Ir para o conteúdo

Tela cheia

Botucatu/SP faz hoje lançamento oficial de projeto de gestão escolar pioneiro no Estado com o software i-Educar

5 de Setembro de 2013, 18:22 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 37 vezes

 

Educação lança programas para controle de vagas e matrículas na Rede Municipal de Ensino


A Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Educação, promove nesta quinta-feira, 5, na sala de Teleconferência, o lançamento dos programas “i-Educar” (Sistema de Gerenciamento Escolar) e “Web Infantil “(Sistema de Gerenciamento Infantil), implantados pelo Setor de Tecnologia da secretaria.

De acordo com a secretária de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira, estes dois sistemas proporcionarão maior transparência quanto a vida escolar dos alunos da rede municipal.

“Através do “Web Infantil”, teremos o controle de vagas e matrículas na educação infantil, a partir do momento em que os pais buscam estas vagas, ao fazer um cadastro de reserva; complementando depois com o “i-Educar”, que permite total controle dos alunos matriculados na rede municipal de educação, podendo acompanhar a sua vida escolar, como transferências, abandonos, faltas e lançamento das notas, que poderão ser visualizados pelos responsáveis desses alunos ao acessar um computador de casa, facilitando ainda mais à gestão escolar no acompanhamento desses estudantes”, explicou.

Sobre os programas:

Desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação, o sistema contempla 2 anos de utilização, porém recebe nessa data uma nova roupagem e customização, a fim viabilizar mais sua praticidade e confiabilidade.

Este sistema possibilita dimensionar a real necessidade de vagas de acordo com unidade escolar, setor escolar, e também setor geográfico da cidade, preenchendo uma grande lacuna anteriormente existente.

Devido à reorganização e reestruturação do sistema, ele suprirá outra necessidade dos gestores escolares: A impressão dos dados de acordo com os formulários pré-definidos pelo Prodesp/GDAE, agilizando as atividades administrativas escolares e amparando confiavelmente os gestores de nossa rede.

Além dos benefícios adquiridos diretamente à área gestora, possibilitou também aos "pais" de alunos solicitar reservas de vagas em unidades educacionais diversas, de acordo com a conveniência e necessidade dos responsáveis pelo aluno.

Além dos grandes benefícios apresentados, o SIGINF permite que não haja inexatidão na quantidade de crianças solicitantes de vagas em nosso município, amparando plausivelmente a Administração Municipal na gestão financeira e desenvolvimento educacional, de acordo com as reais necessidades de investimentos setoriais.

O i-Educar é um Sistema de Gerenciamento Escolar que permite total controle dos alunos matriculados na rede municipal de educação, permitindo desde ações como transferências, remanejamentos, reclassificações, abandonos, ocorrências, lançamento de notas, faltas e ocorrências disciplinares, como também comunicação direta da unidade escolar com os "pais" de alunos, facilitando ainda mais à gestão escolar no acompanhamento do aluno. Inicialmente o sistema i-Educar foi desenvolvido pela cidade de Itajaí-SC, e disponibilizado como software livre em 2007.

Software "LIVRE" significa basicamente não haver "proprietário comercial" deste, permitindo utilização, customizações e correções de acordo com as necessidades e conveniências do usuário, neste caso o município, sendo assim possível o engendramento de relatórios diversos, como também grandes customizações de layout.

O Município de Botucatu destaca-se dentre os municípios do Estado de São Paulo ao utilizar um software de plataforma livre, reafirmando mais uma vez a responsabilidade com o dinheiro público, visto que não se tem custo de aquisição com o sistema, apenas de customizações, correções e suporte.

Um módulo adicional o software permitirá o envio de informações, comunicados e ocorrências dos alunos à seus respectivos responsáveis por email ou mensagem de celular, aproximando ainda mais à comunidade com a escola.

Como complemento, os responsáveis poderão, via WEB, ter acesso direto à vida escolar dos alunos, atividade já existente na rede privada de educação em nosso município, porém inovadora na rede municipal.

Fonte: [[http://educatu.com.br/index.php/38-educacao-lanca-programas-para-controle-de-vagas-e-matriculas-na-rede-municipal-de-ensino|Educatu]]

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.