Pré-requisitos de software:
Postgresql versão 8.3
Apache versão 2
Openjdk-6-jre ou Sun-java6-jre
PHP versão 5.2.0
GD versão 2.0
Multibyte String
PDO versão 1.0.0
PDO PgSQL versão 1.0.2
Dica:
após instalar os pacotes, e antes de prosseguir com a instalação,
certifique-se que o usuário padrão de administração do
Postgresql esteja habilitado.
Exemplo no Debian para habilitar o usuário padrão postgres:
$ su - postgres
$ psql
$ alter user
postgres with password 'defina_sua_senha'; (com aspas)
Nesta seção será descrita a instalação do Servidor Web e do Banco de Dados.
Pacotes de instalação
O pacote completo de instalação do SGA Livre é composto de:Primeiro Passo - Início
Descompactar o sgalivre-servidor-web_x.x.x.tgz na área web do servidor apache2.
Acessar o instalador web, conforme exemplo abaixo:
Exemplo: http://<ip_do_servidor>/sgalivre
Ao acessar o SGA pela primeira vez, a página de instalação será exibida. Clicando no botão "Próximo" o usuário será levado a página de verificação de requisitos.
Segundo Passo - Verificação dos Requisitos
Esse passo da instalação mostra ao usuário os requisitos mínimos do SGA Livre e faz a comparação com as versões instaladas no servidor.
Em Permissões Requeridas, o SGA Livre aponta a necessidade de permissão de escrita no arquivo Config.php. O SGA Livre mostra o caminho através dos diretórios para encontrar o arquivo. O usuário deve alterar com chmod, adicionando a permissão de escrita. Após disso, basta atualizar a página e verificar se a alteração foi efetuadas com sucesso.
Em Configurações Requeridas, encontramos o short_open_tag onde o valor requerido deve ser "On". Caso o valor seja "OFF" basta alterar o valor da chave no arquivo PHP.ini. No Debian, geralmente fica em /etc/php5/apache2/php.ini.
Em Configurações Recomendadas, o magic_quotes_gpc deverá ter o valor "OFF", no caso contrário basta alterar o valor no arquivo PHP.ini
É necessário reiniciar o Apache após alterar o php.ini.Os itens que não estão em conformidades com o exigido pelo SGA Livre ficam destacados em vermelho.
Terceiro Passo - Licença
Nesta parte da instalação, o usuário é orientado a ler a licença do SGA Livre - O SGA é disponibilizado sob a Licença Pública Geral (GPL - versão dois, publicada em junho de 1991). Após concordar com os termos da Licença, o usuário poderá avançar para o próximo passo.
Quarto Passo - Configuração do Banco de Dados
Nesta estapa da instalação, o administrador deverá inserir as opções de conexão ao servidor de banco de dados Postgresql, que será utilizado pelo SGA Livre.
Durante a configuração do banco o usuário deverá inserir o nome do Host (ou IP) onde está o banco; a porta de comunicação do sistema com o banco; o nome do usuário administrador do banco; a senha deste usuário e o nome do banco a ser criado. Antes de avançar para a próxima etapa, o banco deverá ser testado.
Atenção: O banco de dados especificado na instalação será criado automaticamente se não existir, caso exista será recriado e todos os dados existentes no banco antigo serão PERMANENTEMENTE PERDIDOS.
Quinto Passo - Configurações da Conta Administrador
Nesta etapa o usuário vai configurar as opções da conta Administrador do SGA Livre. Será a conta com a qual o usuário irá acessar a primeira vez no sistema para configurá-lo. O administrador terá acesso total ao sistema. Esta conta poderá ser editada, entretanto, nunca poderá ser excluida do sistema.
As informações aplicáveis a conta Administrador durante esta etapa são: Usuário - nome usado no acesso ao sistema; Nome - nome do administrador; Sobrenome; Senha - senha para acesso ao sistema; e Confirmar Senha. Ao preencher todos os campos o usuário poderá avançar na instalação
Sexto Passo - Aplicar
Esta é a etapa final de instalação. Clicando em instalar, o SGA Livre será instalado com as configurações obtidas durante a instalação. Uma mensagem indicando o sucesso da operação será exibida e posteriormente a página de acesso inicial será exibida.
A partir de agora, o usuário poderá logar no sistema com a conta criada.
Será necessário configurar o sistema de acordo com suas necessidades.
Esta seção abordará a instalação do Controlador de Painéis do SGA Livre.
