Entre os dias 02 e 12 de janeiro o coordenador do Portal do Software Público Brasileiro, Corinto Meffe, esteve na cidade de Ottawa no Canadá para participar de uma atividade referente à pesquisa sobre as implicações do Software Público para a sociedade brasileira. A visita terá como resultado mais um artigo acadêmico a ser publicado este ano sobre o tema.
O trabalho desenvolvido no Canadá faz parte da pesquisa coordenada pela professora Christiana Freitas, da Universidade de Brasília-UNB, cujo resultado será publicado em um livro. O título provisório é a "Economia do Conhecimento Compartilhado: A avaliação do software público no Brasil".
Um dos principais objetivos da pesquisa realizada no Canadá é o de sustentar a defesa da tese dos benefícios que o bem público software pode gerar para a sociedade. O software é um bem recente e, segundo analisa Meffe, a fundamentação jurídica para defender a prestação de serviços para a sociedade com base no bem software ainda é insuficiente.
O resultado da pesquisa também vai enriquecer o conteúdo do RoadMap 2020, publicado em Paris no ano passado. A intenção será acrescentar na revisão deste ano, prevista para o RoadMap 2020, a defesa do software como um bem público. O material publicado em português pode ser obtido no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/estudo-sob
Durante a visita ao Canadá também foram estudados métodos estatísticos para aprimorar a primeira pesquisa sobre o impacto do Software Público Brasileiro, que também servirá como base para o livro dedicado à experiência brasileira.
Autor: Coordenação Software Público
1Um comentário
Parabenizações
Queria deixar meus parabéns para a professora Christiana Freitas pelo ótimo projeto!
É de mais pessoas como você que o nosso país precisa. Obrigado, att,
Bruno
www.downgratis.com
Por favor digite as duas palavras abaixo