Atualizei o modelo de arquitetura da informação do Portal. Ajustei algumas seções com base no que nós discutimos até agora e também propus algumas mudanças para que o Portal fique mais claro. Deixei de fora o Avalia e o Mercado Público por enquanto e foquei no conteúdo para a versão beta de dezembro.
Alguns pontos que eu gostaria que vocês avaliassem mais a fundo, para discutirmos:
Mantive uma separação entre Comunidade e Software, aproveitando a navegação existentes no Noosfero. Apesar de saber que essas duas estruturas são indissociáveis em termos de modelagem e implementação. Hoje na Página de Software ainda temos as ferramentas Agenda, Galeria de imagens e Blog. Me parece que essas ferramentas fazem mais sentido na visão de Comunidade. A menos que a gente exista outro propósito para elas. Atrelei os Projetos de Software à Comunidades para valorizar o Catálogo e evitar a confusão entre softwares públicos “oficiais” e outros softwares no Portal. Na versão antiga do Portal existe uma seção Artigos com vários PDFs. Alguns são artigos científicos, mas a lista tem todo o tipo de documento. Existe um interesse em mantermos esses arquivos? Se sim, recomendo uma revisão da lista para avaliar a pertinência de cada item.
> Em 19/11/2014, à(s) 10:12AM, Rodrigo Maia escreveu: > > Olá pessoal, > > Atualizei o modelo de arquitetura da informação do Portal. Ajustei algumas seções com base no que nós discutimos até agora e também propus algumas mudanças para que o Portal fique mais claro. Deixei de fora o Avalia e o Mercado Público por enquanto e foquei no conteúdo para a versão beta de dezembro. > > O diagrama está na Wiki do projeto. Link direto: http://bit.ly/1xPvtFo . > > > Alguns pontos que eu gostaria que vocês avaliassem mais a fundo, para discutirmos: > > Mantive uma separação entre Comunidade e Software, aproveitando a navegação existentes no Noosfero. Apesar de saber que essas duas estruturas são indissociáveis em termos de modelagem e implementação. > Hoje na Página de Software ainda temos as ferramentas Agenda, Galeria de imagens e Blog. Me parece que essas ferramentas fazem mais sentido na visão de Comunidade. A menos que a gente exista outro propósito para elas. > Atrelei os Projetos de Software à Comunidades para valorizar o Catálogo e evitar a confusão entre softwares públicos “oficiais” e outros softwares no Portal. > Na versão antiga do Portal existe uma seção Artigos com vários PDFs. Alguns são artigos científicos, mas a lista tem todo o tipo de documento. Existe um interesse em mantermos esses arquivos? Se sim, recomendo uma revisão da lista para avaliar a pertinência de cada item. > > Atenciosamente, > Rodrigo Maia
O pessoal da SLTI e eu tivemos uma boa conversa sobre isso hoje. Os meus comentários abaixo já estão na linha do que foi acertado hoje.
> Em 21/11/2014, à(s) 8:39AM, Arthur Del Esposte escreveu: > > Olá Rodrigo, > > segue meu feedback: > > Sobre a página de software: > - colocaria também o Fórum, acho que será uma ferramenta importante. > - Acredito que coisas essenciais como Blog e e Fórum deveriam já estar na página de software principal. Outras como agenda e galeria poderiam ser mais secundárias (para a comunidade).
Só para confirmar: estou considerando que Fórum e Listas de discussão (Colab) são a mesma coisa, no contexto do Portal. Me corrija se eu estiver errado.
O fórum e o repositório são as ferramentas de maior destaque e com certeza estarão na página de Software. O resto provavelmente vai para a página de Comunidade.
Por outro lado, se na página de Software tivermos só os links e o conteúdo de fato ficar do lado da Comunidade, talvez possamos listar todas as ferramentas. Quando começarmos a rever a página de Comunidade isso deve ficar mais claro.
> > - não entendi a separação feita para Página de Projetos de Software em Comunidade.