O Controlador de Painéis é uma aplicação Java centralizada que é responsável por enviar as senhas chamadas pelos atendentes para os Painéis de Senhas das Unidades de Atendimento, não importando onde elas estejam. Basta ter uma conexão de rede disponível. O envio das senhas é extremanente leve e rápido, pois é constituído de um datagrama (pacote) UDP bem curto.
Primeiramente, o usuário deverá descompactar o arquivo "sgalivre-controladorpaineis_x.x.x.tgz".
O arquivo server.conf contém as informações de configuração do Controlador de Painéis. É muito importante que o administrador insira corretamente as informações nesse arquivo.
O Controlador de Painéis deve permanecer em execução todo o
tempo.
Isto é necessário para permitir que o comando execute, sem a solicitação da senha do usuário do PostgreSQL.
Aviso Importante
Em algumas distribuições(como Debian e Ubuntu) o PostgreSQL pode estar configurado de forma mais restritiva, causando uma mensagem similar a:
PT-BR: psql: FATAL: autenticação do tipo Ident falhou para usuário "root"
EN-US: psql: FATAL: Ident authentication failed for user "root"
Nessas distribuições o usuário do PostgreSQL deve coincidir com o usuário linux.
Opcionalmente você pode alterar a configuração do PostgreSQL em pg_hba.conf:
Restritivo: local all all ident sameuser
Permissivo: local all all md5
Nota importante:
Requer Java 6 (JRE) instalado.
A forma recomendada de instalação dos pacotes para o painel é via linha de comando:
Exemplo: sudo dpkg -i sgalivre-painel_x.x.x.deb na distro Ubuntu
--
É possível a instalação em outros sitemas operacionais (inclusive Windows). Entretanto, não será fornecido instalador para tal. Nesses casos, basta descompactar o arquivo sgalivre-painel_x.x.x.tgz e executar o arquivo "painel.jar".
Exemplo em outras distros Linux: java -jar painel.jar
Exemplo em Windows: "duplo clique em painel.jar".
O painel de senhas deverá ser instalado em todas as máquinas onde ficarão conectados os monitores que exibirão as senhas chamadas. Ao executar pela primeira vez, será exibida uma mensagem alertando que as configurações iniciais devem ser aplicadas. Como segue na imagem abaixo:
Obs.: Um bug conhecido (tela abaixo) do Java com o Compiz impede que o ícone de bandeja funcione corretamente. Nesse caso, basta desativar os efeitos visuais do Compiz. No Ubuntu fica no Menu Sistema, Aparência, aba Efeitos Visuais. Selecionar Nenhum.
A janela de configuração apresentada abaixo possui os campos
"IP do Servidor" - neste campo
deve ser colocado o IP do servidor onde está instalado o controlador de
paineis. Após inserir o endereço IP do Controlador de Paineis deve-ser clicar no
botão "Obter Unidades", para carregar no painel as unidades existentes
no servidor. Após obter as unidades pode-se selecioná-las no campo
"Selecione
Unidade". E após selecionar uma unidade serão exibidos no campo
"Serviço" os serviços cadastrados na unidade, deve-se então escolher
quais serviços serão exibidos neste painel.
ATENÇÃO: Essa etapa obter e
selecionar a unidade somente pode ser efetuada após a realização da
configuração do sistema, abordado no Manual do Usuário.
Salvando as opções de configuração o painel será cadastrado no servidor de paineis e o mesmo será iniciado.
O painel de senhas ficará instalado em aplicativos/acessórios. Quando executado o painel de senhas exibe um ícone junto ao painel do sistema operacioal, próximo a data.
Selecionando o ícone com o botão direito temos opções de configuração do painel, além das opções de "Exibir Painel","Sobre" e "Sair". Selecionando a opção "Configurar Serviços" a janela de configuração inicial é exibida. No caso da "Configuração de Layout" é exibida uma janela como a apresentada abaixo:
Para alterar as cores do painel deve-se clicar na área referente no painel exibido no monitor à esquerda e definir a cor daquela área. Abaixo temos as opções de monitor primário e secundário para o caso da utilização de mais de um monitor no computador em que o painel está instalado. Temos também na sequência as opções de sons a serem utilizados ao chamar senhas.
Por padrão o painel de senhas é iniciado automáticamente após o sistema operacional ser iniciado. Para ocultar o painel basta pressionar o botão esquerdo e direito do mouse. Abaixo temos um exemplo do painel.
Útima revisão deste documento: 21/10/2009