Trata-se do Sistema Integrado de Gestão de Serviços e Saneamento (GSAN), desenvolvido pelo Ministério das Cidades. O software é livre e foi disponibilizado no Portal do Software Público nesta semana.
Destinada à gestão comercial e financeira das empresas e companhias de saneamento, a solução permite interligar diversas áreas como contabilidade, operacional e atendimento ao usuário. Isso possibilita ao gestor o acesso imediato a informações sobre os usuários do serviço, agilizando o atendimento.
A intenção é melhorar o fluxo principalmente da base de dados cadastrais dos usuários e de ocorrências de rotina como medições, faturamentos, inadimplências, solicitações de serviços entre outros. Também permite fazer o controle de custos, produtividade e eficiência dos recursos empregados, planejamento dos trabalhos e avaliação dos resultados.
O GSAN já está em operação na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com cerca de 1,5 milhão de ligações de água, e na Companhia de Águas e Esgostos do Rio Grande do Norte (Caern). No momento também está em implantação na Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer).
“É a abertura do software que dá vitalidade às soluções”, destacou na ocasião o secretário Rogério Santanna, lembrando que o compartilhamento do conhecimento e a formação de comunidades permite corrigir defeitos, aperfeiçoar o funcionamento e introduzir inovações, o que não ocorre com as soluções cujo código é fechado.
Para o secretário Leodegar Tiscoski, o GSAN é uma ferramenta fundamental para auxiliar as empresas e companhias de saneamento na melhoria da gestão das informações e atendimento aos usuários.
Os participantes do Portal do Software Público podem acessar a solução diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/spb/ver-comunidade?community_id=1593449
Autor: Coordenação Software Público
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo