Ir para o conteúdo

Tela cheia

Festa de confraternização e premiação marcam encerramento do VI Prêmio Ação Coletiva

18 de Dezembro de 2012, 16:04 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 28 vezes

Festa de confraternização e premiação marcam encerramento do VI Prêmio Ação Coletiva

O VI Prêmio Ação Coletiva chegou ao fim e, para comemorar os resultados, foram realizados alguns eventos na noite dessa segunda-feira (17/12/12), em Brasília.

A primeira parte foi a cerimônia de entrega dos Ultrabooks, fornecidos pela patrocinadora Intel, e placas comemorativas aos representantes dos três vencedores do VI Prêmio Ação Coletiva. Em espaço oferecido pelo patrocinador, numa churrascaria, os representantes foram aplaudidos e tiveram a oportunidade de falar sobre o que esse prêmio significa para eles e para as comunidades. Christian Braz, que trabalha na DATAPREV e venceu pela contribuição ao software público Banco de Talentos, originalmente desenvolvido pela Câmara dos Deputados, disse:

"Encontrar a solução no Portal do SPB e apenas ter que mudar algumas coisas para atender às necessidades da empresa me fez poupar muitos recursos que gastaria desenvolvendo do zero. Eu só quis colaborador devolvendo o que desenvolvi para retribuir aos desenvolvedores originais e fazer com que outros desenvolvedores tenham a mesma chance de encontrar algo pronto e poder então absorver esse conhecimento e usar seu tempo economizado para evoluir a solução."



A foto acima mostra um dos momentos dessa parte de entrega das placas, onde estão Corinto Meffe, Diretor do Departamento de Sistemas de Informação / Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, Christian Cleber Masdeval Braz, Analista da Dataprev e um dos vencedores do VI Prêmio Ação Coletiva, além de João Batista Ferri de Oliveira, Diretor do Departamento de Governo Eletrônico - SLTI.

 


Para fechar a noite, todos os presentes e mais convidados foram comemorar no O'Rilley Irish Pub, onde a banda BR080, liderada pelo vocalista Corinto, cantou clássicos do Pop e Rock nacional. O show teve direito até a uma participação especial do vencedor do prêmio Christian em uma das músicas.

Conheça um pouco dos três colaboradores premiados (em ordem alfabética):

Christian Cleber Masdeval Braz - Comunidade Banco de Talentos

Analista de Tecnologia da Informação da unidade da DATAPREV localizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Christian apresentou, em outubro deste ano, uma solução para a integração do framework Lucene ao Banco de Talentos, tornando possível a recuperação dos currículos por pesquisa textual, o que aumenta significativamente o potencial de utilização da aplicação. Juntamente com o código-fonte, foi disponibilizada a documentação de excelente qualidade, apresentada de forma didática e de fácil utilização, com destaque para as adequações referentes ao código-fonte. As alterações já foram incorporadas ao sistema e estão à disposição da comunidade.

Christian vem sendo um colaborador ativo desde sua adesão à comunidade Banco de Talentos, tanto no fórum de desenvolvimento quanto no fórum de suporte, auxiliando os membros com dificuldades e compartilhando soluções para os problemas encontrados. As principais contribuições por ele apresentadas, ao longo dos últimos 3 anos, foram: (1) integração com LDAP - documentação e código para autenticação dos usuários da aplicação; (2) atributo virtual - documentação e código para integração com bases de dados externas para a recuperação de informações por meio de intervenção mínima no código da aplicação; (3) manual para administradores - documentação para os administradores sobre a configuração do sistema.

Divaldo Almir Antunes - Comunidade e-cidade

Técnico em Informática, autônomo, Divaldo vem colaborando com a comunidade e-cidade há muito tempo devido à experiência que tem ganhado ao auxiliar municípios durante o processo de implantação do e-cidade.

Seu foco de colaboração tem sido participar dos fóruns da comunidade e-cidade, auxiliando os novos membros que procuram implantar a solução em seus municípios, no processo de migração de dados de versões anteriores da solução para a versão mais recente ou resolver questões de implementações, tais como bugs. Criou "live-cds" com a solução já instalada em algumas distribuições Linux, disponibilizando aos outros membros.

Devido a uma participação bem pontual na comunidade, ele recebeu expressiva quantidade de votos dos membros da comunidade na votação aberta ao público.

Thiago Araújo - Comunidade Amadeus

Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco e Diretor Executivo da empresta Groow, Thiago foi premiado pela categoria especial do prêmio, que envolvia desenvolver uma aplicação Android relacionada a um software público brasileiro e disponibilizá-la na comunidade.

A aplicação vencedora foi gerada a partir dos resultados da pesquisa de mestrado realizada per ele, que decidiu então contribuir com a comunidade Amadeus disponibilizando seu trabalho no repositório de código da comunidade.

Foi desenvolvido um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (do inglês Personal Learning Environment), que caracteriza-se por ter foco no aprendiz, auxiliando-o através de ferramentas de autoplanejamento e automonitoramento. Integrada ao Projeto Amadeus, a aplicação está disponível no Google Play com o nome Amadeus Droid.

 

Vale destacar mais alguns nomes que receberam boas quantidades de votos pelo reconhecimento das colaborações feitas em suas respectivas comunidades, apesar de não terem ficado entre os três premiados: Natália P. Moraes (Comunidade SGA Livre); Rodrigo Lins Rodrigues (Comunidade Amadeus) e Luis Eugênio Barbosa (Comunidade Formdin).

Em 2013 tem mais! Colabore!


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.