Processo de implementacao Page History


Processo de implementação

A equipe de desenvolvimento do SPB (da UnB), possuí seu próprio ciclo de implementação das novas funcionalidades implementadas durante a release. Tal ciclo, foi criado visando atingir dois objetivos:

  • Tornar as funcionalidades implementadas visíveis o quanto antes para o usuário.
  • Garantir a estabilidade do sistema, uma vez que as novas funcionalidades são testadas antes da entrega da release ao Ministério do Planejamento (MP).

Ciclo de atualização

Entendendo quando uma nova feature estará disponível, o ciclo normal de atualizações do portal do SPB, ocorrem seguindo as etapas básicas:

  1. Interação de desenvolvimento (sprint): Em geral, cada sprint dura duas semanas (15 dias). Durante este período, a equipe de desenvolvimento trabalha na implementação das novas funcionalidades que serão inseridas no SPB. Algumas dessas novas funcionalidades são visíveis ao usuário final, mas outras não. O planejamento da sprint é feito no seu primeiro dia, de acordo com o alinhamento para os objetivos da release, já definidos nas reuniões estratégicas com a direção e coordenação da DEGSI, no MP. A revisão da sprint é feita no penúltimo dia do ciclo de duas semanas, com a presença dos analistas da DEGSI/MP, no LAPPIS/UnB Gama.

  2. Empacotamento: Está tarefa refere-se ao processo de criar um arquivo para ser instalado por um sistema gestor de pacotes ou por um instalador autônomo (referência). Ao final da sprint e início da seguinte, as equipes passam as suas atualizações para o time de DevOps (responsável pelo empacotamento), para que estes gerem os elementos necessários para atualizar o portal. Este processo é uma tarefa fixa da equipe de DevOps e em geral dura uma semana da sprint (você pode segui aqui os empacotamentos que ocorrem na sprint). Os pacotes, passam por um rigoroso processo de teste nos nossos ambiente locais no LAPPIS/UnB.

  3. Atualização: Na semana após o empacotamento, ocorre o processo de instalação dos pacotes em duas etapas: primeiramente no ambiente de desenvolvimento local (no LAPPIS/UnB), seguido pelo ambiente de pré-homologação (no CDTC/UnB) e terminando no ambiente de homologação (no MP).

  4. Homologação: Com o ambiente de homologação do MP atualizado, a equipe da DEGSI/MP faz o seu próprio conjunto de validações, visando verificar se a atualização não danificou nada e se a mesma atende as expectativas. Neste momento, a equipe da DEGSI/MP pode solicitar alguns alterações no que foi feito, para que a equipe da UnB possa atender dentro do prazo da release.

  5. Atualização em produção (no MP): Após os analistas da DEGSI indicarem que as funcionalidades (e/ou correções) solicitadas estão aceitas, eles devem abrir um chamado interno para que a equipe de infra-estrutura (DTI/MP) atualize o ambiente de produção no MP.

O ciclo descrito acima, representa o fluxo básico de atualização, que leva de 30 a 45 dias.

Ciclo de correções de Bugs

Durante o processo de desenvolvimento, é normal encontramos bugs e fazer as devidas correções. Para isto é preciso repetir o processo acima, com a única diferença que a atualização é pontual, ou seja, contendo apenas a correção em questão, sem a necessidade de gerar um pacote completo com tudo o foi desenvolvido até a referida data. Com isso, diminui-se o tempo das etapas de empacotamento, atualização e homologação, para que o processo correção de bugs e atualização ocorra de 7 a 15 dias.

Quando há algum problema que inviabiliza o uso do Portal do SPB, a equipe da UnB, entre 24 e 72 horas úteis, investiga e resolve o problema junto com a DEGSI/MP e DTI/MP, via contato remoto e/ou presencial.


Last edited by Rodrigo Siqueira de Melo