Ir para o conteúdo

Tela cheia

Estudo sobre software público anunciado na França

4 de Dezembro de 2008, 17:13 , por Desconhecido - 66 comentários | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 13 vezes

Chris 

A pesquisadora da Universidade de Brasilia-UNB, professora Christiana Freitas, anunciou durante o Open World Forum, em Paris, a realização da pesquisa sobre o Software Público Brasileiro. A divulgação dos objetivos e das linhas gerais do estudo ocorreu na tarde de discussões dedicada ao Brasil, no dia 01 de dezembro.

A pesquisa pretende avaliar o modelo do software público e identificar os impactos da experiência na sociedade brasileira, com foco no conjunto de atores envolvidos, desde os usuários da solução até os prestadores de serviço.

Para conhecer um pouco mais sobre os objetivos da pesquisa foi realizada uma entrevista com a professora, durante o evento em Paris. Christiana passa as suas primeiras impressões sobre o conceito do software público e maiores detalhes da pesquisa. Ela informa que no mês de dezembro será disponibilizado um questionário para todos os participantes do Portal do Software Público no intuito de conhecer o perfil dos cadastrados e das comunidades no Portal e aferir o impacto da disponibilização de cada solução na sociedade.


01) Como surgiu a iniciativa de fazer uma pesquisa sobre o conceito do software público?
Christiana Freitas[CF]: O desejo de realizar a pesquisa nasceu da percepção de que o Software Público é uma iniciativa pioneira de democratização das relações sociais e de mercado no Brasil. Nada melhor do que estudar algo inovador, capaz de trazer resultados positivos para a sociedade brasileira.

02) Porque a escolha do título "Economia do Conhecimento Compartilhado: A avaliação do software público no Brasil"?
[CF]: A iniciativa do Software Público no Brasil é uma expressão de um momento histórico único, marcado pela Revolução Tecnológica e Informacional. Vivemos hoje uma nova fase dessa revolução. O capitalismo informacional encontra, atualmente, condições satisfatórias para a condução da economia segundo o modelo de produção social colaborativa para o desenvolvimento. Esse modelo, como é possível verificar no livro Wikinomics, caracteriza a economia do conhecimento compartilhado, que tem como um de seus mais importantes alicerces as novas tecnologias de computação social.
No contexto da economia do conhecimento compartilhado, relações sociais são alteradas nos mais variados domínios, como os da ciência, informação, política e cultura. A inovação tecnológica é motor dessa Revolução. Portanto, projetos pioneiros que atuam nesse campo - como o do Software Público - são particularmente interessantes para as pesquisas voltadas para o desenvolvimento de teorias e para a compreensão das sociedades contemporâneas.

03) Quais são os objetivos da pesquisa ?
[CF]: O objetivo geral desta pesquisa é verificar as implicações e os impactos sociais, políticos e econômicos do uso do Portal do Software Público Brasileiro para o desenvolvimento social e econômico do país. Para isso, serão obtidos dados quantitativos e qualitativos para a avaliação dessa iniciativa.
Dentre os objetivos específicos, podemos citar como principais a identificação dos usuários do Portal, a avaliação da qualidade dos serviços prestados - segundo a opinião dos usuários - e as suas características de gestão. Pretendemos, também, entre outros objetivos, mensurar a economia gerada aos usuários (empresas, governos, prestadores de serviços, etc.) pela utilização do Portal e as possibilidades de contratação de recursos humanos e geração de empregos.

04) Quanto tempo vai durar a pesquisa e quais serão os métodos de trabalho adotados?
[CF]: A pesquisa terá a duração de dois anos, sendo os dois semestres iniciais dedicados à coleta dos dados e os dois últimos períodos voltados para a sua análise e sistematização.
A teoria aplicada tem como referência teóricos que analisam a Revolução Tecnológica e Informacional, como Castells, Benkler e Simon. Os métodos adotados relacionam-se à teoria da Análise de Redes Sociais, de Wasserman & Faust. Essa teoria é particularmente adequada para a compreensão das redes sociais construídas nas sociedades contemporâneas, em que os bens intangíveis - como o software - adquirem papel central nas relações sociais e econômicas.

05) Quais são as suas primeiras impressões sobre o impacto na sociedade ?
[CF]: Algumas tendências já podem ser apontadas. A principal delas é a do Portal do Software Público trazer benefícios significativos para a sociedade brasileira na medida em que agrega, em um mesmo ambiente, ofertantes e demandantes de produtos e serviços. Essa possibilidade pode gerar mais emprego e renda aos atores antes desconectados ou pouco conectados às suas redes de interesse (por isso é fundamental a realização da pesquisa junto ao usuário-cidadão, que de alguma forma se beneficia do portal).
Percebe-se, ademais, que o Portal do Software Público Brasileiro viabiliza uma base pública de produção compartilhada, fundamental para a consolidação da economia do conhecimento hoje vivida.

Ainda que a iniciativa revele a tendência futura de construção do conhecimento em uma lógica colaborativa e compartilhada, alguns fatores dificultam o pleno uso do software público. A pesquisa irá responder às dúvidas que existem relacionadas a tais dificuldades. Por isso, durante o processo de desenvolvimento da pesquisa - principalmente na fase de preenchimento dos questionários - será de fundamental importância a participação de todos. Quanto mais respostas obtivermos dos usuários do Portal, mais elementos teremos para avaliá-lo e melhorá-lo.

Por fim, acredito que o software público permitirá novas configurações de redes sociais, políticas e econômicas favoráveis ao desenvolvimento do Brasil. O impacto será significativo, não só no País, mas em todas as nações que perceberem a importância da iniciativa.

