Ir para o conteúdo

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Notícias

4 de Dezembro de 2014, 16:24 , por Desconhecido - | 1 Pessoa seguindo este artigo.

Portal do Software público brasileiro é lançado no 8º Fórum Internacional de Software Livre

16 de Abril de 2007, 19:36, por Desconhecido

O Governo Federal lançou na tarde da quinta-feira passada, em Porto Alegre, o Portal de Software Público Brasileiro (http://www.softwarepublico.gov.br/). A iniciativa compartilha soluções desenvolvidas nos governos federal, estadual e municipal e também em universidades que podem ser úteis aos mais diferentes órgãos públicos e também à sociedade. Uma das vantagens previstas é o aumento da eficiência e a redução de custos com a produção de soluções já existentes no mercado. Posteriormente, empresas privadas também poderão disponibilizar suas soluções no portal.

Qualquer pessoa poderá ter acesso ao código-fonte dos softwares disponibilizados, mediante cadastramento no portal. A iniciativa é um trabalho conjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). As soluções serão analisadas pela SLTI, responsável pelo gerenciamento do portal, já que terão de atender a alguns requisitos que as caracterizem como públicas.

"A idéia é de que a Administração Pública no Brasil disponha de um ambiente onde possa compartilhar os seus desenvolvimentos, evitando sobreposição de custos possibilitando compartilhar e melhorar soluções já testadas, consagradas e que estarão à disposição dos governos, da comunidade de software livre, empresas, pessoas físicas e a sociedade em geral", destacou o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Rogério Santanna.

O secretário lembrou que o conceito de compartilhamento é central no software livre e está por trás de uma das invenções que considera entre as mais significativas da atualidade. "A internet é uma aplicação muito radical nesse conceito de compartilhamento do conhecimento e uma das soluções de cooperação mais bem sucedidas atualmente", comparou.

O gerente de Inovações Tecnológicas da SLTI, Corinto Meffe, que representou o secretário Rogério Santanna na abertura do evento, salientou que a iniciativa público atende a uma demanda da sociedade para o compartilhamento de soluções. Para o presidente da Companhia de Informática do Paraná, Marcos Mazoni, o portal vai otimizar a capacidade de produção de soluções no setor público.

Já estão disponibilizados no portal os seguintes softwares públicos: o Coletor Automático de Configurações Computacionais (Cacic) - desenvolvido pela Dataprev -; o Sisau-Saci-Contra - Ministério do Desenvolvimento Agrário-. Durante a abertura do Fórum Internacional de Software Livre, foi assinada com a SLTI a disponibização de outros três softwares: o Controle Centralizado de Administração de Rede (Cocar) - Dataprev -; e o Sistema de Gestão de Demandas (SGD) - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Mais informações sobre as soluções estão disponíveis em http://www.softwarepublico.gov.br/.
As entidades que têm interesse em disponibilizar soluções no portal devem entrar em contato através do e-mail guialivre@planejamento.gov.br.

O lançamento ocorreu na abertura do 8º Fórum Internacional de Software Livre de 12 a 14 de abril. Participam do evento cerca de seis mil visitantes de mais de 20 países, entre acadêmicos, especialistas no assunto e público em geral em cerca de 200 palestras. O fórum é uma promoção do Projeto Software Brasil, Associação Software Livre.Org, e o Projeto Software Livre do Rio Grande do Sul.

As soluções terão de atender as seguintes exigências:

O produto - tratar o software como um produto acabado chegando para sociedade com documentação completa de instalação e preparado para funcionar, como qualquer software de prateleira.

Os serviços associados - organização de um conjunto de serviços básicos, tais como: página na internet, fórum e lista de discussão para desenvolvimento, suporte e projetos, ferramenta de controle de versão e a documentação existente do sistema.



Portal de compartilhamento de softwares livres do governo é lançado durante encontro em Porto Alegre

13 de Abril de 2007, 17:01, por Desconhecido

Autor: Coordenação Software Público



Governo vai lançar portal para compartilhar softwares

11 de Abril de 2007, 15:11, por Desconhecido

Brasília - Aproveitando a abertura do 8º Fórum Internacional Software Livre, o governo brasileiro vai lançar um portal para compartilhar os programas de computador que produz em código aberto - permitindo a sua reprodução. O evento começa na próxima semana, em Porto Alegre, capital gaúcha.

