O que é o SGA Livre?
SGA significa Sistema de Gerenciamento do
Atendimento, versão Livre.
É desenvolvido pela DATAPREV, totalmente baseado em
tecnologias de software livre e de código aberto.
Através do SGA é possível gerenciar filas e fluxo de
atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizações que prestam
serviço de atendimento presencial à pessoas.
O SGA oferece o controle de filas de atendimento
através de emissão de senhas e chamada das mesmas através de painéis.
As filas de atendimento podem conter um único serviço ou um grupo de
serviços. Os painéis podem chamar um, vários ou todos os serviços. Uma
unidade de atendimento pode ter vários painéis.
O SGA é mais do que um sistema de controle de
filas. Ao gerenciar o fluxo de atendimento, o
sistema apresenta uma série de recursos que auxiliam na
gerência e administração das unidades de atendimento.
Fornece uma diversidade de informações gerenciais preciosas,
através de relatórios, estatísticas e gráficos avançados
sobre atendimentos de uma unidade, de um grupo de unidades ou
de todas elas. É possível obter estatísticas
e tempos médios de atendimento por atendente, por período e
por unidade, entre outras. Pode-se obter dados detalhados ou agregados.
As informações gerenciais fornecidas pelo SGA possibilitam aos gestores
planejar, acompanhar, monitorar, otimizar e agilizar o atendimento aos
clientes.
O sistema pode ser utilizado tanto de forma centralizada como
descentralizada. Ou seja, pode-se utilizar servidores hospedados
centralizadamente ou em cada unidade de atendimento. Porém, o ambiente
centralizado oferece mais vantagens, pois os dados estarão concentrados
num mesmo banco de dados, possibilitando emitir relatórios e
estatísticas completas.
Origem do SGA
A Previdência Social, no intuito de conferir excelência ao atendimento
prestado a seus clientes, realizou diversas ações que resultaram na
expansão e requalificação da sua rede de atendimento.
Para gerenciar o fluxo de atendimento nas agências, a equipe da
CGTI do INSS desenvolveu o PHILA.
Posteriormente, o nome foi modificado para SGA. A partir de 2007, a
DATAPREV assumiu o desenvolvimento e a evolução do sistema.
Desde o
início, o sistema utilizava a tecnologia de código aberto, que
já
era tendência de
desenvolvimento de programas computacionais do Governo Federal, em uma
base operacional baseada em Linux.
Licença
Copyright (C) 2009 DATAPREV - Empresa de Tecnologia e
Informações da Previdência Social - Brasil
O SGA é um software livre; você pode redistribuí-lo e/ou
modificá-lo dentro dos termos da Licença Pública Geral GNU como
publicada pela Fundação do Software Livre (FSF); na versão 2 da
Licença, ou (na sua opnião) qualquer versão.
Este programa é distribuído na esperança que possa ser útil,
mas SEM NENHUMA GARANTIA; sem nenhuma garantia implícita de ADEQUAÇÃO a
qualquer MERCADO ou APLICAÇÃO EM PARTICULAR. Veja a Licença Pública
Geral GNU para maiores detalhes.
Você deve ter recebido uma cópia da Licença Pública Geral GNU,
sob o título "LICENCA.txt", junto com este programa, se não,
escreva para a Fundação do Software
Livre(FSF) Inc., 51 Franklin St, Fifth Floor, Boston, MA
02110-1301 USA.
As funcionalidades do SGA Livre são organizadas e divididas
em módulos. Cada módulo possui um agrupamento de funções. São dinâmicos
e estão acessíveis de acordo com o nível de acesso do usuário do
sistema.
Nesta seção cada módulo do SGA é descrito
resumidamente, assim como suas principais funcionalidades e
conceitos.
Os módulos do SGA são divididos em dois grupos: Módulos
Globais e Módulos Locais.
Módulos Globais
Módulos Globais são aqueles que afetam todas as unidades, ou
que por algum motivo não tem relação com nenhuma unidade em particular.
Estes módulos são:
- Config. Global - Centraliza as
configurações gerais do sistema. É neste módulo que são
criados os grupos, cargos, unidades e os serviços.
Configuração Global é o centro de gerência do SGA, e deve ser utilizado
com atenção. Geralmente deve estar disponível apenas para um
administrador.
- Usuários - Este módulo apresenta
configurações específicas para gerência de usuários do SGA. Nele estão
todas as funcionalidades para a criação de novos usuários, atribuição
de cargos, alocação em unidades, alteração de senhas e desativação do
usuário.
- Relatórios - Neste módulo, o usuário
terá acesso a todos os relatórios, gráficos e estatísticas de
atendimentos registrados no SGA. O SGA permite que
sejam gerados relatórios, estatísticas e gráficos de uma ou mais
unidades, de modo a apresentar a informação que a organização necessita
para otimizar seu atendimento.
Módulos Locais
Nos Módulos Locais estão os módulos específicos de cada
unidade. Estes só estarão visíveis quando o usuário logar em uma
unidade, e as configurações afetarão apenas esta unidade. Os módulos
locais são:
- Atendimento - Contém todas as
funcionalidades para efetuar atendimentos em um guichê. Com menus
intuitivos e práticos o SGA propicia facilidade e rapidez nos
atendimentos;
- Config. Unidade - Resume toda gerência
da unidade em um só local. Neste módulo o gestor local poderá gerenciar
os serviços de sua unidade, ativar impressão de senhas, definir uma
mensagem de impressão local, dentre outras opções como reiniciar o
contador de senhas.
- Monitor - Este módulo permite o
acompanhamento em tempo real de toda a unidade de atendimento. É
possível visualizar todas as filas de atendimento detalhadamente,
movimentar cliente de uma fila para outra, priorizar, cancelar e
reativar senhas. Este é um módulo gerencial.
- Triagem - É o módulo de pré-atendimento.
Nele, é possível emitir senhas para os serviços e filas específicas, e
realizar impressão das mesmas. É possível emitir senhas com prioridade
e com identificação do cliente. Também é possível cancelar e reativar
senhas.
Arquitetura
Arquitetura
Componentes
O SGA é dividido em 4 componentes principais:
- Banco de
Dados: Armazena todas as configurações do
sistema, dados dos usuários, unidades e atendimentos.
- Controlador
de Painéis: Aplicação centralizada que gerencia e envia as
senhas chamadas para os painéis.
- Painel de Senhas:
Aplicativo utilizado nas unidades de atendimento,
responsável por exibir as senhas a serem atendidas.
- Aplicação
Web: onde os usuários interagem com o sistema e realizam
a maior parte de suas tarefas. Esta aplicação reside em um servidor web.
Tecnologia
Tecnologia
O SGA Livre foi projetado exclusivamente em tecnologias de software
livre.
Características
principais:
- Aplicação web fortemente baseada em PHP 5 e Ajax,
que fornece interface de resposta rápida e agradável para o usuário.
- Otimizado para navegadores livres, em especial, Firefox 3.
- Projetado para funcionar com Servidor Web Apache2 e SGBD
PostgreSQL.
- Controlador de Painéis e Painel de Senhas baseados em Java
6 (OpenJDK ou Sun).
- Sistema operacional recomendado: GNU Linux Debian 5 (Lenny).
Segue a lista histórica de colaboradores que atuam ou
atuaram no desenvolvimento do SGA:
Dataprev
- Anderson Roberto Pereira (anderpereira@gmail.com)
- Sylvio Roberto Coutinho da Silva
(sylvio.roberto@gmail.com)
- Jorge Antônio Macedo de Mello (jorge.mello@globo.com)
- Bruno Wotikoski Lourenço (bwotikoski@gmail.com)
- João Marcos de Rezende (jmrfejao@gmail.com)
- Juliano Frederico de Souza (julianofs@gmail.com)
- Leonardo Popik Bastos (leual27@gmail.com)
- Rafael Tackla de Almeida (rafatackla@gmail.com)
- Robson Filho Colodeti (rcitaliano@gmail.com)
- Rogerio Alencar Lino Filho (rogeriolino@gmail.com)
- Ulysses Rangel Ribeiro (ulyssesrr@gmail.com)
- Vinícius Avelar Moreira (vini0123@gmail.com)
INSS
- Luiz Antônio de Campos*
- José Márcio de Andrade Ferrari*
- Carlos Alberto Riboldi*
- Sérgio Antônio João*
- Paulo Fernando da Cunha*
- Gerson Borges de Carvalho*
- Herbert Silva*
- Samuel Rocha Marinho*
- Cleosmilda de Sousa Santos*
- Maria Inês Vitor*
- Manoel Luiz Genol Bara*
- Manoel Lopes Lopes Filho*
- Luiz Carlos da Silva*
- Francisco das Chagas Neto*
- Waldir Assunção Bonfim*
- Antônio Mário Pinto Godoy Coutinho*
- William Veronesi Rocha*
* Contato:
Diretoria de Atendimento - DIRAT - INSS - DF
Email: atendimento.dirat@previdencia.gov.br
E ainda, o SGA utiliza as seguintes contribuições de
código aberto:
A equipe do
SGA agradece às equipes e colaboradores acima por
suas contribuições!!
Útima revisão deste documento: 08/07/2009