Autor: Coordenação Software Público


66 comentários

Enviar um comentário
  • 871f26eecf22f262fe34d9737f9b3c0a?only path=false&size=50&d=404Claudio Lira(usuário não autenticado)
    15 de Dezembro de 2008, 11:35

    Pesquisa sobre o Software Público Brasileiro.

    Registramos aqui nosso interesse de participar de forma direta ou indiretamente da pesquisa, hoje fazemos parte desse amplo espaço que é o PSPB(portal do software público brasileiro) através da comunidade GSAN ( Sistema para Gestão de Empresas no Segmento de Saneamento). Acreditamos que essa pesquisa irá subsidiar uma matriz de indicadores na definição de ações e divulgação dos objetivos e formato da proposta que é norteada pelo PSPB.
    Comunidade GSAN - claudiolira@gmail.com)

  • A34fabe4922b7a30b19a03617077e06c?only path=false&size=50&d=404Marcel Mitsuto(usuário não autenticado)
    16 de Dezembro de 2008, 21:46

    eu acredito na dissolução do poder pela tecnologia

    Se fosse possível criar maneiras sistematizadas baseadas em tecnologias livres e código-fonte aberto para integrar o sistema de coleta de impostos com um sistema de leilão de serviços - com fornecedores cadastrados fornecer soluções de e para obras públicas, e um sistema de redes sociais móvel - onde a população recebesse créditos de redes de telefonia e de companhias de telecomunicação para interagir com essa rede, e imaginando que todos esses sistemas fossem integrados de forma aberta, com código-fonte disponibilizado e com métodos idôneos de verificação de compilação do código-fonte, existiria uma democracia direta, não-ilusória, não-elitista, e com veracidade para governar uma sociedade, retirando o ser humano - nunca a salvo da corruptibilidade do poder - da administração pública e erradicando a corrupção e o controle do poder pela elite. Assim, visualizo um sistema onde, por formas de recompensa à sociedade que interage com a rede democrática governamental, seja totalmente regido por sistemas de informação, totalmente transparentes, totalmente livres de controle por elites, e totalmente voltada a sociedade democrática. Vejo a libertação do poder dos humanos. Vejo uma forma de governo gerida automática, orgânica e interativamente pela sociedade. Vejo uma sociedade sendo gerida pela própria DEMOCRACIA, numa frequência muito mais condizente com as necessidades de uma sociedade, ou seja, transformar o "ato democrático" atual de frequência bienal, para um ATO DEMOCRÁTICO DIRETO, real, tangível, e justo. Eu vejo a tecnologia libertando o ser humano das garras do próprio ser humano. Eu vejo o futuro consciente da raça humana, salvando a própria raça humana e o planeta, sustentando-se em princípios universais, e não econômicos, regidos por regras que são postas à prova a cada rodada de processamento das necessidades da sociedade, vejo democracia regida pela tecnologia e retro-alimentada pela sociedade de maneira direta e em tempo real. Vejo uma realidade verdadeira, sem interesses corporativos, sem jornadas de trabalho escravizantes, onde o ser humano terá condições de simplesmente ser humano.

  • Bbd39a308290f21a4b4ab2cc53667505?only path=false&size=50&d=404Carlos Abelaira(usuário não autenticado)
    17 de Dezembro de 2008, 11:54

    Do Ser Ideológico para a Ideologia do Ser

    Vejo nesta pesquisa uma poderosa ferramenta para tornar mais sistemático, claro e pratico tudo o que discutimos até hoje em Software Livre dentro do governo federal. É um espaço metodológico para trazermos a tona, libertos dos idealismos e fisiologismos inerentes as paixões humanas, um mapa das dificuldades encontradas no dia a dia das areas de gestão pública referentes a implantação de modelos de colaboração para aquisiçao e desenvolvimento de softwares públicos.
    Aplaudo aqui todas as areas competentes do Ministério do Planejamento e todos os heróis nomeados e anonimos que mesmo em um ambiente hostil permanecem fiéis a visão democrática do compartilhamento do conhecimento e da inteligencia em prol do bem público maior.Que este projeto encontre guarida em todos os corações que acreditam na tecnologia como fator de inclusão e crescimento social.

    Carlos Abelaira

  • 2d36d8d31310bc2789c2d6a7a9788636?only path=false&size=50&d=404Aquiles Maior de Paula Gonçalves(usuário não autenticado)
    16 de Janeiro de 2009, 8:55

    Excelente Iniciativa

    Essa iniciativa do governo de open source é excelente, aqui na empresa implantei o cacic2 e ainda não vi programa melhor para controlar e coletar informações do que o cacic, acredito muito nesses projetos open source e que sempre aparecam e crescam cada vez mais.

    por Aquiles Maior

  • 593b853a55d0ffc9d2c63835f979fb3c?only path=false&size=50&d=404Solon Miranda(usuário não autenticado)
    10 de Fevereiro de 2009, 16:19

    Software público brasileiro

    Achamos que o portal do Software público brasileiro, é uma excelente iniciativa, para os usuários de sistemas on-line, principalmente para os setores públicos. Porém deve haver uma maior divulgação entre às várias empresas de governo da federação e da União.

    Solon João Leite Miranda
    Superintendente de Projetos e Desenvolvimento de Sistemas do Governo do Estado do Maranhão
    Tel:(98) 3218-2220 / 99748432

  • D6beb68e95b34e9df1e9a684f85ff9df?only path=false&size=50&d=404Bruno Lima Camargo(usuário não autenticado)
    12 de Março de 2009, 13:40

    Software público brasileiro

    Um dos maiores problemas encontrados hoje é a relação das informações de domínio público. Existem diversas bases de dados que não estão relacionadas, não existe integração. O desafio maior será integrar bases diferentes em um portal que possibilite e prestação de qualquer serviço público.

    Bruno Camargo - ITIn Gerente Qualidade

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.