Sou técnico de TI na UFV, e estamos na fase de implantação do SEI.
Na maior parte dos nossos sistemas(ao menos os mais importantes), utilizamos o SQL server na versão 2008. Inicialmente, decidimos por utilizá-lo como sgbd do SEI. Tivemos que converter os backups da base de referência(que estavam na versão 2012, se não me engano), mas apesar disso a base ficou ok, e o sistema está funcionando normalmente.
Agora, estamos em fase de colocar o sistema em produção e surgem algumas preocupações relativas à limitações que temos: - O nosso servidor principal SQL Server está sobrecarregado, com muitas bases de sistemas pesados; - Não temos licença para levantar um novo servidor para criar um cluster ou replicação dos dados; - Nossa versão do SQL Server já está bem desatualizada.
No momento, não temos recurso para expandir e atualizar o nosso sql server. Queremos investir nisso, mas um novo recurso pode demorar anos.
Dado as limitações, levantamos a possibilidade de migrar para o mysql, porém só teríamos como utilizar a versão community(OSS).
Com a finalidade de nos auxiliar na escolha do sgbd, gostaria que relatassem como foi esse processo de escolha na sua instituição, se teriam recomendações dado nosso cenário.
Para quem utiliza o SQL Server: - O cluster ou replicação está sendo utilizado? Foi necessário adquirir novas licenças? Qual versão é utilizada?
Para o mysql: - Alguém utiliza a versão community? Ela pode ser considerada confiável? E o mariadb, alguém utiliza?
Muito obrigado.
Atenciosamente,
-- Plínio Oliveira Santana Técnico de Tecnologia da Informação - UFV
José Augusto Carvalho
18 de Agosto de 2016 às 13:53
Olá Plínio,
Não posso falar do SQL Server, mas já participei de 3 projetos de SEI em Brasília onde respectivamente utilizamos MySQL Enterprise, MariaDB e Percona (todos derivados do mysql) em todos os projetos funcionou muito bem, a engine do banco foi o innodb.
O Percona oferece ainda uma engine chamada PerconaDB que promete ser mais rápida que o innodb (recomendo fazer benchmark para ter certeza disso).
Com o MySQL você terá a opção de criar uma replicação master/slave , isto é bem simples e prático, você pode usar o slave para cruzamento de dados (BI), integrações e backups mais regulares.
Para backup recomendo XTRABACKUP do Percona (Funciona no MariaDB e MySQL Community), é muito mais eficiente, rápido e seguro se comparar com os DUMPs (que são mais usados para migração, mas em certos casos usam pra bkp).
O MySQL Enterprise tem uma ferramenta nativa de backup bem parecida com o Xtrabackup.
Cases de MySQL ou projetos derivados em Brasília ( MINC, MJ e Anatel ) , se entrar em contato com eles certamente poderão te dar um feedback sobre o assunto.
Att
Guto Carvalho Puppet & GitLab Consultant at Instruct -------------------------------------------------- Instruct - Infraestrutura Ágil =>http://www.instruct.com.br => gutocarvalho@instruct.com.br => mobile +55 61 9154-1860 => brasilia office +55 61 4042-2250 => sao paulo office +55 11 3230-6506 => skype gutoccarvalho | telegram gutoccarvalho -------------------------------------------------- Instruct Puppet Channel Partner in Brazil Puppet Authorized Training Partner in Brazil GitLab Authorized Reseller in Brazil
2016-08-18 10:03 GMT-03:00 Plinio Santana :
> Bom dia, > > Sou técnico de TI na UFV, e estamos na fase de implantação do SEI. > > Na maior parte dos nossos sistemas(ao menos os mais importantes), > utilizamos o SQL server na versão 2008. Inicialmente, decidimos por > utilizá-lo como sgbd do SEI. > Tivemos que converter os backups da base de referência(que estavam na > versão 2012, se não me engano), mas apesar disso a base ficou ok, e o > sistema está funcionando normalmente. > > Agora, estamos em fase de colocar o sistema em produção e surgem algumas > preocupações relativas à limitações que temos: > - O nosso servidor principal SQL Server está sobrecarregado, com muitas > bases de sistemas pesados; > - Não temos licença para levantar um novo servidor para criar um cluster > ou replicação dos dados; > - Nossa versão do SQL Server já está bem desatualizada. > > No momento, não temos recurso para expandir e atualizar o nosso sql > server. Queremos investir nisso, mas um novo recurso pode demorar anos. > > Dado as limitações, levantamos a possibilidade de migrar para o mysql, > porém só teríamos como utilizar a versão community(OSS). > > > Com a finalidade de nos auxiliar na escolha do sgbd, gostaria que > relatassem como foi esse processo de escolha na sua instituição, se teriam > recomendações dado nosso cenário. > > Para quem utiliza o SQL Server: > - O cluster ou replicação está sendo utilizado? Foi necessário adquirir > novas licenças? Qual versão é utilizada? > > Para o mysql: > - Alguém utiliza a versão community? Ela pode ser considerada confiável? E > o mariadb, alguém utiliza? > > Muito obrigado. > > Atenciosamente, > > -- > Plínio Oliveira Santana > Técnico de Tecnologia da Informação - UFV > > _______________________________________________ > sei-tecnico mailing list > sei-tecnico@listas.softwarepublico.gov.br >https://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/sei-tecnico > >
--
Guto Carvalho Puppet & GitLab Consultant at Instruct -------------------------------------------------- Instruct - Infraestrutura Ágil =>http://www.instruct.com.br => gutocarvalho@instruct.com.br => mobile +55 61 9154-1860 => brasilia office +55 61 4042-2250 => sao paulo office +55 11 3230-6506 => skype gutoccarvalho | telegram gutoccarvalho -------------------------------------------------- Instruct Puppet Channel Partner in Brazil Puppet Authorized Training Partner in Brazil GitLab Authorized Reseller in Brazil
Utilizamos o SQL, seguem as respostas aos seus questionamentos: a) Qual versão é utilizada? SQL Server 2012. b) Foi necessário adquirir novas licenças? Não c) O cluster ou replicação está sendo utilizado? Atualmente, utilizamos o Windows Failover Cluster. Lembro que, em breve, será migrado para o ambiente corporativo com SQL Server 2014, por ser mais robusta e de alta disponibilidade, o Always On.
José, achei muito interessante o Percona e suas ferramentas, confesso que não conhecia. Muito interessante o XTRABACKUP, pode nos ser muito útil para outras bases que já possuímos em mysql.
Aproveitando o assunto, alguém já teve experiência do SEI com postgreSQL?
Atenciosamente,
-- Plínio Oliveira Santana Técnico de Tecnologia da Informação - UFV