diff --git a/relatorioR4.md b/relatorioR4.md index d8dc892..69714af 100644 --- a/relatorioR4.md +++ b/relatorioR4.md @@ -42,8 +42,8 @@ seguintes **metas estratégicas** para a release: Nesta reunião foi explanado pelo diretor Wagner Ribeiro que uma das principais metas para o ano de 2015, em relação ao projeto, é disseminar e disponibilizar -a plataforma do portal do software público (SPB) para o maior número possível de -órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta +a plataforma do portal do software público (SPB) para o maior número possível +de órgãos e entidades da Administração Público Federal. Para tanto essa meta compreende, no que diz respeito a plataforma do SPB, as funcionalidades relacionadas ao software não-público, até então nominado de software de governo. Um e-mail com ata da reunião foi enviado aos participantes (e está @@ -78,7 +78,8 @@ metodologia apresentada no plano de trabalho do projeto: Esta macro atividade, em relação a release 4, esteve associada a duas épicas. A primeira épica está detalhada a seguir: -* **Disponibilizar Software de Governo** para o maior número possível de entidades da Administração Pública Federal. +* **Disponibilizar Software de Governo** para o maior número possível de +entidades da Administração Pública Federal. A partir do detalhamento da referida épica, foram desenvolvidas as seguintes funcionalidades: @@ -268,8 +269,8 @@ participa.br, que forneceu insumo para a extração de diversas conclusões, indicando, principalmente, que a comunidade envolvida tem preferência à aceitação de mais modelos livres de licença no Portal do SPB. -## Benefícios alcançados +## Benefícios alcançados ### Gerenciamento de tarefas do projeto na própria plataforma @@ -322,17 +323,17 @@ Colab. Portanto, durante a release 4, a plataforma Mezuro foi evoluída para suportar a tecnologia de autenticação única utilizada pelo Portal do SPB, possibilitando o -desenvolvimento do plugin de integração do Mezuro com o Colab. Para complementar -a integração básica da plataforma, também já foi projetado e desenvolvido a -integração visual inicial necessária para unificação da experiência do usuário, -bem como a importação de dados inicial do Mezuro para a plataforma integradora -Colab. +desenvolvimento do plugin de integração do Mezuro com o Colab. Para +complementar a integração básica da plataforma, também já foi projetado e +desenvolvido a integração visual inicial necessária para unificação da +experiência do usuário, bem como a importação de dados inicial do Mezuro para a +plataforma integradora Colab. Os últimos passos remanescentes para a integração inicial do Mezuro no SPB -estão relacionados ao processo de instalação da plataforma, como o empacotamento -da ferramenta e de suas dependências. Com esses passos de instalação -concluídos, o foco do desenvolvimento será no suporte à linguagem PHP que é -utilizada por muitos projetos que compõe o Portal do SPB. +estão relacionados ao processo de instalação da plataforma, como o +empacotamento da ferramenta e de suas dependências. Com esses passos de +instalação concluídos, o foco do desenvolvimento será no suporte à linguagem +PHP que é utilizada por muitos projetos que compõe o Portal do SPB. A integração do Mezuro no portal do SPB viabilizará a coleta, monitoramento e interpretação da qualidade interna dos produtos de softwares disponíveis na @@ -341,9 +342,18 @@ dos softwares disponibilizados no portal. ### Separação do catálogo de software de governo -Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto a busca por software. Para possibilitar ao usuário distinguir e filtrar o resultado do software buscado no escopo de Software Público e/ou Software de Governo, separou-se o catálogo de Software Público dos demais com uma opção de filtro por tipo. Este filtro permite ao usuário obter a lista de todos os softwares ou apenas de softwares classificados como Públicos. +Nesta release houve a evolução da experiência do usuário quanto a busca por +software. Para possibilitar ao usuário distinguir e filtrar o resultado do +software buscado no escopo de Software Público e/ou Software de Governo, +separou-se o catálogo de Software Público dos demais com uma opção de filtro +por tipo. Este filtro permite ao usuário obter a lista de todos os softwares ou +apenas de softwares classificados como Públicos. -Os softwares conhecidos como software de governo passaram a ser encontrados a partir do bloco de destaque de software não-publico, ficando disponível na homepage do portal. Este bloco, identifica e esclarece ao usuário o que são estes softwares e direciona o usuário ao catálogo de softwares apenas não-públicos de maneira simples e direta. +Os softwares conhecidos como software de governo passaram a ser encontrados a +partir do bloco de destaque de software não-publico, ficando disponível na +homepage do portal. Este bloco, identifica e esclarece ao usuário o que são +estes softwares e direciona o usuário ao catálogo de softwares apenas +não-públicos de maneira simples e direta. ### Migração/Desativação da operação do antigo portal do software público @@ -351,7 +361,8 @@ Durante a release 4, todos os softwares públicos restantes foram criados dentro da nova plataforma. Posteriormente, as permissões de escrita no portal antigo foram extintas para a realização da migração dos conteúdos de Blogs (notícias) e Fóruns (dúvidas e discussões) do antigo portal foram migrados, via scripts de -automação, para as respectivas comunidades, no ambiente de produção, com sucesso. +automação, para as respectivas comunidades, no ambiente de produção, com +sucesso. Ao fim da release 4, na sexta-feira dia 04 de setembro de 2015, aconteceu o lançamento oficial do Novo Portal do Software Público Brasileiro que foi @@ -374,20 +385,20 @@ para as comunidades. ### Automação das rotinas de implantação nos ambientes do MP -A evolução das rotinas e procedimento de implantação da plataforma nos ambientes -do Ministério do Planejamento foi um dos principais benefícios obtidos como -resultado da release 4. Dada a complexidade dos serviços e softwares envolvidos -no Portal do SPB, uma nova sub-equipe foi composta para evoluir e amadurecer -os procedimentos de implantação do projeto através da aplicação de técnicas de -DevOps. +A evolução das rotinas e procedimento de implantação da plataforma nos +ambientes do Ministério do Planejamento foi um dos principais benefícios +obtidos como resultado da release 4. Dada a complexidade dos serviços e +softwares envolvidos no Portal do SPB, uma nova sub-equipe foi composta para +evoluir e amadurecer os procedimentos de implantação do projeto através da +aplicação de técnicas de DevOps. Essa evolução consistiu do empacotamento dos softwares e suas dependências para a plataforma utilizada nos servidores do Ministério (CENTOS 7), evolução da ferramenta para gerenciamento das diferentes máquinas e ambientes existentes (*chake*) e das receitas *chef* para a configuração dos serviços em cada máquina. Adicionalmente, os manuais de instalação e manutenção do portal foram -melhorados e detalhados com o objetivo de tornar os procedimentos de -manutenção do portal reprodutíveis por outras equipes, como a DTI/MP. +melhorados e detalhados com o objetivo de tornar os procedimentos de manutenção +do portal reprodutíveis por outras equipes, como a DTI/MP. ### Implantação em ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção @@ -399,20 +410,20 @@ testes de novas funcionalidades ou de correções em um ambiente gerenciado pela DTI, replicando de fato o ambiente que existe em produção; * Ambiente de homologação, de modo que uma vez aprovadas pela equipe de desenvolvimento, as alterações realizadas no Portal do Software Público possam -então ser homologadas pela equipe do Ministério. Este ambiente é gerenciado pelo -próprio ministério; +então ser homologadas pela equipe do Ministério. Este ambiente é gerenciado +pelo próprio ministério; * Ambiente de produção, onde o Portal do Software Público é entregue para os usuários finais. -Todos os ambientes acima são gerenciados pelo SERPRO e se encontram em uma mesma -nuvem, de modo que os ambientes de desenvolvimento e homologação possuem, +Todos os ambientes acima são gerenciados pelo SERPRO e se encontram em uma +mesma nuvem, de modo que os ambientes de desenvolvimento e homologação possuem, inicialmente, as mesmas configurações de software que o ambiente de produção. Isto é importante para prevenção de imprevistos relacionados a configurações diversas, como por exemplo, regras de firewall. Para garantir que as configurações de software permaneçam as mesmas, todas as alterações realizadas em qualquer um dos servidores são feitas com o uso de -técnicas de entrega contínua, através do uso de receitas Chef (técnica avançada +técnicas de entrega contínua, através do uso de receitas Chef (técnica avançada que permite sempre replicar uma série de passos), de modo que as mesmas receitas são executadas em cada um dos ambientes. @@ -421,28 +432,28 @@ receitas são executadas em cada um dos ambientes. ### Absorção das rotinas de automação e implantação por parte do MP -Os ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção configurados e -mantidos no MP são de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI. -Esta