Curso Básico InVesalius Henrique Reis, analisa o software Tela do software InVesalius 2.0 Beta
Foi realizado no dia 19 de janeiro, no Centro de Pesquisas Renato Archer - CenPRA, em Campinas (SP), o curso básico do software público de imagens médicas InVesalius. O evento reuniu participantes de diversos estados brasileiros, dentre eles: Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O curso foi transmitido através de video-conferência para o Hospital Universitário Federal do Maranhão (HU-UFMA), atendendo simultaneamente participantes virtuais e presenciais. O primeiro curso sobre o InVesalius 2.0, versão Beta, teve duração de um dia, sendo que pela parte da manhã foram discutidos aspectos teóricos do projeto e no período da tarde foram colocados em prática os conhecimentos adquiridos.O grupo formado por cirurgiões, radiologistas, engenheiros e um profissional da área de veterinária teve a oportunidade de conhecer como realizar reconstruções tridimensionais utilizando o software livre InVesalius. A partir de exames de tomografia computadorizada, os participantes aprenderam a gerar modelos 3D, os quais possibilitam a criação de réplicas físicas através de prototipagem rápida e geração de relatórios para documentação de casos clínicos.
Mais do que atender as necessidades dos usuários, o curso básico sobre o InVesalius abriu novas perspectivas para o software de imagens médicas: "Foi consenso geral que todos nós participantes faremos uma união de esforços em prol do aprimoramento do projeto", informou Prof. Dr. Francisco Galvão Camargo Roland, cirurgião buco-maxilo, que contribui ativamente com o projeto.
O Portal do Software Público foi fundamental para a realização do curso. Utilizado para o seu planejamento, divulgação, inscrição de alunos, elaboração de materiais, trocas de arquivos e avaliação dos participantes, ele possibilitou que o curso atendesse, de forma mais estruturada, os interessados de vários estados em um único evento.
Henrique Marcelo Guérin Reis, médico veterinário, zootecnista e técnico em radiodiagnóstico que tomou conhecimento do software através do Portal do Software Público, resume a importância da continuidade do projeto e de sua disponibilização à Comunidade, ao afirmar que "vendo o que vocês fazem, dá orgulho de ser Brasileiro".
Autor: Coordenação Software Público
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo