No dia 02 de outubro de 2009, o Brasil esteve presente na segunda edição da Conferência Internacional "Open World Forum", dedicada a aqueles que criam soluções com código aberto e estimulam, das mais variadas formas, o seu desenvolvimento. A Conferência estrutura-se sob a coordenação de dois grupos temáticos. Um grupo orienta a exposição e análise da disseminação do software aberto no setor da indústria e do comércio e o outro tem como intenção divulgar e analisar as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de software com código aberto no mundo.
A participante do Brasil na mesa de abertura do segundo dia da Conferência, Christiana Freitas (professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília - UnB) apresentou a experiência pioneira do software público brasileiro. Em um primeiro momento foram revelados os conceitos básicos e, em seguida, os resultados da pesquisa, por ela coordenada, indicando as implicações sociais, políticas, econômicas e culturais do uso do software público no Brasil. As conclusões estarão disponíveis em novembro no 2020 FLOSS Roadmap, publicação constantemente atualizada e disponível no site da Conferência [openworldforum.org]
Na sessão de encerramento, o Brasil recebeu o prêmio dedicado ao melhor formulador de políticas públicas na área de software livre e aberto. A professora Christiana Freitas, ao comentar sobre o prêmio, considerou que o software público é uma experiência sólida e que se confirma cada vez mais como possibilidade concreta de se estabelecer como uma política pública.
Na análise da pesquisadora, o prêmio é um reconhecimento da experiência do software público que, em dois anos, conseguiu agregar mais de 55 mil pessoas e disponibilizar 30 soluções livres para a sociedade brasileira, gerando oportunidades de negócios para diversas empresas nacionais e internacionais.
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo