Software Público : O desafio da gestão do conhecimento (e seu compartilhamento)
Vários governos latino-americanos vem avançando, nos últimos anos, o desenvolvimento de modelos de Software Público, cuja principal característica é atribuída ao software como um bem público.
Iniciativas de software público geralmente reflete em um portal que permite - com determinadas condições - que órgãos públicos, entidades privadas e indivíduos publiquem produtos e componentes de software prontos para usar, e que outros órgãos, entidades ou pessoas os utilizem . Em geral, se trata de atividades conduzidas por uma entidade que apoia e mantém o site, provê suporte e controle, organiza comunidades e gerencia a colaboração para que o software disponibilizado evolua através do trabalho colaborativo de prestadores, demandantes e desenvolvedores. Um exemplo dessas iniciativas é o Brasil , que desde 2003 tornou-se referência dentro e fora da região.
Em relação ao software , a OEA(Organização dos Estados Americanos) detém - de acordo com o Compromisso de Túnez da CMSI , 2005 - a relevância de manter vários modelos de licenciamento , incluindo os sistemas protegidos e os de código aberto e livre, com prioridade de dispor de serviços confiáveis e eficazes para os cidadãos. Na Declaração de Santo Domingo, aprovada em 06/06/2006 , como parte da 36 ª sessão ordinária da Assembleia Geral dos Estados membros da OEA reiterou na cláusula 15 a necessidade de "fomentar e promover o desenvolvimento colaborativo, plataformas interoperáveis e de software e de código aberto , para refletir as possibilidades de diferentes modelos de software , em especial para a educação , ciência e programas de inclusão digital . " Enquanto isso, a Rede GEALC realizou vários trabalhos de consultoria na matéria, o que resultou no compromisso dos governos da Argentina , Brasil, Colômbia , Costa Rica, El Salvador , México, Paraguai , República Dominicana, Uruguai e Venezuela , de promover juntos um mecanismo de colaboração regional de software público, que certamente irá impulsionar comunidades robustas de compartilhamento, adaptação, testes e desenvolvimento de aplicações de software público .
Nesta edição do boletim , que atualiza o status já exibido no Boletim nº 69 de novembro 2011 "e-Governo e Software Público " procuramos delinear um panorama do progresso na matéria através de várias perspectivas - de governos, empresas e academia- que focalizam o software público como componente de um ambiente adequado para promover a inovação e a melhoria das condições de vida e desenvolvimento econômico com justiça social.
Confira aqui a entrevista completa com Luis Felipe Coimbra Costa, Diretor do Departamento de Sistemas de Informação da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. Entrevista
Fonte: http://graphicmail.com/new/viewnewsletter2.aspx?SiteID=72841&SID=0&NewsletterID=1108043
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo