Ir para o conteúdo

Tela cheia

Software Público do Governo Federal contribui com o software livre

9 de Março de 2007, 11:17 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém seguindo este artigo por enquanto.
Visualizado 35 vezes

A oitava edição do Fórum Internacional Software Livre – fisl8.0, vai receber o II Encontro da Comunidade CACIC. A atividade evidencia a importância e as contribuições da experiência do primeiro software público do Governo Federal para a consolidação do software livre no setor público.

O software público, assim como o software livre, considera a possibilidade de colaboração e compartilhamento entre usuários e desenvolvedores, aprimorando as suas funcionalidades e a sua qualidade a partir da disseminação dos códigos fontes. “O CACIC nos mostra isso. É um software público, resultado de um consórcio entre instituições públicas, também já utilizado por empresas privadas, como é o caso da Marisol, que usou a ferramenta e desenvolveu o código, sugerindo melhorias na solução”, destaca o gerente de Inovações Tecnológicas, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Corinto Meffe. “Em poucos meses se formou uma comunidade, a solução foi instalada em empresas públicas e privadas, serviu como material para formulações de monografias e formou uma rede privada de prestadores de serviço”, acrescenta.

Meffe explica que a experiência do CACIC também está estimulando outras unidades da Federação a desenvolverem novas soluções. “Todo trabalho jurídico, técnico e administrativo feito para liberação de uma solução pública como GPL (licenciamento livre) está sendo replicado para liberação de outras soluções no setor púbico federal, e servindo como exemplo para outras unidades da federação, como a Prefeitura de Itajaí”.

O fisl8.0 será realizado nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Mais informações pelo site http://fisl.softwarelivre.org/8.0.

Autor: Coordenação Software Público


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.