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Comunicação entre as secretarias

22 de Novembro de 2009, 9:37 , por Desconhecido - | 3 Pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 238 vezes

Caros colegas, 

 Temos discutido nos varios forums do e-cidade sobre implantação dos diversos modulos, o que tem ocorrido com sucesso, pois os problemas de instalação e implementação estão sendo superados.

Diante da situação pergunto por uma questão que ainda não foi aborado. Em se tratando de cidades onde a infraestrutura é precaria, como por exemplo, eu resido em Minas Gerais e estou no "portão" de entrada para o Vale deo Jequitinhonha, onde praticamente não existe estrutura de telecomunicações, sendo que na grande maioria das cidades, existe um link de internet somente na prefeitura.

Como fazer para que as secretarias (que na maioria estão separadas da sede da prefeitura) possam acessar os dados que estão centralizados no servidor? utilizar quais meios ?

 Marinho

Autor: marinho souza


4242 comentários

  • B77880ca918b2e1b03f2875f5928347f?only path=false&size=50&d=404Osvaldo de Souza Cavalcante(usuário não autenticado)
    15 de Fevereiro de 2012, 17:04

     

    boa tarde Marinho ...

    estou participando da comudade a pouco tempo mas se caso aindas não tenha contornado este problema ai vai minha opinião, voce poderia usar via radio ai para trafegar os dados utilize uma rede 5,8 ja de cara que não irá se arrepender hoje em dia voce pode utilizar da tecnologia mimo q pode chegar a 300megabits por segundo, ou seja, 150Mb para up e 150Mb para down então é uma solução viavel pois hoje em dia por mais que voce tenha internet na cidade sempre tem os problema de ficar sem internet ai automaticamento as outras secretarias acabam ficando sem sistema então essa solução serve para todas os amigos pois vc depender de serviços de terceiros é bem dificil então acho interessante a propria prefeitura ter seu servidor e não um servidor alugado em outra cidade pois ficou sem internet ficou sem sistema aki em minha cidade mesmo tem o speedy e via radio e sempre tem problemas com internet agora se toda infraestrutura é na propria prefeitura ela pode utilizar das ondas de radio para q não falte sistema que os serviços prestados não parem, falo isso sobre a infraestrutura ficar na prefeitura pelo fato que fui abrir uma firma aki na cidade e por falta de sistema atrasou tudo por 2 dias então a solução do radio para as prefeituras usarem seus sistemas é muito melhor aki esta minha contribuição

  • 1b038e99b8c331bf4bd1c194e3dffa52?only path=false&size=50&d=404paulo rocha Santos(usuário não autenticado)
    17 de Julho de 2012, 19:36

     

    Ba noite Marinho,

     

    Acredito, ainda nao coloquei em prática, que com um bom servidor e boa estrutura de rede poderá prover para a cidade utilizando-se de links via rádio. Seria uma intranet onde não haveria conexão com a internet.

    Aparelhos como APs, roteadores, etc, e incluindo uma antena de certa altitude poderá conseguir a transmissão de dados mesmo sem conexoes com a internet.

    Estou fazendo levantamentos e logo terei resutados concretos.

    Um abraço.

  • 6441733b7a5cce14bff29112138038d6?only path=false&size=50&d=404Divaldo Almir Antunes(usuário não autenticado)
    17 de Julho de 2012, 21:20

     

    Não sei se a solução que estamos usando servirá para o caso da sua prefeitura, mas em Capitão Enéas,Juramento-mg, Uiramuta e iracema-rr, onde acho que o acesso a internet é parecido com o seu, optamos por usar um cloud server da empresa locaweb com administração pelo usuario.

    Desta forma não foi preciso investir muito na estrutura de informatica da prefeitura, pois basta um computador conectado a internet para acessar o servidor cloud .

    Em Capitão Eneas(vou usar como exemplo), não tem muito este tipo de problemas porque tem em torno de 5 empresas que fornecem internet, mas a prefeitura liberou acessos ao link usado pela prefeitura para todos os orgão(secretaria, escolas, etc), alem do quê qualquer computador com acesso a internet pode acessar o e-cidade(bastando ter usuario e senha).

