Ir para o conteúdo

Tela cheia

Secretários disponibilizam à sociedade software na área de saneamento

23 de Novembro de 2007, 13:10 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 15 vezes
O secretário de Logística e Tecnologia e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e o secretário de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski, assinaram ontem, em Brasília, a disponibilização de mais uma solução livre no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).

Trata-se do Sistema Integrado de Gestão de Serviços e Saneamento (GSAN), desenvolvido pelo Ministério das Cidades. O software é livre e foi disponibilizado no Portal do Software Público nesta semana.

Destinada à gestão comercial e financeira das empresas e companhias de saneamento, a solução permite interligar diversas áreas como contabilidade, operacional e atendimento ao usuário. Isso possibilita ao gestor o acesso imediato a informações sobre os usuários do serviço, agilizando o atendimento.

A intenção é melhorar o fluxo principalmente da base de dados cadastrais dos usuários e de ocorrências de rotina como medições, faturamentos, inadimplências, solicitações de serviços entre outros.  Também permite fazer o controle de custos, produtividade e eficiência dos recursos empregados, planejamento dos trabalhos e avaliação dos resultados.

O GSAN já está em operação na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), com cerca de 1,5 milhão de ligações de água, e na Companhia de Águas e Esgostos do Rio Grande do Norte (Caern). No momento também está em implantação na Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer).

“É a abertura do software que dá vitalidade às soluções”, destacou na ocasião o secretário Rogério Santanna, lembrando que o compartilhamento do conhecimento e a formação de comunidades permite corrigir defeitos, aperfeiçoar o funcionamento e introduzir inovações, o que não ocorre com as soluções cujo código é fechado.
Para o secretário Leodegar Tiscoski, o GSAN é uma ferramenta fundamental para auxiliar as empresas e companhias de saneamento na melhoria da gestão das informações e atendimento aos usuários.

Os participantes do Portal do Software Público podem acessar a solução diretamente pelo endereço http://www.softwarepublico.gov.br/spb/ver-comunidade?community_id=1593449

Autor: Coordenação Software Público


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.