Ir para o conteúdo

Tela cheia

Lançado Grupo de Interesses de Tecnologias Livres – 4CTecBr

23 de Novembro de 2010, 17:46 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 17 vezes

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, foi oficialmente lançado o novo grupo de interesses do Portal de Software Público Brasileiro – 4CTecBr. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão firmou parceria com o Banco do Brasil para a disponibilização de um ambiente virtual comum entre o Portal SPB e o Ambiente de Tecnologias Abertas-ATA. Através do 4CTecBr o usuário poderá acessar soluções do Portal SPB, que estão fisicamente instaladas no ambiente ATA e participar de comunidades que vão apoiar o avanço do uso do software livre.

O Ambiente de Tecnologias Abertas - ATA constitui um conjunto de ambientes que visam prospectar, desenvolver, homologar e disponibilizar soluções FLOSS – Free/Libre and Open Source Software (Software Livre e de Código Aberto). Trata-se de uma iniciativa do Banco do Brasil, na qual a instituição cede toda uma infra-estrutura de alta capacidade de processamento, armazenamento e comunicação, e vem para contribuir com as comunidades de desenvolvedores e usuários de software livre, em seus vários segmentos (empresas, universidades, ONGs, entre outros).

Além desse propósito, o ambiente 4CTecBr tem o objetivo de reunir em um único espaço informações sobre tecnologias livres. Possui foco em assuntos relacionados às soluções do Portal SPB, a projetos de softwares e sua infraestrutura, frameworks, linguagens de programação, software básico e conjuntos de bibliotecas. Todos estes desenvolvidos sob premissas e licenças que os caracterizem como software livre.

A comunidade pode fazer uso deste portal para publicar documentos, encaminhar discussões, trocar experiências, relatar casos de sucesso, enfim, se relacionar e compartilhar conhecimento técnico. É desse relacionamento que se espera o crescimento das soluções estudadas, com benefícios para toda a comunidade.

Para quem não participa do Portal SPB, o Portal do 4CTecBr pode ser acessado, mediante cadastramento, pelo endereço http://antigo.softwarepublico.gov.br/4ctecbr/register/user-new-4ctecbr?email=admin%40antigo.softwarepublico.gov.br&return_url=%2f4ctecbr%2fpvt%2fhome

Para os usuários do Portal SPB, basta entrar com o usuário e a senha do Portal SPB que o ambiente 4CTecBr poderá ser acessado de imediato, por meio do endereço http://antigo.softwarepublico.gov.br/4ctecbr/register/

 



0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.