"A idéia é de que a administração pública no Brasil possa dispor de um ambiente onde possa compartilhar os seus desenvolvimentos, com isso evitando sobreposição de custo, evitando que o poder público pague duas vezes pela mesma solução", afirma o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. 

O portal vai funcionar, segundo ele, como um ambiente onde serão disponibilizados os códigos de vários programas, para possibilitar que o conhecimento seja compartilhado. Santanna diz, também, que a disponibilização de códigos de software livres possibilita que o conhecimento seja aprimorado e compartilhado, por meio da intervenção dos usuários.

Um dos programas que estarão disponibilizados no portal é o CACIC, desenvolvido pela estatal Dataprev e que inventaria computadores. O 8º Fórum Internacional Software Livre acontece de 12 a 14 deste mês, na capital gaúcha, e deve reunir pesquisadores de vários países para debater o desenvolvimento de programas de computador com código aberto para modificação por qualquer pessoa.



UCB lança SIGATI como Software Público no fisl8.0

5 de Abril de 2007, 14:43, por Desconhecido

O Sistema de Gestão de Ambiente de TI – SIGATI, desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília (UCB), será oficialmente lançado no portal do Software Público Brasileiro durante o 8º Fórum Internacional de Software Livre – fisl8.0, que será realizado em Porto Alegre, nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2007.



Cresce número de participantes nos Grupos de Trabalho da e-PING

22 de Março de 2007, 15:28, por Desconhecido



Rede de Serviços do CACIC presente em todos os estados

16 de Março de 2007, 9:20, por Desconhecido

Neste mês, a rede privada de prestadores de serviço para o sistema de inventário CACIC alcançou presença em todos os estados do país. Somente São Paulo possui mais de 80 pontos de presença distribuídos por todas as regiões do estado. Uma reportagem recente do Portal Baguete revela que os gaúchos estão movimentando a economia da região com a ferramenta. http://www.baguete.com.br/noticia.php?id=16372
 
A Rede de Atendimento presta serviços de implantação, manutenção, desenvolvimento, suporte e treinamento. O usuário do CACIC pode realizar livremente a pesquisa do prestador de serviço e escolher, dentre eles, o que considerar conveniente para atender sua necessidade.



Software Público do Governo Federal contribui com o software livre

9 de Março de 2007, 11:17, por Desconhecido

A oitava edição do Fórum Internacional Software Livre – fisl8.0, vai receber o II Encontro da Comunidade CACIC. A atividade evidencia a importância e as contribuições da experiência do primeiro software público do Governo Federal para a consolidação do software livre no setor público.



FISL8.0 receberá o II Encontro da Comunidade CACIC

5 de Março de 2007, 12:26, por Desconhecido

O II Encontro da Comunidade CACIC ocorrerá durante o 8º Fórum Internacional Software Livre – fisl8.0. O anúncio foi feito na palestra sobre o CACIC realizada em Porto Alegre nesta última quarta-feira, 28 de fevereiro, pelo gerente de Inovações Tecnológicas, da Secretaria de  Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe.



TV Software Livre transmite Palestra de Corinto Meffe sobre Software Público do Governo Federal

27 de Fevereiro de 2007, 14:48, por Desconhecido

A Associação Software Livre e o Sindicato dos Bancários vão realizar no dia 28 de fevereiro, às 18h30min, a palestra Software Público e Software Livre: a experiência do CACIC. O gerente de Inovações Tecnológicas, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe será o expositor. A palestra faz parte das atividades de lançamento do 8º Fórum Internacional Software Livre - fisl8.0. Assista ao vivo em http://stream.softwarelivre.org:5000/ Meffe, que trabalha com software livre desde 1998, já coordenou projetos como a migração para software livre da Dataprev, o Guia Livre, a Metodologia de Avaliação de Distribuição Livre, o Guia de Cluster e o Sistema de Inventário CACIC - Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais.



Software criado no FNDE será adotado pelo governo federal

12 de Fevereiro de 2007, 15:26, por Desconhecido

Um Sistema de Informática desenvolvido no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) poderá ser aplicado, em breve, por outros órgãos do governo federal e até pela iniciativa privada. Inteiramente construído com softwares livres, o Sistema de Gestão de Demandas já despertou o interese dos Ministérios do Planejaemnto e do Trabalho e Emprego e da própria Presidência da República. A tal ponto que, na tarde desta terça-feira (16), será oficialmente disponibilizado a todos os interessados em suas aplicações durante solenidade no Palácio do Planalto.