Apoena - Democratizando a Informação.
(em Tupi "Apoena" é aquele que enxerga longe)
É um Software Livre que surgiu da necessidade de facilitar a Democratização da Informação nos telecentros do Banco do Brasil.
A ferramenta elabora Clippings de notícias.
Funciona como uma agência de notícias coletando e processando informações de mais de 300 fontes (rss/feeds) entre blogs, twitters, sites e etc.
Primeiro Software Livre desenvolvido pelo Banco do Brasil disponibilizado no portal do Software Público Brasileiro.
O usuário pode cadastrar no Apoena suas fontes favoritas de notícias, onde já existe mais de 300 pré-cadastradas. O aplicativo lê todas estas fontes de informação e gera um clipping com os assuntos definidos pelo usuário.
A ferramenta permite também comparar a diferença de tratamento dado a determinado assunto por diversas fontes de informações. Em poucos dias o usuário contará com uma base de dados significativa, onde poderá acompanhar a evolução dos acontecimentos, tendências ou atores.
Com toda a documentação e código são livres, permite por exemplo, desenvolver uma mineração em sua base de dados (notícias baixadas pelo sistema) para extrair informações.
É executado em sistemas operacionais baseados em Debian GNU/Linux, e por ficar instalado em sua máquina, garante a privacidade de suas pesquisas e soberania total sobre o sistema.
Dentro de uma realidade de grande quantidade de informações existentes na Internet, o Apoena veio para auxiliar a inclusão digital e desmocratização das informações, fazendo com que a informação não fique monopolizada, ajudando portanto as comunidades historicamente excluídas.