Ir para o conteúdo

Tela cheia

Software público como um serviço de direito da sociedade

16 de Novembro de 2010, 15:57 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 4 vezes

O cenário do futuro do software público foi amplamente debatido na manhã do segundo dia da Latinoware 2010. Representando o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Corinto Meffe, garantiu a preocupação do governo em oferecer softwares gratuitos como um direito da sociedade.

Para ele, a ideia é a seguinte: “Promover o software per si como um serviço de governo eletrônico, um direito da sociedade e um modelo de produção para a economia e dos bens intangíveis”. Ou seja, o Estado deve criar ferramentas, baseado em leis, decretos e contratos de licenças, oferecendo programas de software público para melhorar a vida das pessoas. “É preciso mudar a forma de se fazer negócios, em vez de sermos um grande apresentador de soluções precisamos nos tornar grandes interpretadores com foco na prestação de serviços para oferecer soluções em TI”, destacou.

Corinto explica, ainda, que o software é uma ferramenta poderosa de geração de emprego e renda, um bem público em larga escala e, o melhor de tudo isso, não é um bem escasso. “A ideia é facilitar o acesso, esse é o princípio do software público. Uma vez que o software livre entra no software público, ele passa a ser um bem da sociedade e ela tem direito de usar pelas características do modelo de gestão desenvolvido. Isso é uma regra para garantir benefícios à sociedade. Uma vez livre, sempre livre”, afirmou.

Ele destacou, também, a importância da definição de políticas públicas para o bem software, aliada com a ideia de que o software é um bem estratégico e importante para o desenvolvimento econômico e para melhorar a sociedade. “A ideia é ofertar essas ferramentas o mais rápido possível. O software é um tipo de bem que se você acelera sua circulação, gera oportunidades de emprego”, completou.

Portal

O Portal Software Público (antigo.softwarepublico.gov.br) foi lançado em abril de 2007 durante o Fórum Internacional de Software Livre. Nesse ambiente são compartilhadas soluções que podem ser úteis aos diferentes órgãos públicos e também à sociedade. O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e melhorar o atendimento à população, além de criar espaços de colaboração com a sociedade.

O Portal do Software Público é uma iniciativa pioneira no mundo e o Paraguai e o Chile foram os primeiros países que adotaram o modelo de software público desenvolvido pelo Governo Brasileiro. O Projeto do Software Público Internacional é coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD e a recente adesão do Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento-CLAD.

Fonte: Portal  VII Conferência Latino Americana de Software Livre
http://latinoware.org/node/246

 



0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.