Situação atual do Porte pra Linux
18 de Junho de 2008, 10:01
, por Desconhecido
|
Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Estou entrando na comunidade InVesalius pra Linux. Tenho muito interesse em contribuir com esse projeto/porte, pois estou elaborando uma distro "comercial" chamada Tiger Linux - Enterprise Desktop.
Embora eu n programe em Python, estou providenciando q uma pessoa q conheço colabore com esse porte, mas para isso preciso q alguém me forneça algumas informações; uma delas é justamente saber o q já foi feito e o q ainda precisa ser feito.
Autor: Daigo Asuka
1111 comentários
- Python 2.5
- wxPython 2.8.7.1
- Python Imaging Library (PIL) 1.1.5
- NumPy 1.0.1
- PyRTF 0.44 :: Específicas do sistema operacional
- Python Windows 32 (pywin32) Library 210 (apenas usada para partes bastante específicas, como por ex: listar impressoras da rede) - não sendo um impedimento para portar o software para GNU Linux
- py2exe :: Bibliotecas em C++
- Visualization Tookit (VTK) 5.1.0
- Slicer 3D 2.6 No que diz respeito as bibliotecas em C++, o VTK já possui um sistema pronto para os interessados em em gerar wrappers para Python - tanto para Windows quanto para GNU Linux. O "problema" é que adicionamos algumas classes da biblioteca Slicer 3D (também em C++) ao VTK. Assim, para gerar o wrapper tanto para Windows quanto para GNU Linux são necessárias algumas modificações nos arquivos trabalhados - e até o início do ano nossa equipe do CenPRA não tinha tido tempo de trabalhar com estas adaptações para GNU Linux, apenas para Windows. E este era - portanto - o maior gargalo para portar o software para GNU Linux. Entretanto, isso já foi solucionado. Passos para portar o InVesalius 2.0 para GNU Linux 1. Gerar o wrapper VTK 5.1 para GNU Linux. Felizmente Paulo concluiu em abril este trabalho - a descrição está disponível em:
www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/invesaliuslinux/xowiki/how_to_build_wrapper 2. Debugar os erros que surgirem ao tentar rodar o InVesalius (o arquivo que inicia o InVesalius 2.0 é o ivStartApp.py). Nesta segunda parte acredito que os erros que surgirão serão decorrentes de caminhos de ícones e afins... Neste caso basta analisar qual o sistema operacional em questão usando o módulo sys (chamada sys.platform) e setar o caminho em decorrência do so; 3. Empacotar o programa em deb ou rpm ou afins. Nesta parte não temos experiência. Até onde tive contato Thomaz estava fazendo testes para fazer este empacotamento. Em Windows, para o InVesalius 2 utilizamos o gui2exe que é uma interface bastante amigável para o py2exe. Algumas opções de ferramentas que poderiam auxiliar neste empactamento são:
- py2app
- cx_Freeze
- PyInstaller Atualmente, dado que o primeiro passo já foi concluído, é necessário apoio de pessoas interessadas para rodar o código fonte do InVesalius 2 e verificar os erros que estão ocorrendo. Nossa equipe do irá dar assistência para a resolução dos problemas, contanto que os interessados enviem emails para este fórum de discussão relatando os mesmos. De que modo você acha que poderia nos auxiliar? Abraços, Tatiana
www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/invesalius/forums/message-view?message%5fid=3052175 Abraços, Tatiana