A ideia original era evitar a confusão entre Software Público e outros softwares (projetos). Mas isso já foi revisto e ficarão todos debaixo do mesmo espaço.
> - Não sei se já foi pensado assim, mas acho que na busca de comunidades dentro do portal __Não__ deveriam contemplar comunidades de software, somente comunidades comuns. Caso se queira buscar algo relacionado ao software, acredito que tenha que ser em apenas um lugar, no catálogo, por exemplo.
Vai depender do que seria na prática uma comunidade “comum”. Talvez isso acabe sendo uma distinção muito artificial, como a de Software Público vs. Projeto de Software que nós acabamos mudando (tópico acima).
Ter um acesso a acesso abrangente às comunidades facilita a navegação de quem vem colaborar. Ao passo que os visitantes que querem baixar software e acessar material de ajuda podem seguir o caminho do Catálogo.
> Sobre "Comunidades": > - Lembrar que existem comunidades que __não__ necessariamente estejam vinculados a software.
Boa! Estava esquecendo, mas acho que a estrutura na AIv3 atende essas comunidades também, não?
> Sobre "Software Público": > - Publique seu software: acho que já deveríamos a pensar em algo aqui muito antes do avaliar, principalmente naquele intuito de abrigarmos projetos que podem evoluir dentro da ferramenta muito antes de se tornarem um software público.
Certo. O conteúdo dessa área ainda precisa ser melhor detalhado, mas acho eu o que você se refere é atendido pela página “Desenvolvimento colaborativo”. Lá a gente vai falar desse processo, desde a incubação do software até a entrada no catálogo. Já “Publique seu software” é mais voltada para quem já tem algo pronto e quer disponibilizar. O que você acha?
> > No mais acredito que está bem interessante.Só me tira uma dúvida, essa arquitetura é sempre evolutiva certo? > Parabéns!
Bacana, valeu! Sim, é sempre evolutiva. Esse documento serve para visualizar a estrutura do Portal e possibilitar esse tipo de conversa que estamos tendo agora.
Abs,
Rodrigo
> att, > Arthur > > Em 19 de novembro de 2014 13:36, Rodrigo Maia > escreveu: > Link atualizado: http://bit.ly/1Ai2jlP > > >> Em 19/11/2014, à(s) 10:12AM, Rodrigo Maia > escreveu: >> >> Olá pessoal, >> >> Atualizei o modelo de arquitetura da informação do Portal. Ajustei algumas seções com base no que nós discutimos até agora e também propus algumas mudanças para que o Portal fique mais claro. Deixei de fora o Avalia e o Mercado Público por enquanto e foquei no conteúdo para a versão beta de dezembro. >> >> O diagrama está na Wiki do projeto. Link direto: http://bit.ly/1xPvtFo . >> >> >> Alguns pontos que eu gostaria que vocês avaliassem mais a fundo, para discutirmos: >> >> Mantive uma separação entre Comunidade e Software, aproveitando a navegação existentes no Noosfero. Apesar de saber que essas duas estruturas são indissociáveis em termos de modelagem e implementação. >> Hoje na Página de Software ainda temos as ferramentas Agenda, Galeria de imagens e Blog. Me parece que essas ferramentas fazem mais sentido na visão de Comunidade. A menos que a gente exista outro propósito para elas. >> Atrelei os Projetos de Software à Comunidades para valorizar o Catálogo e evitar a confusão entre softwares públicos “oficiais” e outros softwares no Portal. >> Na versão antiga do Portal existe uma seção Artigos com vários PDFs. Alguns são artigos científicos, mas a lista tem todo o tipo de documento. Existe um interesse em mantermos esses arquivos? Se sim, recomendo uma revisão da lista para avaliar a pertinência de cada item. >> >> Atenciosamente, >> Rodrigo Maia > > > _______________________________________________ > spb-dev mailing list > spb-dev@listas.softwarepublico.gov.br >http://listas.softwarepublico.gov.br/mailman/cgi-bin/listinfo/spb-dev > >