\end{enumerate} - -Cada sessão/área é formado por vários blocos. Cada bloco suporta um tipo de conteúdo, entre eles: bloco de links, vídeos, login/logout, conteúdo recente, estatísticas, entre outros tipos. - -Para editar informações de blocos existentes, basta sobrepor o ponteiro do mouse sobre o bloco desejado. Após isso será apresentada a barra indicada pela Figura X, depois basta selecionar a opção Editar *EDITAR* - -IMAGEM - -No exemplo ilustrado pela Figura X, é realizado a edição das informações relacionado ao bloco de ajuda, presente nas páginas de softwares. - -IMAGEM - -Também é possível a adição de blocos com conteúdos diferentes. Para realizar esse procedimento, basta selecionar a opção *ADICIONAR UM BLOCO* . A tela ilustrada pela Figura X permite o coordenador a inclusão de vários tipos de conteúdos na página. - -IMAGEM - -Observação: Não é recomendado alterar a disposição dos conteúdos, apenas editar os blocos já existentes na página. - -\subsection{Alterar informações da comunidade} - -Para realizar a alteração das informações de comunidade é necessário Acessar o Painel de Controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE* - -A tela, conforme Figura X será mostrada: - -IMAGEM - -Nesta área você pode alterar informações relacionadas como: - -\begin{enumerate} - \item Moderar comunidade - \item Alterar privacidade da comunidade - \item Categorizar software -\end{enumerate} - - -\subsection{Moderar comunidade} - -Para moderar a comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação: - -IMAGEM - -Observação: Os novos integrantes de comunidade de software público deve ser moderados Depois de entrar no grupo. - -\subsection{Alterar privacidade da comunidade} - -Para alterar a privacidade da comunidade é necessário alterar as informações disponíveis na área de moderação: - -IMAGEM - -Observação: Privacidade de software públicos deve ser Público. diff --git a/capitulos/33-noosfero-software.tex~ b/capitulos/33-noosfero-software.tex~ deleted file mode 100644 index da7480c..0000000 --- a/capitulos/33-noosfero-software.tex~ +++ /dev/null @@ -1,50 +0,0 @@ -\section{Software} - -\section{Localizando a Página de Softwares} - -Sempre que uma página de um software é disponibilizada\footnote{As páginas de softwares são autorizadas e disponibilizadas pela equipe de administração do Portal SPB, conforme Art.20, inciso XI da Instrução Normativa 01 de 2016}, ela fica disponível sempre no seguinte endereço: http://portal.softwarepublico.gov.br/social/[nomedosoftware], exemplos: - -\begin{itemize} - \item \textbf{Gepnet} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/gepnet} - \item \textbf{SEI} - \url{http://portal.softwarepublico.gov.br/social/sei} -\end{itemize} - -Outra opção é acessar a página de software diretamente pelo catálogo de software, que é disponibilizado no centro da página inicial do portal SPB, conforme ilustrado pela Figura \ref{fig:catalogo_software}. - -\graphicspath{{figuras/}} -\begin{figure}[H] - \centering - \includegraphics[width=0.5\textwidth]{catalogo_software} - \caption{Catalogo de Software.} - \label{fig:catalogo_software} -\end{figure} - -Observação: É possível localizar o software apenas por seu nome, mas se o usuário desejar, também é possível pesquisar os software pelas suas especificações, que foram informadas em seu cadastro, como por exemplo: categorias, bibliotecas, banco de dados, sistema operacional, entre outras. Por isso, é importante que o coordenador mantenha e atualize as principais informações sobre o software. - -IMAGEM - -Quando o usuário seleciona um software que ele deseja, é aberta uma página contendo as principais informações sobre aquele software, conforme imagem ilustrada pela Figura. - -IMAGEM - -Para facilitar a compreensão e intuitividade por parte do usuário, todas as páginas de software quando criadas são disponibilizadas em um padrão, conforme é mostrado na Figura X. A equipe de administração do SPB recomenda que todos os softwares sigam o \textit{template} disponibilizado inicialmente, a fim de facilitar a experiência do usuário. - -IMAGEM - -A página de software contém o resumo de informações do software, para que os usuários encontrem rapidamente o que eles precisam. Essa página e todos os seus conteúdos são públicos, sendo assim o usuário não precisa estar logado para ter acesso a esses conteúdos, especialmente para realizar download do software. Apenas se o usuário necessitar colaborar com qualquer função de escrita (fóruns, avaliações de softwares, etc) precisa estar cadastrado e logado. - -Observação: É importante saber a diferença entre a página de software e a comunidade. As duas apresentam funções distintas, na página de software é consolidada as principais informações sobre aquele software (descrição, download, principais links, dentre outras informações), de forma estática. Já a comunidade, que tem um link na página de seu respectivo software, permite que o usuário realize interações com os desenvolvedores, relate bugs, entre outras funções. - -\subsection{Alterar Informações do Software} - -No painel de controle de comunidade, é possível o coordenador alterar as principais informações sobre o software (plataformas, descrição, características, link de demonstração, sistemas operacionais suportados, dentre outros) - -Para acessar o painel de controle basta clicar na opção *INFORMAÇÃO DE SOFTWARE*. Após acessar essa opção, a tela mostrada pela Figura X será disponibilizada. Esta tela possui duas abas, sendo a primeira aba destinada a informações mais básicas, e a segunda aba sendo de informações mais técnicas. - -IMAGEM - -É importante que o coordenador revise e atualize todas as informações periodicamente. Quanto mais informações forem cadastradas, mais fácil será para os usuários localizar os softwares desejados no catálogo. - -\subsection{Categorizar o software} - -Acessar o painel de controle e clicar na opção *INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE* . Na tela disponibilizada haverá uma opção para Categorizar o software. É possível associar o software a uma ou mais categorias. -- libgit2 0.21.2