Issue #11

0 up
0 down
Open
govbr/barra-govbr#11
Created by idg serpro (Edited )

Estou na dúvida sobre a acessibilidade dos links do rodapé

Esse relato é uma dúvida que surgiu durante uma revisão no eMAG e a ferramenta WAVE no Firefox, caso não seja válido, pode ser fechado.

No rodapé, temos a seguinte renderização:

<div id="footer-brasil"><div id="wrapper-footer-brasil"><a class="logo-acesso-footer" href="http://www.acessoainformacao.gov.br/" alt="Acesso à informação" title="Acesso à informação"></a><a class="logo-governo-federal" href="http://www.brasil.gov.br/" alt="Governo Federal" title="Governo Federal"></a></div></div>

Veja que os links estão "vazios", ou seja, possuem apenas o campo "title".

No eMAG versão 3.1 em http://www.governoeletronico.gov.br/documentos-e-arquivos/eMAGv31.pdf, página 44 temos:

Deve-se identificar claramente o destino de cada link, informando, inclusive, se o link remete a outro sítio. Além disso, é preciso que o texto do link faça sentido mesmo quando isolado do contexto da página.

E:

Repare no exemplo incorreto acima que não há necessidade de utilizar o atributo title em links, já que esse atributo não é bem suportado por recursos de tecnologia assistiva, como leitores de tela, não tem utilidade para quem navega apenas pelo teclado e não tem bom suporte em dispositivos móveis, como celulares, entre outros problemas. Assim, se você quiser fornecer informações adicionais para um link, faça-o no próprio texto do link ou no contexto, e jamais repita o conteúdo do link no atributo title.

Na renderização acima, não há texto no link (e, portanto, quando usamos ferramentas de auxílio a acessbilidade como o plugin WAVE no Firefox ele indica um problema nessa parte) e usamos apenas o "title". Saberia me dizer a motivação?

Assignee: None
Milestone: None
3 participants