O Ministério do Planejamento em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República promovem no dia 21 de setembro de 2011 - Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência - o evento Acessibilidade Digital - um direito de todos.
No período de novembro de 2010 a janeiro de 2011, a nova proposta do e-MAG passou por Consulta Pública, recebendo importantes contribuições dos usuários, que superaram as expectativas e impactaram na data de entrega do modelo, que teve seu cronograma estendido.
Segundo dados do Censo da Web 2010, realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) em parceria com a SLTI/MPOG, apenas 2% dos portais e sítios do governo federal se encontram acessíveis e aderentes ao e-MAG ou ao padrão definido pelo Consórcio Internacional de Padrões da Web (W3C) – Diretrizes de acessibilidade na web (WCAG 2.0).
O objetivo do evento é lançar o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico 3.0 (e-MAG), o Portal da Pessoa com Deficiência e o boletim Pauta Inclusiva, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da SDH/PR.
A terceira versão do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico, o e-MAG versão 3.0, está atualizada e mais abrangente no que diz respeito a tornar acessível o conteúdo do governo brasileiro na Web.
Institucionalizado no âmbito do sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática – SISP, por meio da Portaria nº 3, de 7 de maio de 2007, o Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico é de observância obrigatória nos sítios e portais do governo brasileiro.
O e-MAG foi formulado para orientar profissionais que publicam informações ou serviços na Internet a desenvolver, alterar e/ou adequar páginas, sítios e portais, tornando-os acessíveis ao maior número de pessoas possível.
A revisão do modelo, com a nova versão, foi desenvolvida por meio da parceria entre o Departamento de Governo Eletrônico, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, e o Projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI (Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais).
Na elaboração do documento-proposta, foram consideradas as contribuições de especialistas e as novas pesquisas na área de acessibilidade à Web, bem como as Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0, da W3C. Sempre com foco nas necessidades locais, visando atender as prioridades brasileiras.
Também marcará o evento o lançamento, pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, de um Portal para as Pessoas com Deficiência, que é uma inovação da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com todo o seu conteúdo acessível e ao alcance de todos e todas: http://pessoacomdeficiencia.gov.br.
Transparência e Cidadania
A versão 3.0 do e-MAG é apresentada em apenas um documento, não havendo separação entre visão técnica e visão do cidadão. Outra decisão foi o abandono dos níveis de prioridade A, AA e AAA, visto que o padrão é voltado as páginas do Governo, não sendo permitido exceções com relação ao cumprimento das recomendações.
Além disso, no e-MAG 3.0 foi incluída a seção chamada “Padronização de acessibilidade nas páginas do governo federal”, com o intuito de padronizar elementos de acessibilidade que devem existir em todos os sítios e portais do governo.
Pesquisa
No dia 21/9, o governo divulgará as iniciativas em e-GOV e TICs voltadas para a implementação da acessibilidade no meio digital e, durante as oficinas, o cidadão poderá conhecer e tirar dúvidas sobre o que existe de mais recente relacionado à legislação e aos instrumentos que proporcionam a acessibilidade.
Participe! Consulte a Programação do Evento e faça a sua inscrição!
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo