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A partir de 2025, a versão disponibilizada do E-Cidade será via repositório GIT e não mais via download. Abaixo segue o link para que possam fazer o clone do projeto
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Comunicação entre as secretarias

22 de Novembro de 2009, 9:37 , por Desconhecido - | 3 Pessoas seguindo este artigo.
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Caros colegas, 

 Temos discutido nos varios forums do e-cidade sobre implantação dos diversos modulos, o que tem ocorrido com sucesso, pois os problemas de instalação e implementação estão sendo superados.

Diante da situação pergunto por uma questão que ainda não foi aborado. Em se tratando de cidades onde a infraestrutura é precaria, como por exemplo, eu resido em Minas Gerais e estou no "portão" de entrada para o Vale deo Jequitinhonha, onde praticamente não existe estrutura de telecomunicações, sendo que na grande maioria das cidades, existe um link de internet somente na prefeitura.

Como fazer para que as secretarias (que na maioria estão separadas da sede da prefeitura) possam acessar os dados que estão centralizados no servidor? utilizar quais meios ?

 Marinho

Autor: marinho souza


4242 comentários

  • Aefee520019febf4f32747026cf4afe0?only path=false&size=50&d=404Jacques Roberto(usuário não autenticado)
    11 de Abril de 2013, 21:58

     

    Acredito que uma solução seria montar uma Infraestrutura de rede da Prefeitura via radio, isto é claro se existir visada entre a prefeitura e as diversas secretarias. 

    Os equipamentos da Mikrotik tem uma relação custo beneficio excelente para implementações de radio.

    Uma outra opção seria o lançamento de fibras, que daria a condição de interligar os pontos com grandes taxas de transferência, mas o projeto ficaria mais complexo e como eu disse de custo elevadíssimo. 

  • 5ce76b4331229fc507cb556c77b17bf8?only path=false&size=50&d=404Alexandre Pereira Cardoso(usuário não autenticado)
    8 de Maio de 2013, 9:43

     

    Estou na mesma duvida...

  • 2c31014efd94210ec953def45e2055ae?only path=false&size=50&d=404Marcelo dos Santos Machado(usuário não autenticado)
    22 de Setembro de 2013, 1:31

     

    Boa noite Marinho, você pode habilitar um servidor wi-fi na prefeitura com uma antena omnidirecional e implementar antenas direcionais nas secretarias, ou mesmo instalar repetidores wi-fi para os pontos mais distantes. Desta forma você cria uma intranet via wi-fi. Caso queira algo mais profissional, pode homologar uma frequência de UHF na ANATEL, paga uma taxa anual (fistel) e trabalha em wi-max. Mas isso já é para um segundo momento, hoje já existem hoje rádios wi-fi com até 5w de potência.

    Espero ter ajudado.

     

    Marcelo Machado.

  • A24055b096ea7d755615bde61a0a2db1?only path=false&size=50&d=404Antonio Sergio Moura(usuário não autenticado)
    8 de Novembro de 2013, 11:53

     

    Com um link dedicado é possível configurar o acesso e ter um bom desempenho do sistema. Considerando um link de 1mb dedicado na Prefeitura e os acessos feitos por adsl nos locais remotos temos um bom desempenho.

    Mas o link deve ficar exclusivo.. se não fica quase impossível de usar remotamente...

     

  • 9be5e68ba434252a2cfcff28ef035bae?only path=false&size=50&d=404Amauri Silva(usuário não autenticado)
    11 de Novembro de 2013, 16:00

     

    Faça rede com nanostation

  • 0f8f21ba84104292409004b78240ec92?only path=false&size=50&d=404wellington vitorio(usuário não autenticado)
    27 de Novembro de 2014, 10:51

     

    depedendo a topologia da cidade e fazer uma rede wifi com uma torre central no ponto mais alto da cidade aonde todos os pontos vão se comunicar e fazer uma intranet.

    foi realizado um projeto semelhante em Igarapé-MG e SãoJoaquimdeBicas-MG. tem um provedor de wifi ea rede da prefeitura passa por dentro da rede deles. 

