Ir para o conteúdo

Tela cheia

A Licença Pública de Marca-LPM é aplicada em quatro soluções

20 de Março de 2011, 17:58 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 249 vezes

No início deste ano foi lançada a primeira versão da Licença Pública de Marca-LPM. O lançamento foi anunciado na Campus Party em São Paulo no mês de janeiro, durante apresentação do coordenador do Portal SPB, Corinto Meffe. O lançamento da LPM obteve reconhecimento internacional, graças aos comentários de Simon Phipps, um dos convidados da Campus Party. http://blogs.computerworlduk.com/simon-says/2011/01/brazils-new-trademark-license/index.htm

No decorrer do mês de fevereiro começaram as negociações para aplicação da LPM junto às soluções disponibilizadas no Portal SPB. Três softwares receberam a Licença Pública de Marca durante a cerimônia de lançamento em Brasília: o e-cidade; o Jaguar e o LightBase. Este último software foi desenvolvido pela primeira empresa privada que aderiu ao modelo do Software Público, a LightInfocon. As outras duas soluções foram disponibilizadas, respectivamente, pelas empresas DBSeller e PowerLogic. As soluções desenvolvidas por empresas serão as primeiras a receberem a LPM.

A última solução lançada no Portal SPB, o framework CORTEX, já foi disponibilizada no Portal com a LPM. A intenção é que as novas soluções que cheguem ao Portal já sejam disponibilizadas com a LPM.

A partir de 2011 serão realizadas uma série de ações pela coordenação do Portal SPB no sentido de esclarecer os detalhes para a aplicação e o uso da LPM. A iniciativa faz parte da estratégia do fortalecimento do ecossistema dos softwares públicos, em especial pela ampliação da concorrência entre os prestadores de serviço e o uso da marca por toda comunidade.

As marcas dos softwares que receberam a Licença Pública de Marca podem ser baixados no endereço http://antigo.softwarepublico.gov.br/lpm_marcas

Caso queira contribuir com a discussão da primeira versão da Licença Pública de Marca basta acessar o endereço abaixo e acrescentar o seu comentário diretamente no Fórum aberto no grupo de interesse 4CTECBr.
http://antigo.softwarepublico.gov.br/4ctecbr/forums/forum-view?forum_id=27150850


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.