    No seu caso(se entendi),  se não houver acesso a internet por outros meios, pode ser feito uma rede wireless dando acesso a estes orgãos ao link da prefeitura

  • 73a3e79d720d4d7a8e78f3823f1e712e?only path=false&size=50&d=404Erivelto de Jesus Pinheiro Carvalho(usuário não autenticado)
    18 de Julho de 2012, 19:47

     

    marinho,

    qual a real situação do seu município? explique-nos melhor aonde está o servidor? qual a distancia das secretarias? se existe alguma operadora de internet na sua cidade? detalhe o máximo de informações possíveis que a prefeitura encontra-se hoje.

  • 50c01b49bad48566a902b9b5f6a21514?only path=false&size=50&d=404Edson Pitta Almeida(usuário não autenticado)
    27 de Dezembro de 2012, 13:21

     

    Caro amigo Marinho, segundo estudos aprofundados com amigos da cidade de Capitão Enéias, todas as instituições deverão estar interligadas por uma fibra. Sabendo que somente a prefeitura tem acesso a internet, interligando-as, todos assim terão acesso para poder se conectar ao servidor.

    Geralmente o banco de dados do software fica em nuvem (servidor web tipo LOCAWEB), podendo assim seu funcionamento ser correto.

  • Ec5147210abd38c92415df775ee4eb99?only path=false&size=50&d=404Luiz Felipe Silva Leme(usuário não autenticado)
    29 de Dezembro de 2012, 13:25

     

    Também tenho essa dúvida, qual seria a melhor forma de fazê-lo.

  • 9bfa4e76e77098be734e2424ef43c4b6?only path=false&size=50&d=404Joao Emanuel Sousa Gomes(usuário não autenticado)
    17 de Janeiro de 2013, 18:46

     

    Ola Marinho,

    Ainda vamos implementar o e-cidade na minha secretaria...mas

    Acredito que uma boa e barata solução para comunicação entre as suas secretarias seria a utilização do serviço de VPN. 

    att, 

  • 5277a5782ee063513278453324d8f0ef?only path=false&size=50&d=404robson harlley de souza miranda(usuário não autenticado)
    21 de Janeiro de 2013, 22:16

     

    Boa Noite,

    Nos casos erm questão seria necessário a instalação de uma rede (intranet) da própria prefeitura. através da qual as secretarias poderiam ter acesso ao sistema.

    Robson

  • 2f0eb85d640857bb79831b89d1b7de7a?only path=false&size=50&d=404Washington Kenned Silva(usuário não autenticado)
    22 de Janeiro de 2013, 22:25

     

    Caro Marinho,

    Para atender o que você deseja e bem simples, basta a prefeitura ter em seu contrato de internet IP´s externos fixos para dentro do Firewall ou roteador da prefeitura indicar um IP desses fixos de sua internet, apontando para o IP do servidor que esta com o E-cidade. Com isso todas suas secretarias poderá acessar o sistema digitando no browser o IP externo da prefeitura que irá acessar o sistema E-cidade, que fará o roteamento do IP externo para o IP interno da prefeitura onde esta o sistema. Espero ter lhe ajudado 

     

  • E70c152aabf0c6b3c27b22d13c3901c4?only path=false&size=50&d=404Rally Oliveira (usuário não autenticado)
    4 de Fevereiro de 2013, 19:48

     

    olá! amigo entre as secretarias municipais sincronizadas com a Prefeitura. processando todos os dados pelo administrador (Prefeito).

     

  • 2f0eb85d640857bb79831b89d1b7de7a?only path=false&size=50&d=404Washington Kenned Silva(usuário não autenticado)
    5 de Fevereiro de 2013, 9:56

     

    Prezado Marinho,

    A prefeitura poderá solicitar recursos ou financiamento pelo BNDES através do PMAT para instalação de uma Intranet na cidade para interligar as secretarias, utilizando comunicação via Radio. Com o sistema E-cidade não e pesado poder funcionar sem problemas nessa intranet ok.

    Washington Kenned 

     

     

  • 08250461cb030717356b1b5b19e6a7c0?only path=false&size=50&d=404Winntech Informática(usuário não autenticado)
    9 de Março de 2013, 21:05

     

    Marinho,

    você pode implantar uma rede local com wireless, assim você  vai obter uma LAN e demais secretaria obter acesso. 

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres