Ir para o conteúdo

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Ministério recebe prêmio "Governo Emergente de Conhecimento Livre"

18 de Abril de 2016, 9:26 , por Ione Oliveira - | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 73 vezes

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) recebeu, na última semana, na Espanha, o Prêmio Governo Emergente de Conhecimento Livre. Concedido pela organização não-governamental espanhola Iniciativa Focus, entidade que promove a utilização de soluções livres, a premiação é um reconhecimento do incentivo dado pelo governo brasileiro na utilização de softwares públicos.

Representantes brasileiros foram ao país europeu para debater formas de estreitar as relações ibero-americanas para elevar o crescimento econômico e social por meio da utilização de aplicativos livres.

Para o representante brasileiro no evento, o coordenador-geral de inovações tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Cesar Brod, a premiação é uma mostra de  como o Brasil se tornou referência para outros países do mundo em termos de software público e livre.

“O prêmio é um incentivo para que aprimoremos ainda mais a construção de um ecossistema que permita a geração de negócios, emprego e renda com respeito à liberdade de conhecimento, que é um bem público dos cidadãos", complementou.

Além do Brasil, estiveram presentes no encontro representantes da Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Os presentes participaram de uma série de reuniões e atividades com representantes do governo Andaluz, um estado espanhol, e de empresas desta região do país. A delegação brasileira foi formada também por Deivi Kuhn, da Secretaria de Inovação Tecnológica do Governo do Distrito Federal (GDF) e Fausto Alvim, do PNUD.

A agenda também incluiu uma reunião dos integrantes do projeto Software Público Internacional, coordenada pelo PNUD com apoio do Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). Também ocorreram debates sobre a participação dos países na Conferência Mundial de Código Aberto (Open Source World Conference) dentro do congresso Más Digital.

O Paraguai foi outro país sul-americano premiado durante a série de encontros na Espanha. O país recebeu o prêmio de Aposta pela Inovação e Criação de Riqueza Baseada em Software Livre. De acordo com Brod, o representante do governo paraguaio, Nicolas Caballero, destacou o apoio brasileiro no avanço do software público em seu país ao agradecer pelo prêmio.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=7996&cat=94&sec=7