por sua vez possui, atualmente, contrato de terceirização com o -fornecedor Central Tecnologia, Serviços e Comercio de Informática LTDA-Central TI, -que é responsável pela execução das demandas da DTI. -Durante os períodos de implantação de novas versões da plataforma nesses -diferentes ambientes, a equipe da UnB se deslocou ao MP, executou as instalações -presencialmente, com participação dos líderes técnicos remotamente, onde os procedimentos -técnicos eram acompanhados pelas equipes da DTI e Central TI. -Todos os procedimentos realizados foram automatizados e documentados, de forma -que o manual de instalação/operação da plataforma foi atualizado. -Em que pese a equipe da UnB tenha mantido atualizado o manual de instalação/operação, -além de realizar a transferência de tecnologia para realização de tais -procedimentos, ainda há uma forte dependência da equipe da equipe da UnB, por -parte do MP, para execução desse tipo de atividade. +Os ambientes de Desenvolvimento, Homologação e Produção configurados e mantidos +no MP são de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI. +Esta por sua vez possui, atualmente, contrato de terceirização com o fornecedor +Central Tecnologia, Serviços e Comercio de Informática LTDA-Central TI, que é +responsável pela execução das demandas da DTI. Durante os períodos de +implantação de novas versões da plataforma nesses diferentes ambientes, a +equipe da UnB se deslocou ao MP, executou as instalações presencialmente, com +participação dos líderes técnicos remotamente, onde os procedimentos técnicos +eram acompanhados pelas equipes da DTI e Central TI. Todos os procedimentos +realizados foram automatizados e documentados, de forma que o manual de +instalação/operação da plataforma foi atualizado. Em que pese a equipe da UnB +tenha mantido atualizado o manual de instalação/operação, além de realizar a +transferência de tecnologia para realização de tais procedimentos, ainda há uma +forte dependência da equipe da equipe da UnB, por parte do MP, para execução +desse tipo de atividade. ### Monitoramento e intervenção técnica no ambiente de produção -Como forma de viabilizar as intervenções da equipe da UnB no ambiente de produção, -com vistas à investigação de defeitos materializados neste ambiente, foi definido, -por parte do MP, um procedimento para tal, uma vez que a equipe da UnB só possui -permissão de acesso ao ambiente de desenvolvimento. +Como forma de viabilizar as intervenções da equipe da UnB no ambiente de +produção, com vistas à investigação de defeitos materializados neste ambiente, +foi definido, por parte do MP, um procedimento para tal, uma vez que a equipe +da UnB só possui permissão de acesso ao ambiente de desenvolvimento. A extração dos logs foi automatizada no repositório de gerência de configuração do SPB, mas como a equipe da UnB não tem acesso ao sistema de produção, é @@ -459,8 +470,8 @@ Avaliamos que este procedimento não está adequado pelos seguintes pontos: vivo" do sistema é menos efetivo para identificação e resolução de problemas. * Devido à dependência com relação à equipe da UnB relatada no item anterior, na prática até o momento a mesma teve que fazer todas as intervenções - necessárias para identificações de gargalos e resolução de problemas no - ambiente de produção. +necessárias para identificações de gargalos e resolução de problemas no +ambiente de produção. ### Tempo despendido com a atividade de empacotamento @@ -527,21 +538,23 @@ do sistema pós-migração. Durante esta release só houve execução financeira da rubrica 33.90.20, bolsas à pesquisadores, representando na prática que o orçamento foi consumido apenas na -categoria mão-de-obra. Como não houve sensibilização financeira nas demais rubricas, -a categoria outras despesas é apresentada vem valores monetários. -Na coluna valor executado, é possível obervar o custo da mão-de-obra, divido pelas +categoria mão-de-obra. Como não houve sensibilização financeira nas demais +rubricas, a categoria outras despesas é apresentada vem valores monetários. Na +coluna valor executado, é possível obervar o custo da mão-de-obra, divido pelas equipes do projeto. +`TO-DO: explicar os itens da tabela (Paulo)` + ### Custos Diretos(Bolsas) por Módulo/Equipe ![](imagens/Percentual_Custo_Times.png) -Neste gráfico é possível observar a representação do percentual do custo da mão-de-obra -incidido em cada equipe do projeto. +Neste gráfico é possível observar a representação do percentual do custo da +mão-de-obra incidido em cada equipe do projeto. +`TO-DO: explicar os itens ilustrados nos gráfico` (Paulo) ## Anexos -`TODO` - +`TO-DO` -- libgit2 0.21.2