DevOps Page History


DevOps

DevOps consiste nos procedimentos e ferramentas, utilizados para realizar a entrega continua e deployment das major features,minor features e bug fix com o objetivo de reduzir o tempo de entrega ao usuário. Nesta seção está disponível as utlizações das ferramentas e procedimentos utilizados nos ambientes de desenvolvimento, homologação e produção do SPB.

Ambientes SPB

Existe 3 ambientes principais utilizados durante o desenvolvimento e operação do SPB.

PROD (Produção)

Operacional oficial do SPB. O serviço é disponível em https://softwarepublico.gov.br . A infraestrutura do ambiente de PROD é mantido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Deploy da versão estável do SPB.

DEV (Desenvolvimento)

Ambiente contendo as novas features e bug fix. A infraestrutura do ambiente de DEV é mantido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O objetivo do ambiente é:

  • Garantir que o resultado da sprint anterior está em um estado implantável;
  • Manter um branch estável para correção de bugs;
  • Backport para versão estável.

O serviço é disponível em https://dev.softwarepublico.gov.br e é utilizado para a validação de toda a equipe.

LOCAL

É possível instanciar o SPB em um ambiente local, podendo ser sua máquina com a utilização de VM's ou em uma infraestrutura cloud própria. O único requisito é que a quantidade de recursos de hardwares sejam suficientes. Consulte manual de implantação para mais informações.

Documentação


Last edited by Paulo Tada