     

    Att,

    Wellington Martins

SGE e Portal Educação são lançados em solenidade no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila

3 de Outubro de 2016, 13:00, por Ione Oliveira

Aconteceu na manhã desta terça-feira (27) a solenidade de lançamento do Sistema de Gestão Educacional (SGE) e do Portal Educação, no auditório da Prefeitura Municipal de Dias d'Ávila, frutos do comprometimento da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em agilizar e otimizar a gestão educacional da cidade com uso das inovações tecnológicas.

O secretário de educação Marcelino Almeida abriu o evento ressaltando a importância da implantação do SGE e do Portal Educação na rede municipal de ensino, “que facilitará o acompanhamento completo das atividades de toda a secretaria, desde a parte administrativa até a produção de conteúdos pelos professores e alunos, além de oferecer aos pais diversos serviços através da internet como matrículas, histórico escolar e transferências, evitando-se assim o deslocamento até as escolas e as conseqüentes filas”.

Em seguida, os representantes da JCL Tecnologia (vencedora da licitação) Leonardo Melo, Ana Paula Almeida e Carlos Botelho apresentaram a empresa e sua experiência em criação de softwares (programas de computador) para órgãos públicos, além de resumir as principais funcionalidades do SGE (acompanhamento de notas, matrículas online, histórico escolar, transferência escolar, gerenciamento dos professores, acervo da biblioteca, etc) e do Portal Educação (que é um ambiente colaborativo e interativo entre professores e alunos, abrangendo as funcionalidades das redes sociais como conexões de amizades, grupos temáticos, postagens, mensagens privadas e fóruns de discussão).

O projeto está em sua primeira fase, que consiste na implantação do SGE nas escolas municipais Altair da Costa Lima, Anfrísia Santiago e Luiz Sande, com previsão de atender todas as unidades escolares a partir de 2016. Já o Portal Educação está concluindo todos os testes de funcionalidade, para posterior divulgação do endereço eletrônico da página para as escolas.

A solenidade contou com a presença de Geraldo Requião (Vice-prefeito), Marcelino Almeida (Secretário de Educação), Tina Costa (Secretária de Administração), Justino Francisco (Secretário de Governo), coordenadores pedagógicos, diretores escolares e professores.



Fórum de Debate Eleições 2012

23 de Junho de 2016, 8:18, por Ione Oliveira

Nova imagem 1



Seduc apresenta E-Cidade

23 de Junho de 2016, 8:07, por Ione Oliveira

Profissionais da Secretaria da Educação de Camaçari (Seduc) e secretários municipais conheceram nesta segunda-feira (13/09), o módulo de educação do sistema E-Cidade. A apresentação foi realizada no auditório da Prefeitura.

O E-cidade é um software público de gestão municipal composto pelos módulos educação, saúde, financeiro, tributário, patrimônio e RH, que podem ser adaptados à realidade e a necessidade da administração.

Segundo o secretário da Educação, Valter Lima, o sistema foi implantado recentemente e ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que a nova ferramenta reduza custos operacionais e aumente a eficiência administrativa da Secretaria.

A redução de custos já é uma realidade. De acordo com Jean Miranda, assessor de Tecnologia da Informação da Seduc, o custo para desenvolver um software semelhante ao módulo de educação do E-Cidade é de R$ 2 milhões. No entanto, a Prefeitura investiu R$ 144 mil em consultoria para adequar o programa às necessidades da Seduc.

As adaptações foram feitas em parceria com a equipe da Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, com suporte da empresa de consultoria JCL Tecnologia.

O E-Cidade está implantado na Seduc desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.

O secretário da Administração, Ademar Delgado, reforçou que o software público oferece várias vantagens, como o segurança, custo baixo, autonomia, além de possibilidade de realizar adaptações.

“Esta é uma ferramenta fantástica, que permite um salto qualitativo na área de tecnologia da informação”, disse Ademar Delgado.

Também participaram da apresentação os secretários da Fazenda, Paulo César Gomes e da Infraestrutura, Everaldo Siqueira, além de Luciano Sacramento, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec) e Pedro Failla, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Camaçari (CDL).

O E-Cidade é disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal www.softwarepublico.gov.br



Treinamento E-CIDADE para Secretários Escolares e Monitores

23 de Junho de 2016, 8:02, por Ione Oliveira

 



Curso On line Módulo Pessoal e-cidade

23 de Junho de 2015, 14:02, por Desconhecido

Autor: Luciano Neres