Issue #315
Modificação no menu lateral da homepage: motivo?
Oi @marisa,
Fazendo uma revisão do portal, notei que a seção "software público" do menu lateral esquerdo na homepage do portal está com itens diferentes do mesmo menu nas comunidades/software. Como é uma barra que tem q ser igual para todos, essa modificação foi proposital ou quais itens devem estar realmente contidos nesta seção?
Temos hoje na homepage:
- Publique seu software
- Vídeos
E nas demais páginas:
- Entenda o que é
- Inicie um projeto
- Publique seu software
Precisamos do seu feedback para corrigir no portal
Para conhecimento: @peterlima
-
Oi @melissawen . O menu esquerdo das páginas internas deve ficar igual a da página principal (https://softwarepublico.gov.br/social/). Entre uma versão e outra isso foi se pendendo pq fazíamos alteração na página princiapal e não tínhamos como replicar em todas as páginas internas. Já temos como fazer isso?
-
@marisa, normalmente alteramos no template de software para que isto seja espelhado em todas os softwares que seguem o template (ou seja, que não tiveram seus blocos permitidos de serem modificados e terem sido modificados manualmente).
Só para confirmar, o que vocês querem no menu lateral esquerdo na seção "software público" em todas as páginas e software é:
- Publique seu software
- Vídeos
Apenas, certo?
-
Não sei se te entendi mas a ideia é que seja igual a da página principal mesmo. Se você observar cada o menu de alguns softwares estão de um jeito.Não segue um padrão. Veja por exemplo o cacic e o sped.
-
Oi @marisa, são 2 problemas diferentes.
O primeiro (que é este que eu lhe perguntei) é que o menu lateral esquerdo da homepage do portal está diferente das homepages do softwares. Ou seja, o menu foi alterado na seção de administração do ambiente > blocos laterais, mas não foi alterado no template do software (template de perfis > software > edição de blocos laterais).
Eu quero confirmar que o que você está me pedindo é que eu mantenha apenas os links:
- Publique seu software
- Vídeos
E exclua os links:
- Entenda o que é
- Inicie um projeto
Este segundo que você está reportando é um problema que ocorre por ter sido liberado, via administração > blocos laterais, que qualquer admin de um certo software pudesse modificar os seus blocos/menus a vontade. Neste caso, precisamos que esta correções sejam feitas manualmente, pois mesmo que mudemos no template, com a modificação manual do bloco tendo sido feita, não é possível espelhar (relacionar) o template geral de software com o design dos blocos desse software específico.
@peterlima, aproveite que a @marisa vai hoje ao campus para sanar estas dúvidas. :)
-
Oi @peterlima na minha opinião a "Atualmente na HOME" deve ser a sugestão para todo o portal. Não acho que precisamos mudar este formato. Ela seria replicada em todas. @nayanne @obsneto o que acham?
Uma dúvida @peterlima : Como faz essa alteração? Essa operação está na administração do portal? Se sim, onde?
-
Oi @marisa
Vamos manter a padronização sugerida atualmente na HOME. A @melissawen poderá informar melhor sobre a alteração.
-
E clica no ícone de "editar blocos laterais".
-
Obs.1: Esta solução APENAS funciona para os blocos em um software que NÃO foram modificados manualmente.Os softwares que tiveram blocos inseridos, retirados, ocultados ou modificados manualmente (na seção de editar blocos laterais do painel de controle da comunidade), perdem a capacidade de espelhamento do template (ou seja, não replica as alterações do template em seus blocos modificados). Para estes blocos destes softwares, a alteração terá que ser manual ou por meio da criação de um script.
Obs.2: Com muito cuidado, pois escolhas ruins podem causar problemas gerais
-
Apliquei no template.
1 - Exemplo de software que o bloco segue o template: https://softwarepublico.gov.br/social/xemele 2 - Exemplo de software que não segue (foi realizadas manualmente por alguém): https://softwarepublico.gov.br/social/cacic
Para o caso 2, ou faz-se a alteração manual ou teremos que fazer um script para todos os casos (se forem muitos)
-
Oi @melissawen lembro que @arthurmde comentava sobre a automatização/replicação desses templates. Não é possível?
Quanto à página do Xemelê ficou faltando o link de contato no bloco Portal do SPB. Essa página do CACIC e e-cidade por exemplo sao muito antigas e por isso em algum momento se perdeu nesse template. O correto é que todas fiquem iguais mesmo.
-
Status changed to closed
-
Oi @melissawen continuamos com o mesmo problema na página do xemelê e temos que fazer o levantamento dos softwares que estão diferentes para rodarmos o scritp. O e-cidade é um deles, precisamos finalizar estes ajustes antes de fecharmos a issue. O que acha?
-
Oi Marisa, coloquei o link "contato" no template e as páginas do software espelharam, em geral (como a do Xemelê). Criei uma tarefa mais específica para este problema #516 para vocês irem listando os softwares que encontrarem fora do padrão deste menu. Quando concluirmos o map, avaliamos se conseguimos colocar na sprint a partir do escopos, prioridades e prazos. Por enquanto, vou fazer a correção manual do menu das páginas para não ficar fora do padrão.