Ir para o conteúdo

Tela cheia

Como fazer para pesquisar se há soluções de software disponíveis na APF, compatíveis com a necessidade do meu órgão, atendendo, assim, a IN-04?

22 de Setembro de 2015, 11:55 , por Valeria Bezerra - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 186 vezes

O portal do software publico disponibiliza o Catálogo de Software, que é um instrumento público para cadastro de softwares desenvolvidos pela Administração Pública Federal e pelos parceiros do Portal do Software Público Brasileiro, uma fonte de informação acerca de diversas soluções de natureza pública, privada e do terceiro setor. 

Um dos objetivos do catálogo é centralizar em um ambiente virtual as diversas soluções utilizadas pelo setor público e articular parcerias no âmbito das três esferas de governo (executivo, legislativo e judiciário). 

No ambiente, o usuário poderá encontrar softwares para diversas aplicações. Com isso, tem a possibilidade de visualizar várias opções para uma determinada área de atuação/aplicação e tecnologia. Além disso, os softwares estão classificados no portal por Categoria, permitindo que o usuário realize uma busca categorizada do software. Por exemplo na categoria Energia, estão disponíveis os softwares GGAS e i3Geo.

A criação desse instrumento público vem para auxiliar os órgãos integrantes do SISP na busca de soluções (públicas ou não), em consonância com o que está determinado na Instrução Normativa SLTI nº 04 de 2014, que diz, em seu artigo 11: 
"II - avaliação das diferentes soluções que atendam aos requisitos, considerando: 
a) a disponibilidade de solução similar em outro órgão ou entidade da Administração Pública; 
b) as soluções existentes no Portal do Software Público Brasileiro (http://www.softwarepublico.gov.br); 
c) a capacidade e alternativas do mercado, inclusive a existência de software livre ou software público;"