Ir para o conteúdo

Tela cheia

Framework PHP disponibilizado no Portal do Software Público

1 de Junho de 2012, 12:34 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 130 vezes

O FormDin (nome originário de FORMulário DINâmico) é um framework PHP para desenvolvimento de aplicações web, que foi desenvolvido inicialmente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA. A solução foi disponibilizada como Software Público pela SLTI - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, durante o Ato Comemorativo dos 5 anos do Portal SPB no dia 12 de abril de 2012. Estavam presentes para o lançamento Thiago Martins de Souza, representando o Departamento Setorial de Tecnologia da Informação - DSTI, e o secretário da SLTI, Delfino Natal de Souza.

O framework implementa o padrão arquitetural MVC (Model-View-Controler) e compõe-se por um conjunto de componentes de software, que oferecem uma arquitetura básica para o desenvolvimento de aplicações web baseadas em um menu principal, formulários de entrada de dados e relatórios. O FormDin facilita a criação de sistemas institucionais padronizados e integrados. O software caracteriza-se pelo desenvolvimento de aplicações e relatórios que seguem um padrão anteriormente determinado, interativo, de fácil manutenção e capaz de permitir a reusabilidade.

De acordo com Thiago Martins, o FormDin vai auxiliar os analistas e programadores no processo de reutilização de código e na otimização do desenvolvimento na linguagem PHP. O framework já é adotado em larga escala pelo Ministério do Planejamento e foi utilizado para desenvolver diversos aplicativos internos, complementa Thiago.

Para acessar o framework Formdin basta estar cadastrado no Portal do Software Público e aderir a comunidade no endereço:
antigo.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=44509627

Resumo técnico das bibliotecas e dos componentes que compõem a base do framework FormDin: DHTMLX, XAJAX, GreyBox, LazyLoad, Prototype, jQuery, Pear, PDO e FPDF.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.