Melhores Práticas para Reportar Bugs
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19 de Maio de 2015 às 14:15Bom dia pessoal vou descrever aqui um pequeno manual para tentar melhorar
nossa forma de reportar bugs. O propósito de um *bug report* é informar que
um erro ocorre dar o maior número de informações possíveis para que este
possa ser corrigido.
Pra isso nós sempre precisamos saber:
*1- Passos para reproduzir o problema*: descrever o que você fez para que o
bug aconteça.
Exemplo: No formulário de criação de contas (http://example.com/register/)
preencher os campos e clicar no botão enviar.
*2- Qual o resultado esperado*: descrever o deveria ter acontecido.
Exemplo: Ser redirecionado para página de sucesso e receber e-mail de
validação de conta.
*3- Qual o resultado obtido: *descrever o que aconteceu e porque isso
parece errado.
Exemplo: A mensagem de erro "Something Went wrong" foi exibida na página
http://example.com/success. O e-mail de confirmação foi recebido.
Notem que no passo 3 se a última parte sobre o recebimento do e-mail não
fosse descrito essa provavelmente seria a próxima pergunta do programador
que vai revisar o bug (saber se o e-mail chegou ou não neste caso é um bom
indicador de onde o código falhou).
O report pode ser escrito tanto de maneira contínua – sem explicitar os 3
passos – ou
demarcando cada um deles como no exemplo acima. O formato não é tão
importante, o que importa é fornecer as informações necessárias para que
possamos atacar os bugs da maneira mais pragmática e eficiente possível.
Abraços,
Sergio Oliveira -
19 de Maio de 2015 às 14:33Obrigado Sergio!
Temos que reportar bugs dessa forma mesmo,
Marisa e Nayanne, fica a dica pra usarem também =).
att
Arthur
Em 19 de maio de 2015 11:15, Sergio Oliveiraescreveu: > Bom dia pessoal vou descrever aqui um pequeno manual para tentar melhorar
> nossa forma de reportar bugs. O propósito de um *bug report* é informar
> que um erro ocorre dar o maior número de informações possíveis para que
> este possa ser corrigido.
>
>
> Pra isso nós sempre precisamos saber:
>
> *1- Passos para reproduzir o problema*: descrever o que você fez para que
> o bug aconteça.
> Exemplo: No formulário de criação de contas (http://example.com/register/)
> preencher os campos e clicar no botão enviar.
>
> *2- Qual o resultado esperado*: descrever o deveria ter acontecido.
> Exemplo: Ser redirecionado para página de sucesso e receber e-mail de
> validação de conta.
>
> *3- Qual o resultado obtido: *descrever o que aconteceu e porque isso
> parece errado.
> Exemplo: A mensagem de erro "Something Went wrong" foi exibida na página
>http://example.com/success. O e-mail de confirmação foi recebido.
>
> Notem que no passo 3 se a última parte sobre o recebimento do e-mail não
> fosse descrito essa provavelmente seria a próxima pergunta do programador
> que vai revisar o bug (saber se o e-mail chegou ou não neste caso é um bom
> indicador de onde o código falhou).
>
> O report pode ser escrito tanto de maneira contínua – sem explicitar os 3
> passos – ou
> demarcando cada um deles como no exemplo acima. O formato não é tão
> importante, o que importa é fornecer as informações necessárias para que
> possamos atacar os bugs da maneira mais pragmática e eficiente possível.
>
>
> Abraços,
>
> Sergio Oliveira
>
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