O governo brasileiro foi convidado pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação-SITA da África do Sul para mostrar o Software Público Brasileiro na Conferência Anual GovTech 2010, que ocorreu em Durban na África do Sul entre os dias 05 e 08 de setembro. Trata-se da maior e principal conferência de Tecnologia da Informação e Comunicação da África, organizada pela SITA, que reúne o setor público, o setor privado, os principais especialistas de Tecnologia da Informação de todo o continente africano e de outros países externos ao continente.
O evento também tem o objetivo de premiar as principais iniciativas do setor, de incentivar a troca de conhecimento e de definir padrões de governo, agregando valor ao setor público de Tecnologia da Informação e Comunicação da África do Sul.
Na apresentação do Software Público Brasileiro foi demonstrado o modelo desenvolvido no Brasil como um aperfeiçoamento do modelo de código aberto. Um dos pontos destacados foi o peso do apoio governamental e a sustentação na legislação brasileira, como forma de suportar a formação do ecossistema de produção de software.
Ao final da apresentação, o CEO de Tecnologia da Informação do Departamento de Sistemas da Informação e Comunicação do Governo da Africa do Sul, Terry Vandayar, mostrou-se surpreso com a inovação que o modelo representava e lamentou a completa ausência de um modelo como o do Software Público Brasileiro na África do Sul.
Neste mesmo dia foi compartilhada pelos representantes de Tecnologia da Informação do governo da África do Sul a intenção de realizar um acordo de cooperação Sul-Sul, através da parceria entre a India, Brasil e Africa do Sul - IBSA, como meio para estabelecer uma rede de diálogos, cooperação e interação governamental em torno da Tecnologia da Informação com foco no Modelo de Software Público para identificar soluções de baixo custo e promover o uso de ferramentas que possibilitem a inclusão digital e a transparência dentro do setor público.
O material exclusivo do software público foi entregue para os seguintes representantes:
1) Dextor Foba - Diretor de Governo Eletrônico da Comissão Presidencial Nacional (PNC) do Governo da África do Sul;
2) Mbombo Maleka - Diretor Substituto do Instituto de E-Skills do Departamento de Comunicações do Governo da África do Sul (à este tive que entregar duas cópias do material em inglês);
3) Thuli Rabede - Chefe Executiva (CEO) do Centro de Inovações em Serviços Públicos do Governo da África do Sul;
4) Mr Fidel Mbhele - Diretor de Políticas e Estratégias do Governo da Província do Cabo Ocidental;
5) Julius Segole - CEO do Conselho de Tecnologia da Informação do Governo da África do Sul;
6) Mme Thiam Ndeye Fatou Coundoul - Conselheira de Tecnologia da Informação do Governo do Senegal;
7) Nontobeko Ntsinde - CEO da SITA - Agencia de Tecnologia da Informação da Africa do Sul;
8) Ms Nthabiseng Mosupye - Diretora Chefe do Departamento de Serviços da Informação e de Serviços Públicos e Diretora do Comitê de Softwares Open Source - OSS SC;
9) Bears - O maiores representantes do evento GovTech 2010, eleitos e premiados como referência da Conferência de Tecnologia do Governo da Africa do Sul.
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo