No dia 07 de setembro, durante a abertura da Conferência Internacional de Software Livre na cidade de Buenos Aires, o chefe dos ministros do governo federal argentino, Anibal Fernandez, anunciou que o modelo do software público desenvolvido no Brasil deverá ser adotado também pela Argentina.
Anibal Fernandez, nos últimos três meses vem se manifestando favoravelmente ao uso de software livre em maior escala no setor público argentino. O chefe de ministros gravou um vídeo [http://cisl.org.ar/] demonstrando a intenção de reproduzir a experiência brasileira e considerou que o software livre deverá avançar mais em função do apoio que o governo pretende dar a essa tecnologia.
O evento contou com a presença de mais de 700 pessoas, um número bem acima da expectativa dos organizadores e foram apresentadas experiências do setor privado, com a participação da INTEL, RED HAT e da empresa espanhola Silice Telecom.
O coordenador do Portal do Software Público, Corinto Meffe, fez uma apresentação sobre o histórico do software livre no governo brasileiro e o surgimento do Portal do Software Público, bem como os resultados concretos da experiência brasileira, com destaque para o sistema de gestão escolar i-Educar que tem agilizado o processo de matrícula em vários municípios brasileiros.
Na mesa final ocorreu um debate sobre as perspectivas do software livre para América Latina, com a participação de Deivi Kuhn, que fez uma reflexão sobre os perigos que poderemos enfrentar para que a internet continue livre no futuro. Deivi defendeu a importância de mantermos a neutralidade da rede e refletiu também sobre o marketing exagerado da computação em nuvem e do acirramento dos modelos de licenças de software para os serviços que hoje são providos na internet.
No decorrer do evento foi definido um encontro para que os governos brasileiro e argentino ajustem os ponteiros para o projeto do Software Público Internacional. A futura parceria deve aproveitar alguns acordos já firmados entre os dois países em torno dos temas interoperabilidade e do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento-CDTC. A reunião deve ocorrer no mês de outubro na cidade de Buenos Aires.
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo